quarta-feira, 19 de agosto de 2015

46ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (18/08/15)

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de agosto: Elivan Andrade
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


Neste dia nosso trabalho no período matutino foi dedicado a rever o planejamento de atividades para o segundo semestre, foi necessário algumas alterações (calendário do segundo semestre abaixo). Em seguida, o professor Euzebio indicou material (textos) para a oficina que realizaremos. 

Em seguida, foi feita a leitura de contos do livro "Mitologia dos orixás" de Reginaldo Prandi. Cada um dos PIBIDIANOS presentes leu um conto do odu de de Exú. Foram eles: "Exú corta o nariz de artesão que não fez ebó prometido", "Exú não consegue vencer a morte", "Exú põe Orunmilá em perigo e depois o salva", "Exú instaura conflito entre Iemanjá, Oyá e Oxum", "Elegbará devora até a própria mãe", "Exú provoca rivalidade entre duas esposas" e "Exú torna-se o amigo predileto de Orunmilá".
Em seguida, continuamos com os estudos sobre a Didática da história, a partir das leituras da obra de Rüsen, com as apresentações de Jade e Jessica, que finalizaram essa etapa de estudos.

Durante a tarde realizamos uma visita à Escola Pluricultral Odé Kayodê, do Espaço Cultural Vila Esperança, na cidade de Goiás.
A Odé Kayodê é uma escola comunitária e tem como diferencial (em relação às outras escolas tidas como "convencionais") a abertura que dá à temática indígena e afrobrasileira. A estrutura da escola é muito parecida com a de uma casa. As salas de aula recebem nomes de pássaros. E o espaço que é comum à todos é chamado de passaredo. Diferente das escolas convencionais, os encontros na Odé Kayodê são feitos sempre em roda, que dá o sentido de igualdade e contato com todos.  Tivemos um momento de conversa com a Professora "Mik", que expôs resumidamente como é o funcionamento da escola. 





Frequência: Elivan Andrade, Jaqueline Morais, Maria Elisa Santos, Jessica Soares, Jade Damásio, Patricia Marques, Luqueze.






Nenhum comentário:

Postar um comentário