segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Viagem de Formação 2015 Congadas de Catalão (09-12/10/2015)



Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Outubro: Jessica Regina
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 


Cartaz de Divulgação da Viagem
Entre os dias 09 e 12 de Outubro de 2015, ocorreu a Viagem de Formação em História e Cultura Amefricana. O intuito da Viagem era acompanhar a festa de Nossa Senhora do Rosário, composta por uma infinidade de celebrações, dentre elas os desfiles dos ternos de Congo e Moçambique.
Essas celebrações são tradições e costumes da época da escravização dos negros no Brasil. E são a referência em relação a luta de liberdade que estes travaram diante da proibição das celebrações de festas religiosas, ou outras.
Durante o período da festa, tanto os ternos de Moçambique como Congo e reinado fazem o desfile. Os ternos de Congo desfilaram com as bandeiras dos seus respectivos santos, teve também as celebrações de missas, procissões e outros.
Os ternos muitas vezes podem lembrar tanto pelo nome quanto pelas roupas, índios, boiadeiros e marinheiros, ou outros. Algo que mesmo com a tradição sofreu mudanças e adaptações com o passar do tempo, mas as roupas ainda assim são de grande destaque e proporcionam separar os ternos.
Outra característica importante são os cantos, estes às vezes são musicas populares ou religiosas cantas pelos ternos e repetidas pelo público. As músicas podem fazer referência a momentos específicos do desfile, e estas também muitas vezes fazem ligação a traços afro de forma metafórica.
Durante a viagem acompanhamos os desfiles por dois dias. No primeiro foram acompanhamos alguns ternos, e em seguida o encontro dos ternos e o desfile dos mesmos ate a capela de Nossa Senhora do Rosário.
No segundo dia, pela manha assistiu-se o desfile novamente dos ternos até a capela de Nossa Senhora do Rosário, onde além dos ternos de Congo e Moçambique havia também o reinado, onde aconteceu a coroação.
Os desfiles acontecem também à tarde indo ate a noite. O que se percebeu ao acompanhar os ternos e que estes tem todo o um percurso a ser cumprido, que eles têm passos diferentes de acordo com o local que estão, assim como musicas também.
Existe uma quantidade grande de pessoas que acompanham os ternos pra cumprirem promessas, e outras porque faz parte de tradição familiar.
Enfim, a festa que ocorre em Catalão é um exemplo onde se pode viver a Cultura Amefricana diante das tradições que permaneceram e que ganharam espaço dentro da sociedade brasileira, e que, além disso, estabeleceram um significado riquíssimo e conquistou vários seguidores.

Galeria de Fotos 

Terno de Congo
 
Terno de Congo

Terno de Congo

Terno de Congo

Terno de Congo

Terno de Moçambique carregando os santos



Terno de Moçambique

 
Reinado

Alunos e professores da Universidade realizando entrevista












Nenhum comentário:

Postar um comentário