terça-feira, 1 de setembro de 2015

47ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (01/09/2015)



I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA 


Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro: Maria Elisa Santos 
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista



Cumprindo o planejamento do segundo semestre, o dia 01 /09/2015 ocorreu o I Seminário de Educação Histórica. Este seminário teve como base os artigos publicados pela Revista Diálogos Vol. 19, No 1 de 2015. Com o objetivo de agregarmos em nossos estudos e conhecimentos, pesquisas de caráter científico em relação a educação histórica, conhecimento histórico e práticas educacionais, proporcionando uma consciência acerca dos estudos históricos em nossas futuras vivências em sala de aula.
Capa da Revista Diálogos vol. 19

Esta revista, pertence ao Departamento de Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Estadual de Maringá – Paraná, tem seus artigos publicados em formato on-line, onde oferece livre acesso ao seu conteúdo. Segundo a revista, ao “disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, a uma maior perspectiva, em relação a democratização mundial do conhecimento”.
Neste sentido, dentre os vinte artigos contidos nesse volume, foram apresentados seis. Cada pibidiano teve livre acesso para a escolha da metodologia de apresentação. As apresentações ocorreram com o datashow, fichamento impresso o qual deveria ser entregue a todos do grupo. Os artigos escolhidas foram:
  • A didática da história nos manuais destinado à formação de professores” de Ana Claudia Urban (2015), apresentado pela pibidiana Maria Elisa Santos;
  • A formação da consciência histórica: ideias de alunos em relação ao conceito de escravidão africana no Brasil, da autora Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (2015), apresentado pelo pibidiano Elivan Silva;
  • Estudo Piloto sobre aula construtivista, da autora Angelina Lopes Luís Aguiares (2015), apresentado pela pibidiana Jaqueline Morais;
  • Investigação em Educação Históricas: consciências históricas de jovens-alunos brasileiros do ensino médio, de LOURENÇATO, L. C.; CAINELLI, Marlene Rosa (2015), apresentado pela pibidiana Patrícia Marques;
  • O cinema na aula de história: um exploração com alunos do 8º ano, da autora Isabel Barca e Pedro Pereira (2015), apresentado pela pibidiana Jéssica Soares e por último
  • Paulo Freire, ensino, história e os desafios da contemporaneidade, dos autores Cristiano Biazzo Simon e Joan Pagès Blanch (2005), apresentado pela pibidiana Wariane Machado.
As apresentações aconteceram durante todo o dia. Sempre que necessário realizamos uma pausas para analise de questões importantes abordadas nos artigo. Um exemplo foi o artigo que o pibidiano Elivan Silva apresentou, em que trazia o conceito dado por Jörn Rüsen (1997), “Consciência Histórica” (CH), fizemos uma reflexão acerca deste termo, que segundo o autor a CH é um processo cognitivo, onde utiliza-se da memória para realizar interpretações representativas do passado, afim do indivíduo se compreender historicamente no presente, para assim poder desenvolver novas perspectivas sobre sua vida (RÜSEN, 1997). 
Na foto está a Samara (seta amarela) e Prof. Aroldo (seta vermelha).

Nesta reunião de estudo de formação, recebemos dois novos integrantes no grupo: uma é a Samara, estudante do primeiro ano de História, nova bolsista do grupo; o outro é o Prof. Haroldo da Escola Pluricultural Epok Odé Kayodê, situada na Cidade de Goiás, que fica em conjunto com o Espaço Vila Esperança. Ele participará das reuniões como supervisor do subprojeto naquela escola.

No período vespertino, fizemos a leitura do conto: Exu leva aos homens o oráculo de Ifá.

Este dia foi bastante enriquecedor para nós enquanto futuros professores, pois tivemos um maior amadurecimento sobre questões em relação ao ensino de história, da aprendizagem histórica, e como manusear materiais didáticos dentro da sala de aula para que o aluno possa gostar e querer estudar história. E com isto, promover no aluno através das ações cognitivas uma busca por representações no passado, para relacionar com as dimensões de sua vida prática.

Frequencia: Maria Elisa Santos, Elivan Silva, Jaqueline Morais, Wariane Machado, Jéssica Soares, Patrícia Marques, Samara, Euzebio Carvalho.



Galeria de fotos

Prof. Euzebio; pibidiana Jaqueline e ao fundo Luqueze.

Reunião de Formação

Prof. Euzebio apresentando os novos integrantes: Samara e Prof. Aroldo

Apresentação dos artigos

Pibidianas Jaqueline e Maria Elisa

Reunião de Formação





Nenhum comentário:

Postar um comentário