segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jornadas pela Igualdade Étnico-Racial – 2ª edição (28/09/2015)

Filosofia, Educação e Africanidades

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 


Cartaz do evento
Na segunda-feira dia 28 de setembro aconteceu na UEG (Universidade Estadual de Goiás) campus Cidade de Goiás a 2ª edição da Jornadas pela Igualdade Étnico-Racial com a temática “Filosofia, Educação e Africanidades”. Neste evento teve envolvimento de três instituições importantes na Cidade de Goiás, UEG,(Universidade Estadual de Goiás), Espaço Cultural Vila Esperança e IFG (Instituto Federal de Goiás). Também tivemos presenças muito importantes quando pensada a temática em questão, de imediato nosso convidado ilustre veio da UFBA/ABPN – Estado da Bahia o Prof. Dr. Eduardo Oliveira, tivemos a Prof. Me. Janira Sodré professora do IFG – ciência e tecnologia de Goiás, Cidade de Goiânia, a Prof. Me. Ádria Borges professora do IFG – ciência e tecnologia de Goiás, da Cidade de Goiás, o Prof. Me. Paulo Cantanheide (Diretor da UEG – campus Cidade de Goiás), o Antropólogo Robson Max (da Vila Esperança), e o Prof. Me. Euzebio Carvalho professor da UEG – campus Cidade de Goiás. Foi um dia, com imensos aprendizados, ocorrendo atividades durante todo o dia, das 08hs da manhã as 19hs da noite.
Prof. Dr. Eduardo Oliveira
No período matutino, no auditória da UEG, iniciamos nossos trabalhos com a Prof. Ádria Borges fazendo o discurso de abertura, e convidando os Profs. Robson Max, Paulo Cantanheide e Janira Sodré, para explicar o que viria a ser o evento. Logo após iniciou-se a primeira mesa temática, sendo “Educação, Filosofia e Africanidades”, com os Prof. Eduardo Oliveira e o Prof. Paulo Cantanheide, e coordenando a mesa o Prof. Euzebio Carvalho, as 10hs houve a apresentação cultural do Grupo de Samba de Roda da Vila Esperança com direção artística de Gustávio da Silva Pinheiro.


Espaço Cultural Vila Esperança
No período vespertino, as 14h, fomos todos para o Espaço Cultural Vila Esperança, onde nos reunimos para uma roda de conversa com tema: “Culturas Negras e Educação – Diálogos de Encruzilhada: Africêntricos e Educação no Brasil” tendo a mediação dos Professores: Eduardo Oliveira, Janira Sodré Miranda, Robson Max e Ádria Borges, a atividade teve inicio com a apresentação cultural – Grupo de Jongo da Vila Esperança com direção artística de Ronaldo Oliveira.  O pessoal que compõe a Vila Esperança são sempre muito bem receptivos, chegamos lá e estava nos esperando deliciosos lanches com interligação à culinária africana.
Prof. Eduardo Oliveira e Profª. Janira Sodré
A noite, as 19hs no auditóriO da UEG teve nossa conferência de encerramento com a temática “Cosmovisão Africana no Brasil” com a fala do Prof. Eduardo Oliveira e coordenando a mesa a Profª. Janira Sodré.
O dia foi extremamente proveitoso, tenho certeza que todos que participaram do evento levaram consigo, valores, aprendizados muito valiosos para pensar a cultura, a religião, os saberes africanos. Cada palestrante apresentou uma nova visão sobre os costumes do povo africano e afrodescendentes. O Prof. Eduardo Oliveira, expos com muito propriedade sobre o que hoje, e porque os negros sofrem com o racismo. Ele distingui como nossa sociedade é doente humanamente, psicologicamente, o como ela tapa os olhos diante de situações/problemas e não procuram resolver a sociedade e a si mesmo. Todos os professores, que envolveram no evento, apresentou positivamente um dos valores civilizacionais africanos, que é a oralidade muito bem, fazendo com que todos entendesse o recado, e repensasse as atitudes que vivenciam e fazem durante a vida.
Não esquecendo, este dia, teve a presença de mais um novo pibidiano, o Daniel estudante do 2ª ano de história.

Frequência: Maria Elisa, Daniel, Jéssica, Samara, Patrícia, Jaqueline, Elivan, Prof, Euzebio.

Galeria de imagens

Prof. Paulo Cantanheide  e Prof. Eduardo Oliveira

Prof. Eduardo Oliveira e Pibidiano Elivan

Apresentação Roda de Samba da Vila

Músicos da Roda de Samba

Espaço Vila Esperança

Roda de conversa na Vila Esperança

Grupo de Jongo da Vila Esperança

Prof. Eduardo Oliveira e Pibidiana Maria Elisa


Prof. Eduardo Oliveira e Prof, Janira Sodré

Auditório UEG
Espaço Vila Esperança

Prof. Eduardo Oliveira na Vila Esperança

Roda de conversa Vila Esperança


Ronaldo componente da Vila Esperança

Prof. Paulo Cantanheide

Lutia e Prof. Euzebio em Vila Esparança

Prof. Euzebio e Prof. Ádria Borges

Auditório UEG apresentação Samba da Vila


Prof. Ádria Borges na abertura do evento

Auditório UEG

Prof. Eduardo Oliveira no auditório da UEG

Prof. Robson na Vila Esperança

Espaço Vila Esperança




Espaço Vila Esperança



Prof. Euzebio e Prof. Lídia


Foto coletiva ao final do evento





sexta-feira, 25 de setembro de 2015

V Semana da Licenciatura em História do IFG e I Seminário dos PIBID’S em História de Goiás (21-25/09/2015)

Tema: 
História em representações: proposições teóricas e práticas

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 

Parte da frente do IFG- Goiânia
Na quarta-feira dia 23 de setembro de 2015, eu Maria Elisa e Jessica, fomos até Goiânia no IFG (Instituto Federal de Goiás) para V Semana da Licenciatura em História do Instituto Federal de Goiás e I Seminário dos PIBID’S em História de Goiás, onde Jessica representando o PIBID de História da UEG-Cidade de Goiás, apresentou seu trabalho “Relato de experiência: Religiosidades amefricanas dentro do espaço escolar: uma proposta de ação didática”. Eu Maria Elisa, fui como acompanhante, para que também pudesse fazer o relato desse dia.
Chegamos em Goiânia no IFG por volta das de 11:30h da manhã, e os Simpósios Temáticos iriam começar, às 14h da tarde, neste intervalo de tempo, aproveitamos para conhecer o espaço.

Jessica apresentando trabalho
O trabalho da Jessica foi inscrito no Simpósio temático 1 – PIBID: entre desafios, debates e trocas de experiências, coordenado pelo Professor Rainer Gonçalves Sousa. Ela foi a quarta pessoa a se apresentar. O primeiro que apresentou foi o Adriel de Oliveira Dias e Marcos Paulo Batista Pires com o trabalho “Eletiva de História no Ensino de Tempo Integral: métodos de tortura na Ditadura Militar”; a segunda foram as alunas Dayane Ferreira Barbosa de Oliveira e Karine Custódio Ribeiro com o tema “A experiência de uma eletiva de História e atualidades no C.E.P.I. Lyceu de Goiânia com o tema crise híbrida em São Paulo”; terceira apresentação foi de Muryel Domingos de Jesus e Sabrina Alves da Silva com o trabalho “Movimento Negro no Brasil e as cotas raciais nas universidades: um relato de intervenção em disciplina eletiva no CEPI-Lyceu de Goiânia”; a quarta apresentaç foi a Jessica Regina Soares com a proposta “Relato de experiência: Religiosidades amefricanas dentro do espaço escolar: uma proposta de ação didática” e por último foi a Caroline Mendes Cardoso de Oliveira com o trabalho “Plano de aula – desdobramentos sociais e econômicos nos Estados Unidos da América decorrentes da crise de 1929”.


Parte interna do IFG
É muito gratificante para nós pibidianos perceber que nossos estudos, nossos trabalhos, pesquisas, estão se destacando em outros espaços escolas e instituições, podemos perceber que todo nosso esforço e dedicação esta dando resultados. Recebermos um parabéns pelo nosso trabalho, implica dizer que somos capazes, e é através disso que ganhamos força para nunca desistir. A pibidiana Jessica, neste dia, representou muito bem nosso projeto, com grande entusiasmo mostrou o por que estava ali, e o que nosso trabalho representa para a sociedade. Em suas palavras pudemos perceber o quanto estava falando com propriedade sobre assunto, e isto é fruto de seu esforço e dedicação. Parabéns Jessica, e a todos que compõe nosso grupo, e agradecemos o Coord. Prof, Me. Euzebio Carvalho, pois sem suas intervenções não seriamos metade do que somos hoje.  


Galeria de imagens



Apresentação de trabalho, pibidiana Jessica

IFG- Seminário de PIBID'S pibidiana Jessica


Parte interna do IFG

Jessica - IFG




Viagem para UnB, Brasília (25/09/2015)

Jörn Rüsen na UnB

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 




Cartaz de divulgação do evento da UnB
Na sexta-feira dia 25 de setembro, realizamos uma viagem muito importante, quando pensado nos últimos dois anos sobre estudos de didática, teoria e ensino de história. Neste dia conhecemos Brasília, na UnB (Universidade de Brasília), conhecemos autor Jörn Rüsen, que foi o principal objetivo de nossa viagem. A programação deste dia era: às 10h da manhã aconteceria a Cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa e às 16h horas a Conferência magna: “History – The Future of an Idea”.
Fazendo um resumo, chegamos em Brasília por volta das 10:30h e fomos direto para a UnB, pegamos o finalzinho da cerimônia, depois compramos livros do autor e caminhamos para uma sala onde Jörn Rüsen iria autografa-los. Tiramos várias fotos, com professores do local, com o próprio autor e também com o Estevão Martins, que é o principal tradutor das obras de Rüsen.
As 12:30h almoçamos, fomos conhecer Brasília, pontos turísticos visitados foram: a Catedral Metropolitana, o Memorial Tancredo Neves, passamos pela Explanada dos Ministério, entre outros. Todo este nosso trajeto por Brasília durou até as 15:30h, pois às 16h participaríamos da conferência.

Cartaz produzido pelo pibidiano Elivan para divulgar na UEG

A conferência, iniciou as 16h, o autor Jörn Rüsen estruturou sua fala em seis eixos temáticos. O primeiro eixo foi: A função da História na vida humana; o segundo eixo: A ideia moderna de História; o terceiro: O desafio da História hoje; o quarto eixo: Respostas problemáticas; o quinto: Ideia de uma nova filosofia da História e o sexto Outlook em novas categorias e estratégias básicas do pensamento histórico.

Prof. Estevão a esquerda, e Prof. Jörn Rüsen a direita

Jörn Rüsen (1938) é historiador e filósofo, um dos maiores expoentes da teoria e da didática da história e atualidade. É autor de inúmeros livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas. Foi professor nas Universidades de Bochum e Bielefeld e Witten-Herdecke, além de diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares (ZIF) da Universidade de Bielefeld e do Instituto da Altos Estudos em Humanidades (KWI) de Essen. Atuou como professor visitante em universidades na Índia, África do Sul e em Taiwan. Em 2010, foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela universidade de Lund, Suécia.

Tenho a plena certeza que esta viagem, para todos nós, principalmente para os pibidianos, futuros professores, teve uma representação enorme em nossa formação profissional. Positivamente, ter a oportunidade de conhecer um autor tão renomado, uma referência para o ensino e didática da história, soma para nossos estudos um salto de qualitativo de conhecimento. Poder ouvi-lo e presenciar um dos melhores mestres do ensino de qualidade para a história, caracteriza que estamos no caminho certo, e que tem sim representante para nos amparamos enquanto historiadores.

Frequência: Maria Elisa, Elivan, Jaqueline, Samara, Patrícia, Euzebio. A Jessica não pode comparecer, mais foi justificada sua ausência. 


Galeria de imagens

Nós na sala de autógrafo 

Daniel recebendo autógrafo


Maria Elisa recebendo autógrafo

Elivan recebendo autógrafo

Cerimônia

Foto com Jörn Rüsen (ao centro)

Jaqueline recebendo autógrafo



Foto com a professora Auxiliadora Shimidt

Catedral Metropolitana

Memorial Tancredo Neves

Fachada do SEPPIR

Nós em frente ao Memorial Tancredo Neves

Nós na conferência (a frente Prof. Euzebio e Prof. Lídia)

Prof. Jörn Rüsen

Eixos temáticos da fala de Jörn Rüsen

Prof. Estevão a esquerda e Prof. Rüsen a direita