I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista
Cumprindo o planejamento do segundo semestre, o dia 01 /09/2015
ocorreu o I Seminário de Educação
Histórica. Este seminário teve como base os artigos publicados pela Revista Diálogos Vol. 19, No 1 de 2015. Com o objetivo de agregarmos em nossos estudos
e conhecimentos, pesquisas de caráter científico em relação a educação
histórica, conhecimento histórico e práticas educacionais, proporcionando uma consciência acerca dos estudos históricos em nossas futuras vivências em
sala de aula.
Esta
revista, pertence ao Departamento de Programa de Pós-Graduação de História
da Universidade Estadual de Maringá – Paraná, tem seus artigos publicados em
formato on-line, onde oferece livre acesso ao seu conteúdo. Segundo a revista, ao
“disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, a uma maior
perspectiva, em relação a democratização mundial do conhecimento”.
Neste
sentido, dentre os vinte artigos contidos nesse volume, foram apresentados seis. Cada pibidiano teve livre acesso para a escolha da metodologia de apresentação. As apresentações ocorreram com o datashow, fichamento impresso
o qual deveria ser entregue a todos do grupo. Os artigos escolhidas foram:
- A didática da história nos manuais destinado à formação de professores”
de Ana Claudia Urban (2015), apresentado pela pibidiana Maria Elisa Santos;
- A formação da consciência histórica: ideias
de alunos em relação ao conceito de escravidão
africana no Brasil, da autora Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd (2015),
apresentado pelo pibidiano Elivan Silva;
- Estudo
Piloto sobre aula construtivista, da autora Angelina Lopes Luís Aguiares
(2015), apresentado pela pibidiana Jaqueline Morais;
- Investigação em Educação Históricas: consciências históricas de
jovens-alunos brasileiros do ensino médio, de LOURENÇATO, L. C.; CAINELLI,
Marlene Rosa (2015), apresentado pela pibidiana Patrícia Marques;
- O cinema na aula de história: um
exploração com alunos do 8º ano, da
autora Isabel Barca e Pedro Pereira (2015), apresentado pela pibidiana Jéssica Soares e
por último
- Paulo Freire, ensino, história
e os desafios da contemporaneidade, dos autores Cristiano Biazzo Simon e
Joan Pagès Blanch (2005), apresentado pela pibidiana Wariane Machado.
As apresentações aconteceram durante todo o dia. Sempre que necessário realizamos uma pausas para analise de questões importantes abordadas nos artigo. Um exemplo foi o artigo
que o pibidiano Elivan Silva apresentou, em que trazia o conceito dado por Jörn
Rüsen (1997), “Consciência Histórica” (CH), fizemos uma reflexão acerca deste
termo, que segundo o autor a CH é um processo cognitivo, onde utiliza-se da
memória para realizar interpretações representativas do passado, afim do indivíduo
se compreender historicamente no presente, para assim poder desenvolver novas
perspectivas sobre sua vida (RÜSEN, 1997).
|
Na foto está a Samara (seta amarela) e Prof. Aroldo (seta vermelha). |
Nesta reunião de estudo de formação, recebemos dois novos integrantes no grupo: uma é a Samara, estudante
do primeiro ano de História, nova bolsista do grupo; o outro é o Prof. Haroldo da
Escola Pluricultural Epok Odé Kayodê, situada na Cidade de Goiás, que fica em
conjunto com o Espaço Vila Esperança. Ele participará das reuniões como supervisor do subprojeto naquela escola.
No período vespertino, fizemos a leitura do conto: Exu leva aos homens o oráculo de Ifá.
Este dia foi bastante enriquecedor para nós enquanto futuros
professores, pois tivemos um maior amadurecimento sobre questões em relação ao
ensino de história, da aprendizagem histórica, e como manusear materiais
didáticos dentro da sala de aula para que o aluno possa gostar e querer estudar
história. E com isto, promover no aluno através das ações cognitivas uma busca
por representações no passado, para relacionar com as dimensões de sua vida
prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário