terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Relatório da Comissão do Transporte e da Hospedagem do I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos –Cidade de Goiás.


Serviço:

Autoria do texto: Equipe PIBID, subprojeto História.
Revisão Textual: Maria Cristina Evangelista.
Relações Públicas e Secretariado: Samara Luciana Santana.


Do dia 29 de setembro à 08 de outubro de 2017, foi realizado o I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na cidade de Goiás. Sendo a parte acadêmica do dia 29 de setembro à 01 de outubro. Para a realização deste evento, nós do projeto do PIBID do curso de história intitulado de "Educação para as relações étnico raciais: Africanidades brasileira em sala de aula", da UEG- Câmpus Cora Coralina, que fazíamos parte da organização do evento fomos divididos em comissões, em que cada membro do PIBID, era encarregado de desenvolver uma função antes, durante e após a realização do evento.

A comissão de transporte e hospedagem ficou sob a minha responsabilidade. A hospedagem foi disponibilizada somente durante a parte acadêmica, e direcionada aos palestrantes, em que sua reserva foi efetuada no Mosteiro da Anunciação, na cidade de Goiás. E ara a realização do evento do I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na cidade de Goiás, contamos com a parceria dos Câmpus: UEG de Goiás- Câmpus Cora Coralina e do IFG da cidade de Goiás, em que essa parceria consistiu tanto no transporte quanto nos materiais para a organização do espaço físico.

Foi disponibilizado o transporte do IFG   durante os dois primeiros dias do evento. Do dia 29 e 30 de setembro, com a seguinte rota entre Goiás e Goiânia. A disponibilização deste dois dias, foi com base no que foi ofertado pelo Campus, em que o motorista do IFG estaria disponível para estar atendendo a demanda durante os dois primeiros dias relacionados a parte acadêmica.

A UEG nos disponibilizou o transporte durante todos os dias do evento, que se deu do dia 29 de setembro ao dia 08 de outubro. Dentre os carros que nos foi disponibilizado: um carro pequeno (Gol), um ônibus de 38* lugares, uma van e o ônibus que fica na unidade (baratinha). O Gol foi utilizado nos dias 29 e 30 de setembro e nos dias 01 e 07 de outubro, com o objetivo de transportar os palestrantes para a parte acadêmica que teve duração de três dias: 29 de setembro ao dia 01 de outubro de 2017. Já o ônibus e a van, foram utilizados em dias específicos para a realização da parte cultural do evento, durante todos os dias na Igreja de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Goiás. Dias 29 de setembro ao dia 05 de outubro. O trajeto que estava na programação era: Três Ranchos- GO, Goiânia- GO, Colinas do Sul- GO, Goiandira- GO e Goianira/ Goiânia- GO.

Entretanto, apesar de alguns imprevistos como na comunicação por parte dos grupos, os resultados obtidos foram de caráter positivo e que fizeram a diferença para a realização do evento, e para a satisfação da nossa equipe que compunha a comissão organizadora.


segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Relatório da Comissão Monitoria do I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Cidade de Goiás

Relatório da Comissão Monitoria do I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Cidade de Goiás

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto História

Revisão Textual: Maria Cristina Evangelista.
Relações públicas e secretariado: Isabella de Sá.


A Comissão da Monitoria, aprendeu que a responsabilidade é fundamental para que o monitor faça seu trabalho de forma prestativa. Muitos monitores, trataram o público do evento com carinho, atenção e cuidado.
Essa comissão, ficou com a responsabilidade de providenciar a confecção de camisetas para os monitores.  Outro grupo ligado a religiosidade também confeccionou camisetas, porém as mesmas foram postas a venda para a comunidade.
Para selecionar os monitores, procuramos pessoas que se apresentassem nas reuniões para discussão sobre a finalidade do evento, e como se comportar diante das obrigações de uma monitoria.
Cada monitor se responsabilizou por uma atividade. Exemplos: recolher assinaturas para geração de certificado; água para os palestrantes; pequenas entrevistas com o público para avaliação geral do evento; café (fazer e distribuir); pesquisas para saber quem iria almoçar na UEG; lanche; microfone (para participação do publico presente); venda de livros e etc.
No final do evento, realizamos uma avaliação  para termos a consciência de como esse evento ficou para o público e o que dele aprendemos. Realizamos uma auto avaliação e algumas pessoas responderam um questionário sobre o que o evento deixou para o indivíduo.
Percebemos que cada comissão fez além das funções a ela atribuída. Desempenhando assim, um papel de solidariedade e companheirismo. Através dessa forma de trabalharmos em equipe, proporcionando ao ao evento uma dinâmica muito positiva, focado no ideal de uma boa realização.


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Relatório da Comissão de Comunicação e Cerimonial do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto História
Relações públicas e secretariado: Lorranny Barcelos
Revisão Textual: Maria Cristina Evangelista

O Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que aconteceu entre os dias 29 de setembro à 08 de outubro, contou com os bolsistas do subprojeto PIBID/CAPES como comissão organizadora. Para o melhor desenvolvimento das atividades, nos dividimos nas seguintes comissões: secretaria e financeiro, espaço físico, avaliação e monitoria, transporte e alojamento e comunicação e cerimonial.
        A comissão de comunicação e cerimonial ficou responsável pela divulgação do evento, registro audio-visual de todas as atividades do evento, convite para os cerimonialistas e construção do texto do cerimonial. Na parte da comunicação, construindo uma página do evento, um evento no facebook com a imagem do banner, cartazes para divulgação no whatsapp, publicação sobre o evento no blog do PIBID e antes e durante o evento fazer uma campanha de divulgação por todos os meios de comunicação propostos.
      Foi realizado pela comissão a construção do folder do evento, com a imagem, breve apresentação do evento e programação completa. Em cada atividade colocamos a data e o horário a ser realizado, porém esquecemos de colocar o local de cada atividade, ponto que não deve ser esquecido nas próximas experiências.
      Construímos a página do evento dentro do site do câmpus cora coralina na aba Eventos, constituído de uma apresentação do evento, as orientações e o formulário para a inscrição, os valores de cada modalidade de participante, a programação detalhada, informações sobre hospedagem na cidade e o cartaz do evento. Tivemos dificuldade em ficar editando a página pela demanda de sempre pedir ajuda para os funcionários responsáveis pelo site. Para facilitar esse trabalho nas próximas experiências ressalta a demanda do integrante da comissão de comunicação ter mais independência na edição da página, possibilitando uma edição imediata, sem intermediários.
         Todos os pontos propostos para a campanha da divulgação foram realizados; o evento no facebook, cartazes para divulgação no whatsapp, publicação sobre o evento no blog do PIBID, colagem dos cartazes em pontos da cidade e além desses, o convite a outros câmpus da UEG pelas suas páginas do Facebook. Porém, avaliamos que foi uma divulgação tardia e curta, com a demora da construção da imagem do evento e consequentemente a confecção dos cartazes e folder para a campanha da divulgação. Nas próximas experiências é de extrema importância para a melhor divulgação, o material ficar pronto com mais antecedência. Também avaliamos a importância de fazermos uma carta convite e enviarmos aos vários câmpus da UEG e fortalecer esse vínculo entre câmpus, como com o câmpus de Iporá, que foi feito um movimento que trouxe um ônibus com vários alunos de História para o evento. Os participantes também apontaram a importância de mais presença da comunidade no evento.
Todas as atividades do evento foram fotografadas, com muitas fotos de ótima resolução. As fotos estão em processo de seleção e organização de um acervo desse material que será brevemente postado em albuns destinados a cada atividade na página do facebook do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-diaspóricos.

Em relação ao cerimonial, o texto foi solicitado para o setor de comunicação da reitoria da UEG, para quem enviamos todas as informações do evento e nos respondeu com um texto contendo o cerimonial de cada atividade. Fizemos poucas alterações buscando um texto mais afetuoso e adicionando os avisos. Os cerimonialistas foram convidados, pensando na busca de representatividade de pessoas negras, ponto que contribui para um dos objetivos do evento que é o fortalecimento da identidade do povo negro de Goiás. O texto do cerimonial foi passado para cada cerimonialista e ensaiado antes de cada atividade. Porém, ainda tivemos problemas com dicção em algumas falas e ausência de um cerimonialista, ponto para construirmos estratégias nas próximas experiências.

Relatório referente a Secretaria (financeiro) do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade de Goiás



Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Novembro: Ana Cristina Alves e Poliana Alves.

Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

Relatório referente a Secretaria (financeiro) do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade de Goiás

A organização do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na cidade de Goiás, foi dividida as funções para o melhor desempenho das atividades. Estas constituíam em secretaria e financeiro; espaço físico; avaliação e monitoria; transporte e alojamento e divulgação e cerimonial.
No que se refere se à secretaria do evento. Houve por parte da secretaria a criação de um formulário online com intuito de receber as inscrições do evento. Todas as inscrições foram acompanhadas pela secretaria, a cada confirmação de pagamento, era enviado para o inscrito a confirmação da inscrição. aos  que não realizaram o pagamento foram enviadas mensagens pedindo a efetuação do pagamento para incentivar a confirmação da inscrição. outros pagaram no dia anterior ao início do evento .
Assim, 134 pessoas responderam o formulário, dentre monitores, palestrantes, ouvintes e integrantes da comissão de organização. Logo, a divisão por categoria é a que se segue: 15 comunicadores. Somente dois  dos comunicadores que efetuaram o pagamento não puderam estar presentes. Finalizadas as 13 comunicações, os respectivos certificados foram enviados para os e-mail dos autores. Já referente a organização 9 realizaram a inscrição, 7 palestrantes preencheram o formulário (dos 15 convidados), 24 monitores (14 são do curso de História da UEG Campus Cora Coralina) e participaram do evento 5 cerimonialistas e 5 coordenadores de mesa, apenas dois realizaram inscrição.  Também realizaram a inscrição 92 ouvintes, destes apenas 03 correspondem a estudantes do curso de História do campus (sendo 62 pagantes).  A maioria dos pagantes compareceram ao evento. Os certificados para ouvintes serão enviados via e-mail até abril de 2018.   
O credenciamento apresentou alguns problemas, devido ao atraso dos monitores no início do credenciamento prejudicando o andamento das assinaturas, devido a falta de monitores específicos para cada função foi necessário que os organizadores auxiliassem para que não tivesse mais prejuízo. Para os próximos eventos é necessário atentarmos para o horário de chegada dos monitores, é preciso que os mesmos estejam no local das atividades 30 minutos antes do horário previsto para o inicio do evento, organizando todo o material do credenciamento com  antecedência. É necessário que as funções estejam previamente definidas para que as atividades específicas de cada monitor sejam desempenhada eficiência.
Foi detectado a necessidade de  redução do número de monitores para o próximo evento, otimizando a  atividades para cada um, isso resultará em  uma economia financeira e melhora na comunicação consequentemente isso terá retorno positivo para o evento.
Outro ponto que deve ser solucionado no próximo evento é solicitar aos palestrantes o material que será utilizado com antecedência, para que no momento da palestra não ocorra imprevistos com os materiais necessários.  
Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no credenciamento e ausência de alguns grupos de congadas o evento se caracterizou de forma positiva. Logo, esta avaliação é possível devido às respostas coletadas referentes aos sujeitos que compareceram no evento. A aplicação do formulário de avaliação do evento, possibilita assim uma compreensão da visão dos ouvintes que apresentam tanto os pontos positivos quanto negativos do evento a partir da sua perspectiva. Dessa forma, possibilitando a comissão organizadora obter uma noção dos pontos que necessitam serem revistos para as próximas edições do evento. Uma grande quantidade de respondentes apontaram que a organização do evento foi ótima, pois os organizadores e monitores a todo momento buscavam estar auxiliando tanto os palestrantes como ouvintes, em tudo que eles necessitavam.
 No que diz respeito ao financeiro do evento. Este apresentou a arrecadação de (340,00) reais referentes as inscrições efetuadas durante o evento que totalizaram 17 e 45 inscrições, ou seja, 1.420,00 reais que compreendem a arrecadação obtida com as inscrições realizar online, com o devido preenchimento do formulário desenvolvido para o evento e o envio do comprovante do pagamento (identificado) desta para o e-mail da secretaria: sec.rosario2017@gmail.com antes que o evento fosse iniciado. Destas 134 inscrições realizadas apenas 62 efetuaram o pagamento. No entanto, é necessário realizar uma ressalva, em virtude deste número compreender as inscrições também de modalidades isentas do pagamento da mesma (Comissão organizadora, monitores, palestrante, cerimonialistas e convidados).  Neste sentido, o evento totalizou a arrecadação de 1. 760,00 reais mediante as inscrições no evento. Já no que se trata ao dinheiro gasto com as demandas do evento foram R$ 7.373,53 que dizem respeito aos almoços e lanches fornecidos aos membros da comissão organizadora e monitores; impressões e cópias (listas de credenciamento e frequência e outros necessários ao evento); almoço para três palestrantes; alimentação e hospedagem  dos palestrantes (Mosteiro da Anunciação); lanche para os presentes; transporte de alguns grupos (financiado pelo Ponto de Cultura) e compra de presentes para homenagem a Carlos Rodrigues Brandão ( autor homenageado do evento) e demais demandas apresentadas para a execução do evento. Diante disso, houve uma entrada de recursos muito inferior ao exigido para suprir os gastos com o evento.


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

100ª Reunião de Formação (11/10/2017)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de outubro: Ricardo Augusto Almeida Medeiros.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.


RELATÓRIO DO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2017


No dia 11 de outubro de 2017, foi realizado o encontro do subprojeto PIBID de história, na sala do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (NEAAD). O encontro contou com a presença dos bolsistas: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Poliana Alves, Ricardo Augusto e do bolsista voluntário, Ruan Lucas Marciano. Também contou com a presença do orientador do subprojeto PIBID, o professor mestre Euzébio Fernandes de Carvalho.
O encontro teve a ausência dos bolsistas: Ivan de Brito e Samara Luciana Santana, da bolsista voluntária Caroline Pinheiro e da coordenadora do subprojeto, Maria Cristina Evangelista que justificaram a ausência.
A reunião teve início às 09:00 hrs, com seu término às 12:00. Na parte da tarde, voltamos às 14:30 e saímos às 17:30. Nosso encontro, teve como objetivo relatar e comentar sobre a função que cada coordenador teve no I Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e terminarmos nossas atividades para à apresentação no IV Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) de Pirenópolis. Abaixo, temos alguns relatos que cada coordenador apontou.

Comissão organizadora da monitoria - Acadêmica: Isabella de Sá.
A bolsista, Isabella de Sá ficou responsável pela comissão da monitoria, a qual teve 24 monitores que passaram por uma seleção para se tornarem parte. A monitoria contou também com a ajuda de algumas pessoas que se prontificaram em ajudar (João Dorneles, Lucas da Silva Melo, Pedro Luiz, Igor Felipe Assis e Yasmim Dias do Nascimento).
A coordenadora da monitoria realizou duas reuniões com os monitores, a qual teve como objetivo, orientá-los sobre cada função que iriam receber e depois distribuídas entre eles, pois precisariam saber o que seria feito no dia do evento.
Por supervisão da coordenadora foi realizado um questionário, o qual tinha a finalidade de fazer uma avaliação sobre o evento. Nele, constavam algumas perguntas como: O que acharam do evento?; O que poderia ser melhorado?; Como ficaram sabendo do evento?;  Indicação de temas e outros palestrantes, entre outras perguntas.

Comissão do secretariado -  Acadêmica: Poliana Alves.
A coordenadora apresentou, dados relacionados ao evento, como por exemplo: quantas pessoas se inscreveram? (Tivemos 131 pessoas inscritas). Também relatou que os certificados dos comunicadores foram enviados logo após as comunicações, foi explicado como foi realizada as inscrições (anexo do pagamento junto ao formulário), a forma de pagamento e o credenciamento.

Comissão Financeira - Acadêmica: Ana Cristina Alves.
A coordenadora apresentou o relatório financeiro dos gastos que foram adquiridos com o evento, apresentou dados com os valores arrecadados com as inscrições, os quais teriam o desígnio arcar com as despesas do evento.

Comissão da Hospedagem e do transporte - Acadêmica: Samara Luciana Santana.
A coordenadora apresentou a lista de lugares para a hospedagem e a gestão da logística do transporte que seria ofertado aos comunicadores, ouvintes, grupos de Congos, entre outros. O qual também foi discutido uma lista que foi entregue ao diretor da universidade (Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira), possuindo os seguintes dados: datas e rotas para o transporte dos palestrantes.
Sobre o envio de e-mails que foram destinados aos palestrantes solicitando o endereço deles para que o motorista pudesse realizar o transporte, percebemos que nos facilitou,  comunicar via telefone nos permitiu respostas mais rápidas.

Comissão do Espaço Físico - Acadêmico: Ivan de Brito Januário.
Responsável em organizar o espaço que seria usado pelo evento, ao qual inclui na ornamentação do ambiente e preparação das mesas de comunicação, verificando se tudo está de acordo como foi planejado, ver se o som está OK em outras atividades.

Comissão da Comunicação e Cerimonial - Acadêmica: Lorranny Barcelos.
A coordenadora teve como meta, realizar a divulgação do evento que foi feita através de idas em escolas, universidades, comércios e a comunidade. A coordenadora usou como meio de divulgação a página da Universidade UEG, a do evento, página do PIBID e a página do NEAAD. Nessas páginas eram postadas assuntos, fotos e vídeos que se referiam ao evento.
Na parte do cerimonial, a coordenadora Lorranny Barcelos convidou seis cerimonialistas. Esses, tiveram uma reunião,  que tinha como objetivo discutir e procurar meios que pudessem ajudá-los em como explicar e orientá-los como deveriam fazer o cerimonial.
Depois que cada comissão falou sobre as suas atividades realizadas, o
orientador do subprojeto, o professor mestre Euzébio Fernandes de Carvalho solicitou informações sobre nossas tarefas com o CEPE. Relatamos que somente o slide faltam alguns detalhes. Explicamos que iremos ensaiar antes de nos apresentar e também  participaremos de uma oficina para escrita de revistas.
Sobre o evento do Rosário, ele apresentou algumas sugestões que poderiam ser usadas nos próximos eventos que serão realizados. Todas as sugestões feitas pelo orientador do subprojeto foram acatadas como um meio de aperfeiçoamento nas nossas futuras atividades. Essa reunião nos ajudou no nosso processo de formação, pois a profissão docente, precisará de ética e muito compromisso, principalmente com as pessoas. Com isso, deveremos de alguma forma aperfeiçoar o nosso trabalho a cada dia, sabendo onde fomos bons e onde precisamos melhorar, para que como profissional nós possamos proporcionar aos nossos alunos e pessoas um ensino de qualidade, ou seja, com o melhor modo que possamos passar.

Galeria de imagens:

Ilustração 1: Comissão Organizadora do Evento com os Monitores.

Ilustração 2: Com Carlos Rodrigues Brandão.

Ilustração 3: Uma das cerimonialistas Renilda Lima (à esquerda da foto),
 com a comissão organizadora.


Ilustração 4:  Brandão recebendo lembranças.

Ilustração 5: I ENCONTRO NACIONAL DAS IRMANDADES DE
 NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS.

Frequência: (Ana Cristina Alves, Euzébio Fernandes de Carvalho, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Poliana Alves, Ricardo Augusto e Ruan Lucas Marciano).



099ª Reuniao de Formaçao(20/09/2017)

099ª Reunião de Formação (20/09/2017)
Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de setembro: Ivan de Brito Januário.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

RELATÓRIO DO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2017

 No dia 20 de setembro de 2017, foi realizado o encontro do subprojeto PIBID de história, no período matutino,  parte dos estudantes que fazem parte do subprojeto realizaram a aplicação do questionário de pesquisa  no colégio militar, e o outro grupo participaram juntamente com o professor Euzebio Carvalho, de uma reunião no IFG tratando de assuntos sobre estágio, pois o mesmo é orientador dos bolsistas.
no período vespertino das 14.h as 17.h aconteceu a reunião na sala do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (NEAAD). O encontro contou com a presença dos bolsistas, Ana Cristina Alves, Isabella de Sá Lorranny Barcelos, Ivan de Brito, Poliana Alves, Ricardo Augusto, Samara Luciana e do bolsista voluntario Ruan Lucas, do  Mestre Orientador Euzebio Fernandes de Carvalhos, e as ausências da bolsista, Isabella de Sá e da Supervisora do subprojeto Maria Cristina Evangelista, que foram justificadas.
  
A reunião no período vespertino foi para que todos do subprojeto PIBID, informassem o andamento da organização do evento do Rosário (Encontro Nacional de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos) cada integrante presente expôs como esta a organização do qual ficou responsável, e  também realizamos a organização do material  a ser apresentado durante a visita do coordenador geral do PIBID prof. João Roberto Ferreira. Encerramos as atividades as 17h. Freqüência do dia Ana Cristina Alves, Isabella de Sá Lorranny Barcelos, Ivan de Brito, Poliana Alves, Ricardo Augusto, Ruan Lucas e Samara Luciana e Mestre Orientador Euzebio Fernandes de Carvalhos.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 CARTAZES CONSTRUÍDOS PARA DIVULGAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DAS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS NO WHATSAPP


 







quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro de 2017, concomitantemente à 283º edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pela Igreja de mesmo nome, localizada na Cidade de Goiás será realizado o Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Esse evento será composto de uma parte religiosa (que compreenderá novena, procissão e quermesse), uma parte acadêmica (com mesas redondas, conferência e sessão de comunicação oral) e uma parte cultural (com a apresentação dos grupos de Congo, Tapuio, Ternos dentre outros).
As irmandades do Rosário, historicamente, desde o período colonial no Brasil, estiveram relacionadas à devoção católica e popular das pessoas negras escravizadas ou não, bem como por seus descendentes. Configurou-se, portanto, como uma forma de construção da identidade cultural e também como espaço de resistência dessa população. Atualmente, a devoção à Nossa Senhora do Rosário congrega várias expressões culturais relacionadas à História da população afro-brasileira como, por exemplo: Congada, Dança de Congos, confraria, reinados, ternos de moçambiques, tapuio, marinheiros, caçada da Rainha e um grande conjunto de práticas ancestrais que dialogam com os diferentes legados africanos e que marcam a identidade dessa população no tempo presente.
Assim, esse evento busca informar e valorizar as expressões identitárias do povo negro goiano vilaboense relativas às manifestações religiosas do chamado “catolicismo popular”, por meio do diálogo com a comunidade católica local, os grupos de "cultura negra" da cidade de Goiás e do Estado de Goiás e do Brasil, bem como com os pesquisadores e pesquisadoras acadêmicas dedicados aos estudos desse tema. Acreditamos que a informação e a valorização da história e cultura afro-brasileira é fundamental para o combate ao racismo e para favorecer a construção de subjetividades afro-afirmadas. Esses dois aspectos, ao mesmo tempo que possibilitam a efetivação da democracia de fato, também promovem a auto estima e a construção identitária dos sujeitos que, costumeiramente, são vitimadas pelo racismo.
Para que todos os nossos objetivos sejam concretizados é fundamental o envonlvimento e a participação da comunidade. Convidamos todas as pessoas a realizar conosco um evento de encontros com muita alegria e beleza. Desejamos a todos um ótimo


Para realizar inscrições e mais informações clique aqui

terça-feira, 26 de setembro de 2017

098ª Reunião de Formação (13/09/2017)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de setembro: Ivan de Brito Januário.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

RELATÓRIO DO DIA 13 DE SETEMBRO DE 2017

No dia 13 de setembro de 2017, foi realizado o encontro do subprojeto PIBID na sala do NEAAD. O encontro contou com a presença dos bolsistas e dos bolsistas voluntários, sendo eles, Ana Cristina Alves, Caroline Pinheiro, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Poliana Alves, Ricardo Augusto,Ruan Lucas e Samara Luciana, as ausências da bolsista Lorranny Barcelos, da Supervisora do subprojeto Maria Cristina Evangelista e do Coordenador professor e Mestre Orientador Euzebio Fernandes de Carvalhos, foram justificadas.
Ilustração 2: Integração com às atividades.

A reunião do dia 13 de setembro aconteceu das 08:00 horas às 12:00, e das 14:00 as 17:00. Os bolsistas presentes dividiram-se em grupos para desenvolver as atividades previstas para este dia,  tais como:  atualização do blogue, atividades referente ao evento do Rosário (Encontro Nacional de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos), envio de e-mails para os palestrantes do evento. O objetivo dos mesmos era solicitar que realizassem as inscrições para o evento. outra atividades deste dia é a organização do evento.
  "África:  Outros Encontros"
Este evento tem como objetivo promover uma roda de conversa  e contará com  as presenças de Alice Gonçalves Noronha, Alessandra Rodrigues de Jesus, Raimunda Montelo, Ádria Borges Figueira Cerqueira e Paulo Ségio Cantanheida Ferreira. E será presidida pelo expositor: Elikia M’ Bokolo ( Historiador, Congolês, Membro da escola de estudos avançados em ciências sociais (Paris) / UNESCO). irá acontecer  No dia 14 de setembro de 2017, no Campus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás UEG às 20:00 horas. Dando continuidade a programação do dia iniciamos a organização do ambiente onde será realizado o evento os trabalhos no turno matutino enceraram as 12:00h. 

 Retornamos as 14:00 horas,  continuamos às atividades iniciadas no período matutino, as 17:00 horas encerramos as atividades do dia.
Ilustração 1: Reunião para fechamento de atividades do PIBID.

Frequência: Ana Cristina Alves, Caroline Pinheiro, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Poliana Alves, Ricardo Augusto, Ruan Lucas e Samara Luciana.



segunda-feira, 18 de setembro de 2017

97° Reunião de Formação 05/09/2017

                  Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de setembro: Ivan de Brito Januário.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

RELATÓRIO DO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2017

FEIRA DAS PROFISSÕES UEG 2017

No dia 05 de setembro de 2017, foi realizado o encontro do subprojeto PIBID na sala do NEAAD, onde contou com a presença dos bolsistas, Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana, foi justificada as ausências  da coordenadora do subprojeto Maria Cristina Evangelista e do professor  mestre orientador Euzebio Fernandes de Carvalhos.
A reunião do dia 05 de setembro foi realizada as 08:00 da manhã e  teve  como objetivo participar da feira de profissões, onde os bolsistas do PIBID apresentaram os projetos elaborados nesses quatro anos de PIBID aos  visitantes, como por exemplo as atividades realizadas que foram apresentadas através de vídeos, fez parte das apresentações a biblioteca do NEAD sua organização e objetivo e também foi expostos aos visitantes a importância das viagens de formações para os acadêmicos.
A feira das profissões  apresenta os cursos da UEG aos estudantes do Ensino Médio com o objetivo de despertar nos mesmos o interesse para que sintam  atraídos e queiram fazer parte da UEG.


Frequência: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

096° Reunião de formação (30/08/2017)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de setembro:
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista

RELATÓRIO DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2017
No dia 30 de agosto, ocorreu o encontro do subprojeto PIBID, na sala do NEAAD. Este que contou com a presença dos bolsistas: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. O encontro contou com a presença do coordenador do subprojeto Euzebio Fernandes Carvalho a ausência da supervisora Maria Cristina Evangelista que justificou o não comparecimento.
A reunião teve inicio ás nove da manhã do período matutino onde os bolsistas se reuniram para atualizarem as questões sobre, os questionários referentes ao projeto “A Cor da Cultura”  segundo ponto de pauta foi o evento do Rosário (Encontro Nacional de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos), houve discussão com cada equipe  responsável pela organização do evento para compartilhar como estava os preparativos do evento, foi detectado que os mesmos estavam atrasados, mas não só da parte dos bolsistas, mas sim, também, de seus superiores na organização.
  Retornando ao primeiro ponto de pauta do encontro foi marcado através de ligações para as escolas marcando o dia especifico para visitá e aplicação dos questionários. A reunião finalizou-se com a orientação do coordenador Euzebio Carvalho,  para que cada equipe colocassem em dia questões sobre o evento do Rosário.


Frequência: Ana Cristina, Euzebio Fernandes Carvalho, Isabela de Sá, Ivan de brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves, Samara Luciana.

095ª Reunião de Formação (23/08/2017)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto história.
Relações públicas e secretariado de agosto: Ivan de Brito Januário.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

RELATÓRIO DO DIA 23 DE AGOSTO DE 2017
No dia 23 de agosto, ocorreu o encontro do subprojeto PIBID, na sala do NEAAD. Este contou com a presença dos bolsistas: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Ivan de Brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves, Samara Luciana Santana. O encontro contou com a presença da supervisora Maria Cristina Evangelista e também do coordenador do subprojeto Euzébio Carvalho.
No período matutino realizamos uma confraternização, nesta todos trouxeram um presente. Realizamos assim, o amigo da onça na qual foi feito um sorteio para sabermos qual seria o presente de cada um. O primeiro poderia trocar com todos os outros e assim sucessivamente. Então os presentes foram abertos e obteve uma surpresa inesperada, pois ninguém sabia oque havia dentro dos embrulhos, este encontro ficou retratado na memória de cada participante, e em fotos tiradas durante a confraternização.
Contudo devido ter ocorrido a confraternização no período matutino, os bolsistas foram liberados no período vespertino, para fazerem ligações para agendamentos de visitas nas escolas onde serão aplicados os questionários referentes ao projeto “A Cor da Cultura”

Galeria de imagens:

Ilustração 1: Amigo da onça.

Ilustração 2: Todos os pibidianos juntos com o coordenador e a supervisora, mostrando seus presentes.


Frequência: Ana Cristina Alves,Euzebio Carvalho, Issabella de Sá, Ivan de Brito, Lorranny Barcelos, Poliana Alves, Samara Luciana Santana, Maria Cristina Evangelista.