Serviço:
Relações públicas e secretariado de setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Euzebio Carvalho
Afro- educação nas escolas |
Sou Maria Elisa de Magalhães Santos acadêmica do curso Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás – UnU Goiás e bolsista PIBID/CAPS cujo tema é “Educação das Relações Étnico- Raciais: as africanidades brasileiras na sala de aula” coordenado pelo Professor Me. Euzebio F. Carvalho e supervisionado pela Professora Mª Cristina R. Evangelista.
A participação neste projeto no ano de 2014 foi de grande valia para o enriquecimento dos meus conhecimentos na área da cultura afro-brasileira quanto no envolvimento em a sala de aula e também no comprometimento que passamos a ter com nossas atividades, além disto, este projeto tem colaborado um tanto para o meu currículo acadêmico. Durante todo o ano fomos orientados continuamente tanto na parte teórica tanto na prática. Todos os nossos compromissos foram primeiramente construído uma estrutura teórica para que pudéssemos ter na prática um maior embasamento com o conteúdo a ser passado.
Tivemos várias atividades no decorrer do ano, sendo que a metodologia do segundo semestre foi diferente do primeiro semestre. No primeiro semestre, concentramos mais na escola, em que tem vínculo com o nosso projeto que é o Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Albion de Castro Curado. Lá nós pibidianos participava todas as terças-feiras no período matutino das aulas de História, fazíamos uma breve apresentação com o objetivo de relacionar o conteúdo que os alunos estavam estudando com o tema do nosso projeto. Nossa turma foi dividida em duplas, cada grupo ficava em uma sala que era do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além destas participações em sala de aula também organizamos uma oficina cujo tema foi “Cabelo Afro” (realizada dia 10/06). Nesta oficina nosso propósito era trazer para a escola temas que favoreciam a cultura africana e também mostrar a beleza da mulher negra. Primeiramente para que a oficina acontecesse fizemos uma parte introdutória, ou seja, a parte teórica.
Imagem Oficina Cabelo-Afro |
A dupla responsável de cada sala trabalhou com a música “Respeitem meus cabelos, brancos” do cantor Chico César. Na sala de aula passamos a música e trabalhamos várias questões a respeito de cabelo afro com os alunos, pois era preciso que eles entendessem qual era o objetivo que queríamos chegar. Na parte prática também tivemos sucesso, nós bolsistas escolhemos alunas negras que queriam participar e fizemos penteados que lembram a cultura africana, como: tranças, coques, cachos, entre outros.
Mesmo com essas atividades na escola, também tínhamos nosso coletivo de reunião na universidade, que ocorria no período vespertino, este coletivo servia para organizarmos nossas atividades e também para estudos étnico-raciais como, por exemplo, a Lei 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), documentários e textos entre outros.
Diferente do primeiro semestre no segundo incluímos em nossa programação várias viagens para eventos. Através disto, não iriamos todas as terças para o colégio, mas continuamos a visitá-lo e realizaríamos outra oficina por tema “Máscaras Africanas” (realizada no dia 02 de Setembro).
Pibidianos na UFG- Unidade Goiânia |
A nossa segunda viagem foi para Jataí- GO (dias 23, 24 e 25 de setembro), neste evento “IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder”, que ocorreu no UFG- Campus Jataí todos nós bolsistas teriam que apresentar trabalhos, para isto, nos separamos em dupla e cada dupla escolheria um tema que tinha ligação com o tema do nosso projeto e o desenvolveria (as duplas continuariam as mesmas ate o final do semestre e o tema escolhido também permaneceria o mesmo).
Eu e a Jaqueline fizemos dupla, escolhemos o seguinte tema: “Investigando os Impactos da Lei 10.639/2003 no livro didático “História: sociedade e cidadania” e apresentamos na modalidade banner com resumo simples.
Maria Elisa e Jaqueline na apresentação do banner em Jataí |
Além das viagens também tivemos eventos em nossa unidade (Universidade Estadual de Goiás – UnU Goiás). O primeiro foi a “Semana de Integração Acadêmica junto com o II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão” (29 de Setembro a 04 de Outubro), diferente do evento de Jataí neste apresentamos comunicação oral com texto completo, mas com o mesmo tema “Investigando os Impactos da Lei 10.639/2003 no livro didático “História: sociedade e cidadania”. O outro evento foi o “XVIII Encontro de História – Fontes Históricas e a produção do conhecimento” (nos dias 28 a 30 de Outubro) neste apresentamos banner com o mesmo tema “Investigando os Impactos da Lei 10.639/2003 no livro didático “História: sociedade e cidadania” mas resumo simples.
Nossa terceira viagem foi para o “I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG” ocorrido na Cidade de Pirenópolis- GO (dias 14 a 16 de Outubro). Somente neste evento que as duplas se desfizeram e o tema também foi diferente. Fomos separados em grupo, um grupo apresentaria pôster e o outro comunicação oral, na divisão fiquei com a modalidade comunicação juntamente com o Coord. Euzebio, Mauro, Jade e Jéssica. O tema era o do nosso projeto “Educação das Relações Étnico-Raciais: as africanidades brasileiras na sala de aula” com resumo completo.
Turma que foi para a viagem de São Paulo |
Nossa última viagem foi para Natal- RN para o “V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID” (08 a 12 de Dezembro) neste evento eu e Jaqueline nos escrevemos nas duas modalidades tanto na comunicação oral com o tema “Os impactos da Lei 10.639/2003 no livro didático “História: sociedade e cidadania” com texto completo e este trabalho foi publicado nos anais do evento, quanto no e-pôster (pôster apresentado em uma tela de televisor) com o tema “Investigando os Impactos da Lei 10.639/2003 no livro didático “História: sociedade e cidadania” com resumo simples.
Neste semestre, para ajudar nas viagens realizamos duas atividades para arrecadar dinheiro. Foram o preparo de cachorro-quente (nos dias 11 de Novembro e 25 de Novembro) vendido na universidade e também o sorteio de um celular através da rifa (realizada dia 25 de novembro).
Coletivo de estudos no CEPEDON (UEG) |
Portanto, após tudo isto apresentado, podemos perceber que o ano foi de muitos trabalhos, não foi fácil, mas com determinação, organização e a vontade de construir um carreira acadêmica de sucesso conseguimos concluir o ano letivo com grandes conquistas e aprendizado. O PIBID juntamente com o coord. Euzebio nos proporcionou uma nova visão de mundo, mostrando tão importante é ser professor e ainda transmitindo uma linguagem menos eurocentrada, no combate a discriminação ao negro, a cultura africana para as futuras gerações.
Vejo que o ano de 2014 me concedeu um elevado índice de aprendizado e fortalecimento para o meu futuro, o que aprendi, convivi, conheci e admirei nestas viagens e nos coletivos de estudos foi de total reforço para minha carreira como professor.
Obs: somente um dos trabalhos escritos em eventos que foi publicado.
Certificados referente ao evento ocorrido na UEG- Goiás
IMAGENS DOS CERTIFICADOS PERTENCENTES AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID (2014)
Certificados referente ao Projeto Cine- Afro
Certificados referente ao Projeto Erê
Certificados do evento ocorrido em Goiânia
|
Certificados referente ao evento ocorrido em Jataí- GO
Certificados referente ao evento ocorrido na UEG- Goiás
Certificados referente ao evento de Natal- RN