domingo, 30 de abril de 2017

081ª Reunião de Formação 22-03-2017

Serviço:
Autoria do texto:equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Março: Nilton Junior.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

081ª Reunião de Formação do dia 22 de Março de 2017

No dia 22 de março ocorreu o encontro do subprojeto de História, na sala do NEAAD. Das 08:00h as 12:00h no período matutino debatemos sobre o tema Apropriação Cultural  e das 14:00h as 17:00h no período vespertino assistimos o filme Atlântico Negro - A rota dos Orixás. Realizamos um debate sobre o tema apresentado no mesmo. Contamos com a presença do coordenador Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, às bolsistas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. A supervisora prof. Maria Cristina não compareceu justificando sua ausência.

No período matutino das 08h às 12h o professor Euzébio debateu conosco sobre o tema da última reunião Apropriação Cultural, nos pedindo a análise individual. O professor começou a nos explicar sobre racismo, a diferença que há entre ele, o preconceito e discriminação. A ideia de racismo é uma ideologia construída em séculos, está disponível nas culturas. O preconceito é um valor construído antes da experiência e a discriminação é quando há um ato ao qual discrimina um individuo, pratico meu preconceito, fazendo com que a minha atitude seja vista por outras pessoas. O racismo está em vários locais. Como por exemplo nas escolas, nas empresas, na sociedade e entre outros formas, como o racismo geográfico.


No período vespertino, das 14h às 17h o professor não pode comparecer e nos orientou a ver o filme Atlântico Negro- A rota dos Orixás ao qual assistimos por 53 minutos. Após a o fim do filme nós debatemos sobre alguns fatos que compreendemos sobre o filme.

Frequência: Ana Cristina Alves, Prof. Me. Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.




quarta-feira, 19 de abril de 2017

080ª Reunião de Formação 15-03-2017

Serviço:
Autoria do texto:equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Março: Nilton Junior.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

080ª Reunião de Formação do dia 15 de Março de 2017


No dia 15 de março ocorreu o encontro do subprojeto de História no período matutino. Participamos da manifestação contra a REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Já no período vespertino, reunimos na sala do NEAAD, contando com a presença do coordenador Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, às bolsistas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. Devido ao baixo orçamento e a falta de uma bolsa, o voluntario Ivan de Brito Januário deixou de participar do PIBID. A supervisora Maria Cristina Evangelista se ausentou do encontro devido à paralisação dos trabalhadores contra a reforma da previdência.

No período matutino, das 08h às 12h participamos juntamente com o profº Euzébio Fernandes da manifestação contra a reforma da previdência. Foi organizada pelos professores do IFG Goiás, que contou com a participação de várias pessoas ligadas aos movimentos sociais da Cidade de Goiás. A mesma teve inicio às 08h em frente à praça de eventos, percorrendo boa parte do centro histórico. Durante o percurso foram feitas várias intervenções com o objetivo de esclarecer para a população o que significa esta reforma para a maioria dos brasileiros.
No período vespertino, das 14h às 17h o professor Euzébio não pôde comparecer e nos orientou a trabalhar com o vídeo sobre a Apropriação Cultural da Angolana, Ruth Catala. Após a reprodução do vídeo lemos a carta "De uma branca para outra" da autora Eliane Brum, publicada no site do jornal El País. Essa discussão discorreu após a postagem de uma mulher de pele branca por nome de Thauany, dizendo que uma mulher negra a pediu para que a mesma não colocasse mais turbante sobre a cabeça.
Após a análise sobre apropriação cultural, nós bolsistas expusemos nossas opiniões acerca do tema e abrimos a discussão sobre o ocorrido com a Thauany. Nosso debate girou em torno se ela está ou não se apropriando da cultura dos povos africanos. Foi consenso no grupo que ela deveria ter retirado o turbante e pedido desculpa por causar constrangimento às mulheres negras alí presentes, pois ela estava se apropriando da cultura alheia.


Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Fernandes, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.

Galeria de Fotos:
Manifestação contra a reforma da previdência.(15-03-17) 

Manifestação contra a reforma da previdência.(15-03-17)

Manifestação contra a reforma da previdência.(15-03-17)

Manifestação contra a reforma da previdência.(15-03-17)

079ª Reunião de Formação 08-03-2017

Serviço:
Autoria do texto:equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Março: Nilton Junior
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.


079ª Reunião de Formação do dia 08 de Março de 2017

No dia 08 de março ocorreu o encontro do subprojeto de História, na sala do NEAAD (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos). Contamos com a presença do coordenador Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, às bolsistas: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves, Samara Luciana Santana e o bolsista voluntário Ivan de Brito Januário. Devido à mudança do horário, a supervisora Maria Cristina Evangelista não pôde comparecer.  

No período matutino, das 08h às 12h, o Profº Euzébio nos apresentou o conteúdo que seria trabalhado no encontro, qual seja: pequenas peças  sobre personalidades negras influentes no Brasil, apresentou-nos também o significado da palavra herói. Os documentários apresentados são do projeto A Cor da Cultura que é produzido pela rede Globo em parceria com a TV Cultura e financiado pelo SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), onde citam alguns dos Heróis negros brasileiros. Em homenagem ao dia internacional da mulher o professor nos mostrou apenas as mulheres negras como Beatriz Nascimento, Maria Auxiliadora da Silva, Laudelina de Campos Melo, Vovó Maria Joana, Luiza Mahin, Auta de Souza, Antonieta de Barros, Lélia Gonzalez, Tia Ciata, Elizabeth Cardoso, Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus e Mãe Menininha do Gantois.

No período vespertino, das 14h às 17h, o professor não pôde comparecer e nos passou como atividade o filme Orí, que aborda acontecimentos sobre a vida de Beatriz Nascimento, o qual assistimos durante 90 minutos. Após o termino da atividade  discutimos e expusemos nossas opiniões acerca do tema.

Luiza Mahin
Beatriz Nascimento nasceu no estado de Alagoas e se tornou personalidade de grande influência para a cultura brasileira. Maria Auxiliadora da Silva se alfabetizou aos 37 anos e mesmo assim não desistiu pela busca do conhecimento. Laudelina de Campos Melo fundou a associação dos empregados domésticos em 1936, foi uma grande líder comunitária. Vovó Maria Joana trabalhou como ama seca, tornou-se conhecida também como mãe de santo e benzedeira. Luiza Mahin, quituteira, participou da revolta dos Malês em 1830, conhecida também como a revolta dos Muçulmanos. Foi mãe de Luiz da Gama que foi um grande jornalista. Auta de Souza foi uma grande escritora e  poetisa, reconhecida por Olavo Bilac ainda em vida. Morreu antes de completar 25 anos. A professora Antonieta de Barros fundou o curso que levou o seu nome. Foi primeira deputada estadual negra da história do Brasil. Lélia Gonzalez graduada em Filosofia e História, Dra e professora que fundou o movimento negro no Brasil. Tia Ciata dona da casa onde saiu a primeira musica de samba. Elizabeth Cardoso foi cantora de bossa nova. Chiquinha Gonzaga foi grande compositora apaixonada pela música, compositora da primeira marchinha de carnaval. Carolina Maria de Jesus foi uma importante escritora, catadora de lixo que estudou apenas 2 anos. Mãe Menininha do Gantois escolhida pelos Orixás para ser uma sacerdotisa de uma importante comunidade. Foi muito perseguida pela policia, por sua opção religiosa.

Frequência: Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.