domingo, 29 de maio de 2016

060ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (03/05/2016)


60ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (03/05/2016)


Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariados de Maio: Ana Cristina, Isabella de Sá, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.



No dia 03 de maio de 2016, iniciamos o nosso encontro às 15 horas, com a presença dos acadêmicos: Isabella de Sá, Jéssica Regina, Elivan Andrade, Samara Luciana, juntamente com as novas integrantes do Projeto: Ana Cristina e Poliana Alve, sob a orientação do Professor Mestre Euzébio Carvalho e Maria Cristina, supervisora do Projeto. Tratamos dos preparativos para darmos início ao Planejamento da Atividade no Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, que acontecerá nos dias 14 e 21 de Junho. Concluímos a leitura do conto finalizando com a metodologia usada para se interpretar um mito. Por fim, fizemos a produção de uma tabela de avaliação do curso "Filosofia Africana".
Iniciamos a leitura do conto com a bolsista Poliana Alves, intitulado de: "Odé desrespeita a proibição ritual e morre". O conto narra a história de um personagem principal, Odé, que é um caçador que por desrespeitar os Tabus de sua cultura não consulta o oráculo e vai caçar, contrariando assim sua esposa. Durante a caça, Odé ouve sons vindos da mata e acaba ignorando. Ele consegue a sua caça quando chega em casa, pois prepara uma refeição, desfrutando dela. Acaba falecendo e sua esposa ao chegar em casa o encontra caído no chão. Em prantos recorre a Orumilá, com oferendas que o trás de volta a vida, se tornando o protetor dos caçadores.
A mensagem do texto, em relação ao ocorrido, é que muita das vezes julgamos as pessoas pelo que ela apresenta ser e não pelo que ela é capaz de fazer. Após a leitura do conto, demos início a metodologia para interpretarmos o mito, que se dá através da caracterização dos personagens, palavras desconhecidas e o enredo da narrativa. Essas são as principais características para interpretá-lo.
Ao término do trabalho quanto a metodologia, iniciamos o debate a cerca das atividades para o Planejamento de uma Oficina no escola Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, situada no Distrito de Davidopólis, cidade de Goiás, bairro Bacalhau - nos dias 14 e 21 de junho, sendo que cada acadêmico ficou responsável por um tema da obra de Larissa Michelle Lara: " As danças do candomblé - Corpo, rito e educação". Assim, as divisões foram feitas: Introdução - Elivan Andrade (Páginas 17 à 22); Dança sagrada - 23 à 33, Jéssica Regina; Sacralização ao profano - Páginas 33 à 41 - Isabella de Sá; Dança, rito e mito - páginas 41 à 46 - Samara Luciana; Religiosidade - páginas 47 à 53 - Ana Cristina e sobre o negro, Poliana Alves. Lembrando que iremos apresentar nos dias 14/21 de junho, no período matutino durante o 4º e 5º horários.
Dando continuidade aos trabalhos foram feitas a divisão do restante da obra que foi assim definido: Orixás - páginas 62 à 71 Elivan; Dança - páginas 71 à 80 Jéssica Regina; Identificando - páginas 81 à 86 Ana Cristina; Um terreiro - páginas 86 à 99 Poliana Alves; Festa - páginas 99 à 110; Isabella - 110 à 124.
Finalizamos a reunião com a conclusão da avaliação do curso da Semana de Filosofia Africana, por meio de tabelas, ás dezoito horas.


Galeria de Imagens:

 Contando o mito, como se fosse em sala de aula.

Cada um fazendo sua parte quanto a interpretação do mito.

Interpretando o conto.

A acadêmica Poliana lendo o conto.


Frequência: Ana Cristina; Elivan Andrade; Euzébio Carvalho; Isabella de Sá; Jéssica Regina; Maria Cristina; Poliana Alves e Samara Santana.








Nenhum comentário:

Postar um comentário