domingo, 11 de setembro de 2016

068ª Reunião de formação (23/08/2016) + FICA 2016

068ª  Reunião de formação (23/08/2016) + Fica 2016



Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Agosto: Ana Cristina Alves e Poliana Alves. 
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.


No dia 23 de agosto, a reunião iniciou se ás 09:50 h com pausa ao 12:00 h, voltando ás 14:00h e finalizando o encontro ás 16:10 h, este ocorreu no NEAAD, com a presença do professor Euzébio Carvalho, as acadêmicas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Jessica Regina Soares, Poliana Alves, Samara Luciana Santana e a ausência da supervisora Maria Cristina Evangelista. 
No período matutino, primeiramente o professor Euzébio Carvalho, fala sobre a necessidade de fazer algumas correções nos relatos publicados no blog, para que, estes possuam um padrão homogêneo. As mudanças indicadas consiste em colocar um título na postagem, os marcadores devem constar a data, a ordem do encontro, e as informações mais relevantes e também a questão das imagens nas postagens, que devem seguir as orientações da ABNT, que resume se em enumeras as imagens, criação de título e uma legenda explicativa. Além disso, o professor disse para publicar informações sobre o relato na página do Facebook, Afro-Educação Goiás, igualmente fazer a publicação de notícias (de credibilidade), referentes a aspectos étnico-raciais.
Posteriormente, foi discutido a questão da produção do vídeo, para a apresentação as alunos que viram visitar a unidade Cora Coralina UEG. No entanto está ideia foi alterada para a criação de um Folder que deve conter o que é o projeto do PIBID, os objetivos. Também, apresentar as oficinas e viagens, as bolsas que a universidade fornece a biblioteca do NEAAD, que está sendo organizada pela bolsista permanência, Daniela. Para recepcionar os alunos, o professor Euzébio, pediu para organizar o NEAAD e fazer um lanche para aqueles; fixar os banner fora do NEAAD. 
Já no período vespertino, deu se continuidade a leitura do primeiro livro da coleção a Cor da Cultura. Fazendo a leitura dos subtítulos A questão racial no mundo contemporâneo e Sobre o modelo brasileiro de relações raciais, entre alguns elementos contidos neste são a questão do aumento do nível de descriminação em virtude da xenofobia; Mito da Democracia racial no Brasil, ou seja, uma ilusão da existência de igualdade racial; O projeto de branqueamento, que compreende o processo de mestiçagem de negros com brancos, para que ocorresse uma diminui-se as características negras desta população entre outras abordagens.
Posteriormente, iniciou a confecção do folder, respectivamente foram dividas as funções para a execução deste Ana Cristina e Poliana ficaram responsáveis pelo o que é o projeto do PIBID e os objetivos; Jessica ficou com a parte sobre as viagem já realizada para São Paulo e as oficinas de dança e religiosidade no colégio Albion; Isabella, sobre a questão de quais são as bolsas fornecidas na Unidade Cora Coralina e esclarecimento destas e a Samara redigiu sobre a viagem que ocorreu para Catalão. 
Portanto, a leitura auxilia em aspectos de aperfeiçoamento da comunicação, da interpretação e da própria leitura, já a interação com blogs e o facebook e a criação do folder ambos ampliam o conhecimento tecnológico, além de visualizar a uma nova perspectiva para a utilização do facebook, para o acesso e a transmissão de informações de relevância social.
Dessa forma, o encontro se caracterizou como uma importante forma de ampliar o nível do vocabulário e de discurso das bolsistas, através da leitura do livro do Projeto Cor da Cultura. E com a formulação do folder, ampliou se o conhecimento sobre o projeto do PIBID. Logo, a reunião pontuou se como positiva.


Ocorreu durante os dias 16 e 21 de agosto de 2016 na Cidade de Goiás o XIII Festival Internacional de Cinema e  Vídeo Ambiental (FICA). A programação contou com a exibição de filmes, documentários, mesas redondas e palestra. As bolsistas participaram de diversas atividades do festival durante os dias de sua realização entre elas a exibição do filme La Supplication no dia 18 no período noturno que trata do acidente nuclear de Chernobyel que vitimou inúmeras pessoas, sendo a maior catástrofe ambiental do século XX. Este, documentário corresponde ao vencedor do Fica. Além, destes as acadêmicas assistiram alguns documentários referentes a preservação da água e a mesa redonda do Fórum Ambiental (Práticas sustentáveis para outra matriz de produção de vida no cerrado) que tinha como palestrante Filipe Pasini, Juã Pereira e Evandro Costa de Medeiros, o assunto abordado referia se a uma nova forma de agricultura sustentável com a pratica da Sintrópia. Esta mesa redonda ocorreu também no dia 18, no período matutino. 
As atividades do Fica contribuíram para as bolsistas como uma forma de conscientização e igualmente para obtenção de informações novas a cerca da preservação do meio ambiente.    

Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina Soares, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.



Galeria de Imagens:


Ilustração 1: Confecção do folder.



Inlustração 2: Imagem do Filme La Supplication

Nenhum comentário:

Postar um comentário