quarta-feira, 19 de abril de 2017

079ª Reunião de Formação 08-03-2017

Serviço:
Autoria do texto:equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Março: Nilton Junior
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.


079ª Reunião de Formação do dia 08 de Março de 2017

No dia 08 de março ocorreu o encontro do subprojeto de História, na sala do NEAAD (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos). Contamos com a presença do coordenador Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, às bolsistas: Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves, Samara Luciana Santana e o bolsista voluntário Ivan de Brito Januário. Devido à mudança do horário, a supervisora Maria Cristina Evangelista não pôde comparecer.  

No período matutino, das 08h às 12h, o Profº Euzébio nos apresentou o conteúdo que seria trabalhado no encontro, qual seja: pequenas peças  sobre personalidades negras influentes no Brasil, apresentou-nos também o significado da palavra herói. Os documentários apresentados são do projeto A Cor da Cultura que é produzido pela rede Globo em parceria com a TV Cultura e financiado pelo SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), onde citam alguns dos Heróis negros brasileiros. Em homenagem ao dia internacional da mulher o professor nos mostrou apenas as mulheres negras como Beatriz Nascimento, Maria Auxiliadora da Silva, Laudelina de Campos Melo, Vovó Maria Joana, Luiza Mahin, Auta de Souza, Antonieta de Barros, Lélia Gonzalez, Tia Ciata, Elizabeth Cardoso, Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus e Mãe Menininha do Gantois.

No período vespertino, das 14h às 17h, o professor não pôde comparecer e nos passou como atividade o filme Orí, que aborda acontecimentos sobre a vida de Beatriz Nascimento, o qual assistimos durante 90 minutos. Após o termino da atividade  discutimos e expusemos nossas opiniões acerca do tema.

Luiza Mahin
Beatriz Nascimento nasceu no estado de Alagoas e se tornou personalidade de grande influência para a cultura brasileira. Maria Auxiliadora da Silva se alfabetizou aos 37 anos e mesmo assim não desistiu pela busca do conhecimento. Laudelina de Campos Melo fundou a associação dos empregados domésticos em 1936, foi uma grande líder comunitária. Vovó Maria Joana trabalhou como ama seca, tornou-se conhecida também como mãe de santo e benzedeira. Luiza Mahin, quituteira, participou da revolta dos Malês em 1830, conhecida também como a revolta dos Muçulmanos. Foi mãe de Luiz da Gama que foi um grande jornalista. Auta de Souza foi uma grande escritora e  poetisa, reconhecida por Olavo Bilac ainda em vida. Morreu antes de completar 25 anos. A professora Antonieta de Barros fundou o curso que levou o seu nome. Foi primeira deputada estadual negra da história do Brasil. Lélia Gonzalez graduada em Filosofia e História, Dra e professora que fundou o movimento negro no Brasil. Tia Ciata dona da casa onde saiu a primeira musica de samba. Elizabeth Cardoso foi cantora de bossa nova. Chiquinha Gonzaga foi grande compositora apaixonada pela música, compositora da primeira marchinha de carnaval. Carolina Maria de Jesus foi uma importante escritora, catadora de lixo que estudou apenas 2 anos. Mãe Menininha do Gantois escolhida pelos Orixás para ser uma sacerdotisa de uma importante comunidade. Foi muito perseguida pela policia, por sua opção religiosa.

Frequência: Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.

          
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário