quarta-feira, 27 de abril de 2016

055ª Reunião de Formação (15/03/2016)



55ª Reunião de Formação (15/03/2016)



Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Março: Isabella de Sá e Samara Santana.
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista.


No dia 15 de março de 2016, o encontro semanal do projeto PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência Educação para Relação Étnico Raciais: As Africanidades Brasileira em sala de aula), teve seu inicio ás 15 horas e contou com a presença dos pibidianos: Jéssica Regina, Isabella de Sá, Elivan Andrade e Samara Luciana, juntamente com o orientador do projeto Euzébio Carvalho e com a supervisora Maria Cristina. Durante o desenvolvimento dos trabalhos, foram debatidos temas de grande importância para a formação de iniciação a docência como a metodologia usada para a produção de um texto. E após a leitura do conto mitologia dos orixás, foram acertados os preparativos para o curso Filosofia Africana que terá seu inicio no dia 28 de março de 2016.
Iniciamos à reunião com a leitura do conto do livro Conto dos Orixás, sendo ele: "Ogum cria a terra", em que relata a criação da terra, a partir da cultura Iorubá (Africana), que segundo o conto nos apresenta Ogum após ter derramado uma terra preta que continha em um saco, acaba dando origem a criação do planeta, e tudo que conhecemos hoje, com seus campos, florestas e o mar, sua vasta beleza acabou que por chamar a atenção dos seus irmãos orixás, que o propõe a divisão da terra entre eles. Porém, Ogum a conselho de Nanã que é o orixá da água recusa a proposta de seus irmãos e acaba que lutando pela terra. A mensagem que o conto nos transmite ao longo da leitura e do debate realizado em seguida, é que o conto descreve a importância desempenhada pelo guerreiro Ogum e a falta de credibilidade de seus irmãos por querer, que ele compartilhasse com ele a beleza daquele lugar (terra) que teve origem a partir de Ogum.
Em seguida foi apresentado pelo orientador Euzébio Carvalho, a metodologia utilizada para se compreender um conto, em primeiro lugar deve-se identificar os personagens que compõem a narrativa, e em segundo as palavras desconhecidas e em terceiro a interpretação do conto/enredo, que pode de fato auxiliar para que se possa compreender a mensagem que ele nos transmite. Após essa ênfase, iniciamos os preparativos para a realização do projeto do curso Filosofia Africana que terá seu inicio no dia 28 de março e término em 01 de abril de 2016. Tivemos como pauta  certificação dos participantes do evento, sejam eles ouvintes, organizadores e palestrantes. Abordamos temas como: alimentação, hospedagem, roteiro cultural e as inscrições. As atividades ficaram divididas das seguintes formas: cada um dos membros do PIBID, ficou responsável por uma atividade, sendo a pibidiana Samara Luciana responsável pela hospedagem, as inscrições por Jessica Regina e Isabella de Sá sob a orientação do professor mestre Euzébio Carvalho, Falamos sobre  o roteiro cultural como uma atividade a ser desenvolvida por todos, pois os participantes do projeto serão os responsáveis pela tarefa de guiar os participantes do evento a uma visita aos principais locais de turismo da cidade de Goiás como o Museu das Bandeiras (MUBAN)  e a igreja do Rosário. Encerramos a nosso encontro as 18:00hrs. 
O relato apresentado possui como finalidade descrever e apresentar um pouco mais sobre o projeto PIBID, e de promover um conhecimento maior a cerca do nosso trabalho desenvolvido com o objetivo de levar um maior conhecimento sobre a cultura africana e a sua contribuição para se construir uma sociedade rica de Diversidade Cultural.


Frequência: Elivan Andrade, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina, Maria Cristina Evangelista e Samara Santana.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário