terça-feira, 19 de agosto de 2014

18ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO e PROJETO CINE AFRO-EDUCAÇÃO(19/08/2014)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de agosto: Jaqueline e Jade
Revisão textual:Maria Cristina R. Evangelista

Na manhã do dia 19/08, nos reunimos  as 9h, no CEPEDOM UEG Goiás - GO, para realizarmos mais uma atividade do coletivo de estudos. Os pibidianos iniciaram as atividades pesquisando no site do ENALIC (Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID) em busca de informações sobre os procedimentos para realizar as inscrições, prazos, valores, processo de inscrições e normas para submissão de trabalhos.

Esse dia também foi a primeira participação na reunião de formação da nova pibidiana Jade Damásio Melo (selecionada em substituição da ex-pibidiana Nayara Aragão), acadêmica do 1º ano de História UEG/ UnU Campus Goiás. Assim, para recepcioná-la foi feito pelo coordenador e Professor Euzebio e os pibidianos uma pequena apresentação do subprojeto do PIBID/CAPES- Educação das Relações Étnico-Raciais: As africanidades brasileiras na sala de aula. 

Foi colocado pelo pibidiano Mauro que um dos objetivos do nosso projeto é combater o racismo, em especial, o racismo praticado na sala de aula. Sendo assim foi colocada como exemplo a oficina de Cabelo Afro, que foi realizada no Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado. Todos os pibidianos falaram um pouco do que era estar no PIBID, atividades a realizar, tais como Diário de campo, comentários no blog, sintetizar (função do secretariado) os acontecimentos do coletivo de estudos para postar (função do relações públicas) no blog, etc. No mais todos deram as boas vindas pra nova pibidiana, e continuamos com a reunião.

Seguindo todas as orientações do coordenador Euzebio, todos realizaram as inscrições no evento I CEPE. Após foi pedido para todos que continuassem a trabalhar nos RESUMOS, atentando-se para identificar nos mesmos: Objetivo, fundamentação teórica, referencial teórico metodológico e referências. Enquanto todos davam continuidade no RESUMO, o professor orientava outra dupla para o mesmo.

As 14h ocorreu o projeto Cine Afro-Educação. O documentário exibido foi Atlântico Negro: na rota dos orixás, dir. Renato Barbieri. Após a exibição do documentário houve um lanche para os presentes, logo depois  iniciou o debate sobre o documentário com o professor Léo Carrer (UEG). Foi um dia bom, com bastante trabalho, porém compensativo.


Frequência nas atividades:
Esteve presente na parte da manha e a tarde: Jade, Jaqueline, Jessica, Késia, Letícia, Maria Elisa, Mauro, Wariane e o coord. Euzebio.

 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário