Autoria
do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Junho: Jessica e Patricia
Revisão textual: Maria Cristina
Relações públicas e secretariado de Junho: Jessica e Patricia
Revisão textual: Maria Cristina
No inicio da
manhã, ocorreu à leitura do conto Exu provoca a ruína da vendedora do
mercado e logo depois a discussão sobre ele. A leitura dos contos e
narrativas mitológicas Yorubá tem por objetivo discutir a partir da
perspectiva da própria cultura, seus valores e visão de mundo.
Em seguida analisou-se a musica Boneca de Pinche interpretada pela
Marica Lopes.
Esquema utilizado pelo professor Euzebio para explicações
As atividades deste dia estiveram pautadas na apresentação do Seminário
de Formação em Didática da História, do capítulo 2 “Didática – funções
do saber histórico”, que compõem o livro do Jörn Rüsen “História Viva”.
Em um primeiro momento o professor Euzébio contribuiu para nosso
entendimento do texto de Rusen. Discutimos o fluxograma, o qual é
explicitado à relação entre o saber teórico (pesquisa) e a vida prática,
sendo que os dois devem trabalham em conjunto para criar uma harmonia
na formação histórica. A partir desse ponto houve um debate sobre o
texto, no qual todos interagiram de maneira que o diálogo estabelecido
nos levou a um maior entendimento das ideias apresentadas no texto.
A metodologia do seminário foi a seguinte: dividiu-se o texto entre os
bolsistas que cada um deveria apresentá-la em forma de comunicação oral.
O período matutino foi encerrado com a bolsista Maria Elisa, que
apresentou a introdução do segundo capítulo; “Didática- funções do saber
histórico.” Que é explicar o efeito da pesquisa na “práxis” e sua
importância.
Orixá Exú |
No período Vespertino, houve o debate sobre o conto Exu como antes de
todos na festa de Iemanjá e depois a analise da música Anjos do Asfalto
interpretado por Otto.
Em seguida continuou-se o Seminário de Formação em Didática da Histórica
com a apresentação do bolsista Elivan sobre: “Teoria da história e
didática”. O ultimo a apresentar nesse dia foi a bolsista Jaqueline,
sobre: “O que é formação histórica?”. O dia foi muito positivo, mas ao
mesmo tempo muito cansativo, pela dedicação de todos para entender os
conceitos de Rüsen.
\Maria Elisa Santos: A discussão foi ótima este dia, sobre o que Rüsen
denomina de didática da história, função da história, e como ela produz
efeito em nosso vida prática. O aprendizado que estamos construindo
sobre este estudo vai trazer reflexos quando nós estivemos em atuação
como profissionais dentro na sala de aula, em relação em como os
conteúdo passados irão fazer sentido na vida dos alunos.
\Maria Elisa Santos: A discussão foi ótima este dia, sobre o que Rüsen denomina de didática da história, função da história, e como ela produz efeito em nosso vida prática. O aprendizado que estamos construindo sobre este estudo vai trazer reflexos quando nós estivemos em atuação como profissionais dentro na sala de aula, em relação em como os conteúdo passados irão fazer sentido na vida dos alunos.
Elivan Andrade: Retomar os estudos sobre a Didática da História em Rüsen foi muito importante tanto para as nossas discussões dentro do projeto, quanto para pesquisas que realizamos individualmente e para a nossa formação como professores de História. Planejar uma aula de história pensando na formação da consciência histórica dos alunos, pensando em possibilitar que esses alunos se reconheçam como sujeitos pertencentes à uma história coletiva, é muito importante. Estudos como esse, colaboram muito para nossa formação profissional, tanto para a pesquisa (acadêmica, científica) quanto para as nossas futuras aulas de história.
Elivan Andrade: Retomar os estudos sobre a Didática da História em Rüsen foi muito importante tanto para as nossas discussões dentro do projeto, quanto para pesquisas que realizamos individualmente e para a nossa formação como professores de História. Planejar uma aula de história pensando na formação da consciência histórica dos alunos, pensando em possibilitar que esses alunos se reconheçam como sujeitos pertencentes à uma história coletiva, é muito importante. Estudos como esse, colaboram muito para nossa formação profissional, tanto para a pesquisa (acadêmica, científica) quanto para as nossas futuras aulas de história.
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