quarta-feira, 10 de maio de 2017

082ª Reunião de Formação 29-03-2017

Serviço:
Autoria do texto:equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Março: Nilton Junior.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

082ª Reunião de Formação do dia 29 de Março de 2017

No dia 29 de março ocorreu o encontro do subprojeto de História, na sala do NEAAD. Contamos com a presença do coordenador Me. Euzébio Fernandes de Carvalho, às bolsistas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. No período matutino, o trabalho desenvolveu através da leitura e discussão do texto: Como os tantãs da floresta, com o subtítulo Reconhecer, reconhecer-se da autora Monica Lima e no período vespertino trabalhamos com análise dos episódios do programa de televisão nota 10.

No período matutino das 08h às 12h realizamos a leitura do texto Como os tantãs da floresta com o subtítulo reconhecer, reconhecer-se da autora Monica Lima, discutimos a data de 20 de novembro que é regido pela lei 10.639 como o dia da consciência negra no Brasil. Algumas pessoas consideram o dia 13 de maio, pois nessa data se deu a abolição da escravidão no Brasil. Analisamos sobre as condições sociais, causas quantitativas, a preguiça ou causa qualitativa de uma pessoa que vive violentamente devido a sua baixa condição social.

No período vespertino das 14h às 17h o professor Euzebio não pôde comparecer e nos orientou a assistir os episódios do programa Nota 10. O primeiro episódio foi o Material Didático, o apresentador Alexandre Henderson começa com uma enquete, na qual ele usa duas famílias: uma de pele negra e a outra de pele clara, junto a essa enquete há locais de trabalho e a moradia dessas famílias. O resultado da enquete mostra que os negros são assimilados aos piores empregos e as piores condições de moradia. O professor Eduardo Benedito de Almeida mostra seu projeto que é realizado na cidade de Campinas-SP na escola Dr. João Alves dos Santos, o projeto tem o nome de Preconceito e Discriminação - Passado e Presente. A ideia desse projeto e compreender a história do Negro, da África e da Escravidão, moderna e contemporânea.

O professor Eduardo usa jornais, revistas, almanaques entre outros, para mostrar a seus alunos a diversidade da cultura negra e também da cultura Afro-brasileira. O segundo episódio Igualdade de Tratamento começa com outra enquete imposta pelo apresentador, essa não muito diferente da primeira, pois quer saber quais pessoas os entrevistados contratariam para trabalhar em uma corporação. O resultado é que os negros tiveram uma melhor aceitação. A atriz Daniele Ornelas relata do preconceito e da discriminação que sofreu ao fazer um teste, pois as pessoas alí se assustaram ao saber que ela era negra. A professora Edlaine da Silva Pacheco desenvolveu um projeto no Colégio Estadual Guadalajara em Duque de Caxias-RJ que ajuda os jovens a desenvolverem as atividades voltadas para o plano artístico.
O encontro nos proporcionou uma melhor percepção do material didático ofertado pelo MEC. Também nos ajudou a pensar como o negro é inferiorizado pela sociedade e como as pessoas assimilam- os sempre a piores condições de vida.


Frequência: Ana Cristina Alves, Prof. Me. Euzébio Fernandes, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.




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