sábado, 16 de agosto de 2014

XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Debates Contemporâneos (13-16/08/2014)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de agosto: Wariane e Jade
Revisão textual: Euzebio Carvalho


Nós pidianos participamos da Jornada de Educação Histórica como monitores. A jornada começou no dia 13 de agosto de 2014, em Goiânia e terminou no dia 16, na cidade de Goiás.

Tivemos atividades durante todo o dia, com horário para almoço, lanche e janta (o que dependia do horário do fim do evento). Nesses momentos os monitores se revezavam.

O ganho mais relevante em nossa participação foi o conhecimento adquirido sobre a área da "Educação Histórica". As atribuições da monitoria dificultaram nossa participação em todas as palestras. Além disso, tivemos que nos dividir entre as salas em que aconteciam os painéis de comunicações.
Participamos do evento com o objetivo de realizar um trabalho em grupo, contribuindo ainda mais para nossa formação profissional. O respeito às diferenças é fundamental no trabalhar em grupo, principalmente, quando neste grupo existem pessoas que não conhecemos. Sempre é preciso tomar cuidado com o que se faz ou se diz.
Mesa-redonda das Jornadas de Educação Histórica
O evento trouxe uma bagagem muito grande em relação a área da Educação Histórica; discutiu-se o conceito de Consciência Histórica; as fronteiras e limites dessa área; as pesquisas desenvolvidas e as relações de troca de conhecimento dos especialistas da América e Europa e, é claro, também foi tema de um painel de comunicação a Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira. 

Todos os painéis tiveram ótimas apresentações o que contribuiu, de forma significativa, para nosso aprendizado. O tema do nosso subprojeto PIBID foi contemplado por ótimas apresentações que trouxeram inúmeros resultados e que aumentou ainda mais a nossa perspectiva quanto ao assunto. Além dessas discussões, pudemos conhecer inúmeras perspectivas em relação à educação histórica, com assuntos que demonstram a importância do uso das fontes na aprendizagem histórica, enfatizando que elas constituem um rico material.
Em resumo, o evento foi um momento de grande aprendizado, tanto na questão teórica quanto no convívio com pessoas que não conhecíamos, de outras instituições.
IMAGENS DO EVENTO


Mesa solene de abertura, auditório Lauro Vasconcelos
Pibidianos como monitores do evento: Maria Elisa, Wariane, Jessica, Késia, Jaqueline e Mauro


Palestra da historiadora portuguesa Isabel Barca, no auditório da Faculdade de História
Selfie da equipe. No sentido horário: Euzebio, Wariane, Késia, Jessica, Jaqueline e Maria Elisa.
Grupo dos pibidianos na UFG/Goiânia

Frequência nas atividades:

Todos os bolsistas participaram do Congresso na qualidade de monitores, em Goiânia, com exceção da Letícia. No último dia, em Goiás, todos participaram. A supervisora Maria Cristina não participou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário