terça-feira, 23 de agosto de 2016

067ª Reunião de Formação (16/08/2016)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Agosto: Ana Cristina e Poliana Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.



067ª Reunião de Formação (16/08/2016)
No dia 16 de agosto realizou se outro encontro do projeto do PIBID, ocorrendo na sala do NEAD, iniciando ás 10:00 hs com uma pausa ás 11:45 hs retornando as atividades ás 14:00 hs e as concluindo ás 16:30 hs. Contando, com a presença do professor Euzébio Carvalho, e das acadêmicas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Poliana Alves e Samara Luciana, e com a ausência justificada da supervisora Maria Cristina, em virtude de motivos pessoais.
Durante o período matutino, os trabalhos se iniciaram com as músicas do CD de Carlinhos Brown, “Aguarirê, Saloromi e Saudação a Oxóssi”, em seguida Jessica Regina executou a leitura do conto: “Odé mata o irmão que trai seus segredos”, este trata de Odé que não da importância aos conselhos de obátala (o adivinho), vai para a floresta caçar encontra três cervos que se transformam em três lindas mulheres, roubando suas peles. Em troca da devolução pede que estas se casem com ele, estas aceitam com uma condição, que nunca quebra se seus tabus e conta se que eram animais, porém sua cunhada invejosa pede que seu marido dê bebida ao irmão (seu tabu) e descobrisse tais segredos, usando se destes, para que as três fossem embora com seus filhos para a floresta, furioso com a situação Odé mata o irmão.
Posteriormente, foi aplicada uma das metodologias utilizadas para trabalhar textos em sala de aula, que consiste em identificar os personagens, palavras desconhecidas e interpretar o conto. No momento de interpretar o conto o professor Eusébio, esclarece a distinção entre descrever e interpretar, a primeira compreende expor fatos, informações, dados, elementos e acontecimentos entre outros, já o segundo refere se o significado.
A tarde, a reunião teve seu princípio com a música de Rita Ribeiro “Cavaleiro de Aruanda” que refere se aos orixás e a cidade espiritual de Aruanda. Após foi realizado a correção dos banner de Samara, Isabella e Jessica para apresentação no III CEPE de Pirenópolis, estas são, referentes a ampliação da imagem sem que haja prejuízo estéticos, se as referências bibliográficas estão coerentes com as instruções da ABNT e se a escrita está clara para leitor.
Logo, as músicas permitiram adquirir conhecimento de elementos da cultura afro-brasileira e o conto também propiciou, refletir sobre aspectos desta cultura, tais como o tabu, assim realizando uma relação com a presença deste na cultura ocidental. Já, o esclarecimento sobre a execução do banner, possibilitou as autoras do banner obter mais experiência e as demais bolsistas um conhecimento prévio para a produção de um banner.
Assim, a reunião contribuiu para desenvolver o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e africana. Além, de ter aprimorado a capacidade das acadêmicas para que posam exercer suas funções de professoras futuramente.  

Galeria de Imagens:

Ilustração 1: IIICEPE em Pirenópolis.

Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina, Poliana Alves e Samara Luciana.

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