segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

SUBPROJETO PIBID: "Educação das Relações Étnico-Raciais" (UEG, campus Goiás) - Final de um ciclo maravilhoso

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto História
Relações públicas e secretariado: Lorranny Barcelos
Revisão Textual: Maria Cristina Evangelista

O subprojeto de História "As africanidades brasileiras na sala de aula" integra o projeto PIBID/CAPES, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foi realizado no Col. Est. Albion Curado, no distrito de Davidópolis, cidade de Goiás durante quatro anos (Janeiro de 2014 á Janeiro de 2018). Nesse período elaboramos e executamos diferentes situações de aprendizagem pautadas pelo enfrentamento qualificado das desigualdades de tratamento e oportunidades originadas a partir das diferenças étnico-raciais.
Nesses quatro anos realizamos viagens de formação em História e cultura afro-brasileira como quando fomos para São Paulo em 2014 para conhecer pontos históricos importantes para a formação da população afro-brasileira e as vezes que fomos para Catalão- GO e participamos da Congada; elaboramos e executamos oficinas no colégio campo como a oficina de cabelo afro, de máscaras africanas e de religiosidades africanas; participamos e realizamos eventos como o último realizado, o Encontro das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; além das reuniões semanais para leituras e discussões de materiais que trabalham com a Educação das Relações Étnico Raciais e produção de artigos e relatos de experiências do que aprendemos e vivemos no projeto.
Cada atividade realizada pelo projeto garantiram um crescimento notório em cada bolsista, pois proporcionou qualificação das habilidades de expressão oral e escrita; formação de uma posição consciente para o combate a qualquer situação de racismo vivenciada. O projeto também teve influências direta na escola campo, como o enfrentamento de situações de racismo no interior da escola e na elevação da auto-estima dos estudantes negros. Agora, mesmo sem o projeto a comunidade da escola mantém o debate sobre uma educação antirracista, pois despertou a sensibilidade para a mesma.
Nós bolsistas só temos que agradecer a oportunidade de participarmos desse projeto e reconhecendo que ele foi um diferencial na nossa formação para professores, defendemos a necessidade dele permanecer para que outros licenciandos tenham a mesma oportunidade de crescimento, o que refletirá nas salas de aula e no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Sentiremos muitas saudades de cada parceiro e vivência! 

Um pouco do que foi esses quatro anos:

Coordenador do projeto - O melhor! Prof. mestre Euzébio

Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos
Congada - Catalão 2016
Confraternização 2015
Confraternização 2017
Conhecendo a UEG - 2016
Oficina de religiosidades africanas - 2016
Palestra Dra Lorena Souza - 2015
Viagem São Paulo - 2014
Visita á Vila Esperança

Brechó para arrecadação de dinheiro para ir para a Congada -Catalão 2016
CEPE 2016