terça-feira, 16 de junho de 2015

42° Reunião de Formação e Seminário de Formação em Didática da História (16/06/2015)

Serviço: 

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Junho: Jessica e Patricia
Revisão textual: Maria Cristina


No inicio da manhã, ocorreu à leitura do conto Exu provoca a ruína da vendedora do mercado e logo depois a discussão sobre ele. A leitura dos contos e narrativas mitológicas Yorubá tem por objetivo discutir a partir da perspectiva da própria cultura, seus valores e visão de mundo. Em seguida analisou-se a musica Boneca de Pinche interpretada pela Marica Lopes. 

Esquema utilizado pelo professor Euzebio para explicações As atividades deste dia estiveram pautadas na apresentação do Seminário de Formação em Didática da História, do capítulo 2 “Didática – funções do saber histórico”, que compõem o livro do Jörn Rüsen “História Viva”. Em um primeiro momento o professor Euzébio contribuiu para nosso entendimento do texto de Rusen. Discutimos o fluxograma, o qual é explicitado à relação entre o saber teórico (pesquisa) e a vida prática, sendo que os dois devem trabalham em conjunto para criar uma harmonia na formação histórica. A partir desse ponto houve um debate sobre o texto, no qual todos interagiram de maneira que o diálogo estabelecido nos levou a um maior entendimento das ideias apresentadas no texto. A metodologia do seminário foi a seguinte: dividiu-se o texto entre os bolsistas que cada um deveria apresentá-la em forma de comunicação oral. O período matutino foi encerrado com a bolsista Maria Elisa, que apresentou a introdução do segundo capítulo; “Didática- funções do saber histórico.” Que é explicar o efeito da pesquisa na “práxis” e sua importância. 

Orixá Exú
No período Vespertino, houve o debate sobre o conto Exu como antes de todos na festa de Iemanjá e depois a analise da música Anjos do Asfalto interpretado por Otto. 

Em seguida continuou-se o Seminário de Formação em Didática da Histórica com a apresentação do bolsista Elivan sobre: “Teoria da história e didática”. O ultimo a apresentar nesse dia foi a bolsista Jaqueline, sobre: “O que é formação histórica?”. O dia foi muito positivo, mas ao mesmo tempo muito cansativo, pela dedicação de todos para entender os conceitos de Rüsen. \Maria Elisa Santos: A discussão foi ótima este dia, sobre o que Rüsen denomina de didática da história, função da história, e como ela produz efeito em nosso vida prática. O aprendizado que estamos construindo sobre este estudo vai trazer reflexos quando nós estivemos em atuação como profissionais dentro na sala de aula, em relação em como os conteúdo passados irão fazer sentido na vida dos alunos.

 


\Maria Elisa Santos: A discussão foi ótima este dia, sobre o que Rüsen denomina de didática da história, função da história, e como ela produz efeito em nosso vida prática. O aprendizado que estamos construindo sobre este estudo vai trazer reflexos quando nós estivemos em atuação como profissionais dentro na sala de aula, em relação em como os conteúdo passados irão fazer sentido na vida dos alunos.

Elivan Andrade:  Retomar os estudos sobre a Didática da História em Rüsen foi muito importante tanto  para as nossas discussões dentro do projeto, quanto para pesquisas que realizamos individualmente e para a nossa formação como professores de História. Planejar uma aula de história pensando na formação da consciência histórica dos alunos, pensando em possibilitar que esses alunos se reconheçam como sujeitos pertencentes à uma história coletiva, é muito importante. Estudos como esse, colaboram muito para nossa formação profissional, tanto para a pesquisa (acadêmica, científica) quanto para as nossas futuras aulas de história. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário