terça-feira, 11 de agosto de 2015

45ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO + ATO PÚBLICO (11/08/2015)

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro: Elivan Andrade
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 

Esta foi nossa primeira reunião do segundo semestre. As atividades foram desenvolvidas em horários diferente, às 16hs na UEG, para participarmos do ato público com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Aparecida de Goiânia e Faina às 18hs.
Durante a reunião, o Prof.º Euzebio retomou à algumas atividades em atraso, como as apresentações dos novos bolsistas para o blog e a atualização do currículo lattes. Ficou acertado que continuaremos com os estudos sobre Didática da História (Rüsen, 2007) na próxima reunião. Em seguida, repassamos o Planejamento de atividades 2015 segundo semestre, datas dos projetos a serem desenvolvidos no semestre e as datas dos eventos e viagens que iremos participar. 
Em seguida, fomos recepcionar o grupo do MTST de Aparecida de Goiânia que havia chegado no Campus, quando o Prof. Euzebio ressaltou a importância da manifestação, o líder do grupo expôs sobre a importância do ato ser pacífico, ressaltando que eram todos pais de famílias, trabalhadores que teriam que trabalhar no dia seguinte. 

Profº Euzebio se apresentando ao Grupo MTST. (Foto: Elivan Andrade)

Conversa com o Grupo MTST. (Foto: Elivan Andrade)

Líder do Movimento fala da preocupação com agressões físicas.
 (Foto: Elivan Andrade)

Integrantes do MTST Ap. de Goiânia. (Foto: Elivan Andrade)

Oração antes da saída.  (Foto: Elivan Andrade)



















Após este momento, nos organizamos com faixas e cartazes, encaminhamos para o Largo do chafariz, local marcado para nós encontrarmos, em seguida fomos em direção ao Palácio Conde dos Arcos, nesse momento se juntou à nós o MTST de Faina.
A manifestação ocorre na data de abertura do FICA, que é quando haveria maior número de pessoas na cidade e também esperávamos que o governador estivesse presente.
Seguimos em caminhada até o Palácio Conde dos Arcos, onde ficamos por um longo tempo. Havia grande número de policiais, que fizeram um cordão impedindo que nos aproximássemos das entradas. Fomos informados que somente a secretária de educação do estado Raquel Teixeira estava presente. Nenhum representante oficial do governo se dispôs a receber os manifestantes ou seus representantes.
As lideranças populares presentes representantes do movimento falaram da importância do ato daquela noite, da união de duas frentes, uma pela educação e outra pela necessidade de um teto e pela reforma agrária.
Bandeira do MTST. (Foto: Elivan Andrade)

Na foto, integrante do MTST, Wariane, Werika, Jessica e Jaqueline.
(Foto: Elivan Andrade)


Jaqueline e Maria Elisa, com cartaz "Educação na rua, governo a culpa é
sua". (foto: Elivan Andrade)

Aos fundos, MTST de Faina. (Foto: Elivan Andrade)



Presença: Elivan, Jaqueline, Maria Elisa, Jade, Jessica, Wariane, Victor, Wérica, Patrícia, Luqueze. Obs.: Victor compareceu apenas à reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário