Encontro no Espaço Cultural Vila Esperança (Ojó Odé)
Serviço: Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História. Relações públicas e secretariado de Agosto: Ana Cristina, Isabella de Sá, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.
No dia 04 de agosto de 2016, o grupo de pibidianos, juntamente com o Professor coordenador Euzébio Carvalho, fomos ao Espaço Cultural Vila Esperança para participarmos do evento Ojó Odé, que acontece todas as quintas-feiras. Seu início foi às 14 horas com a abertura de participantes da própria escola. Desejaram boas-vindas, usando o termo AXÉ=FELICIDADE (buscá-la). O Professor Robson Max, juntamente com todas as pessoas presentes, cantam músicas para alegrar-nos, como incentivo para aprendermos o mapa do continente Africano e conhecermos nossa própria identidade cultural, quando a música: "Sou eu sou eu" é cantada.
Depois de todas as cantigas, Robson Max conta o mito sobre a origem do mundo, segundo a cultura Iorubá, onde cada Orixá é um elemento da terra, fogo, água, terra, ar... Refletindo sobre as características humanas e a miscigenação de cultura.
Antes de passarmos para a parte das Oficinas, mais uma canção foi mostrada, com o título, Eu caçador de mim, trazendo a frase: Tudo é possível se a gente quiser. Precisamos de um lugar que nos faça bem, seja em casa, na escola, no ambiente de trabalho e etc.
As oficinas foram as seguintes: Capoeira, Percussão, Barro, Estética Africana e o Jogo Orí. Cada oficineiro falou a respeito de seu trabalho e no final os resultados foram mostrados. Para acompanhamento, finalizamos com um lanche.
Frequência: Ana Cristina; Euzébio Carvalho; Isabella de Sá; Jéssica Regina; Poliana Alves e Samara Santana.
Galeria de Imagens:
Começo do Ojó Odé.
Momento de início para uma conversa sobre mitologia dos Orixás.
Músicas para nos alegrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário