terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RECEPÇÃO DOS CALOUROS DE HISTÓRIA 2015 (10/02/15) e 27ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História 
Relações públicas e secretariado de Fevereiro: Jaqueline Pereira de Morais
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


Aos dez dias do mês de Fevereiro de 2015 retomamos as atividades do PIBID, Com uma reunião de planejamento iniciando-se as 09: 00 no CEPEDOM. A pauta dessa reunião foi organizar a recepção dos calouros de História, que ocorreu no auditório da unidade. Sendo assim o dia foi ocupado para então preparar a apresentação. Para melhor desenvolvimento do trabalho o grupo dividiu-se em duplas para preparar  as apresentação. Escolhemos trabalhar com a música “Respeitem meus cabelos, brancos” do cantor e compositor Chico César. Esta foi trabalhada na forma de dinâmica com os alunos. Também foi feito pelo pibidiano Elivan um vídeo com as atividades: Projeto ERÊ, Cine-Afro-educação, eventos e atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado no ano de 2014: .https://www.youtube.com/watch?v=ElAmdn_y3wU .



No turno da noite, aconteceu a apresentação do subprojeto na Semana de Recepção dos Calouros de História que seguiu o seguinte programa:
  • As pibidianas Késia e Letícia apresentaram o subprojeto de História;
  • a pibidiana Wariane apresentou a escola-campo local em que desenvolvemos o projeto e abordar também sobre as oficinas que lá foram desenvovidas: a saber, a Oficina de Cabelo Afro e a oficina de Máscaras Africanas;
  • as produções acadêmicas do grupo foram apresentadas pelos pibidianos Mauro e Jéssica que falaram do trabalho submetido e aprovado para publicação nos Anais do ENALIC/2014 (V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário do PIBID);
  • Em seguida as pibidianas Maria Elisa e Jaqueline fizeram uma exposição do seu trabalho intitulado Os impactos da Lei 10.639/2003 no Livro Didático “História: Sociedade e Cidadania” livro utilizado na escola campo, também apresentado no ENALIC/2014. 
  • Após as apresentações dos pibidianos, o coordenador e professor Euzebio trabalhou com a plateia a letra da música Respeitem meus cabelos, brancos com os acadêmicos. 
No encerramento foi repassado aos acadêmicos as fichas de inscrição para a seleção de novos bolsistas para o PIBID, a ser realizada na próxima semana. O professor reforçou o convite. Embora houve alguns contratempos, ( falta breve de energia), as atividades planejadas foram desenvolvidas e o objetivo proposto alcançado.

Galeria de imagens
Pibidianos: Elivan, Wariane e Mauro.

Alunos do primeiro semestre do curso de História.



Pibidianas: Maria Elisa, Jaqueline,  Késia e Letícia.




















Entre os calouros  á esquerda o ex-pibidiano Fábio Patrício.












Coordenador e professor Euzebio Carvalho.



Frequência:

Elivan, Jaqueline, Jessica, Jade, Maria Elisa, Mauro, Kesia, Letícia, Wariane e professor coordenador Euzebio. E a supervisora do projeto professora Maria Cristina em parte no período vespertino.






Wariane de F. Machado: Esse dia foi importante para apresentarmos o nosso trabalho aos novos alunos do curso de História da UEG - Câmpus Goiás. Percebemos um grande interesse por parte deles em relação as atividades desenvolvidas pelo PIBID. E o resultado podemos ver hoje, dois alunos do primeiro ano do curso que fazem parte do nosso subprojeto.

Jessica Regina Soares: A ideia da recepção dos Calouros do Curso de História- UEG foi muito boa. Ao apresentarmos o nosso trabalho a eles, foi possível que alguns ou a grande maioria deles que aos que não se interessaram por participar do projeto, pelo menos percebessem o quanto é importante desenvolver pesquisas que pautem assuntos relevantes para eles e para a sociedade. Isso faz com que o Curso seja encarado de uma maneira mais seria, e traga maior responsabilidade ao enfrentar os desafios e ao realizar o que lhes é proposto ou o que desejam fazer.

Maria Elisa Santos: Foi tão interessante a ideia de recepcionarmos os novos calouros, pois a partir das nossas falas podíamos perceber o quanto eles ficaram interessados, no curso e também em nosso subprojeto, contando ainda a influência que esta nossa apresentação teve para o dia da seleção de novos pibidianos. Vimos isto, pois em relação ao ano passado, tivemos este ano um número significativo de alunos querendo participar do subprojeto.
Então, o que devemos fazer é adentramos mais na faculdade mostrando possibilidades de crescimento para aqueles que estão entrando agora na faculdade. O estímulo é uma arma significante para encorajamos novos estudos.

Elivan Andrade: Participar pela primeira vez, ativamente, da calourada do câmpus, foi sem dúvida muito positivo. Foi positivo porque esse momento, bem como tantos outros desenvolvidos dentro do PIBID, faz parte do nosso processo de formação, e nos prepara cada vez mais para futuros profissionais. Foi positivo porque pudemos ter mais um espaço para apresentar as atividades desenvolvidas dentro do PIBID, mas também foi muito positivo por estarmos (nós, alunos) recepcionando os novos alunos do curso de História, o que, acredito eu, é sem dúvida muito importante para um calouro universitário, uma vez que estando na situação de calouro, a primeira vez na universidade como aluno, se está na condição de "perdido", é um ambiente totalmente novo para a maioria e existem muitas dúvidas. A nossa apresentação foi positiva, bem organizada, e menos formal. Nesse momento o Prof. Euzebio anunciou também que estava aberto o edital para provimento de vaga no PIBID de História e alguns alunos (calouros) já manifestaram interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário