quarta-feira, 9 de setembro de 2015

48ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (09/09/2015)

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (SLIDES) PARA O EVENTO DE MORRINHOS 
(IV Simpósio Nacional I Internacional de História da UEG - 15 a 18 de setembro)

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista

No período matutino, realizamos uma roda de conversa para avaliamos nossas atitudes dentro do projeto. Isto tudo ocorreu, pelo fato de que uma das integrantes do grupo veio a se desvincular. O Coordenador. Euzebio explicou uma série de questões sobre metodologia aplicada para desenvolvemos as atividades, trabalhos e oficinas. E questionou o que achávamos da metodologia de trabalhar desenvolvida no grupo, cada um expôs seu ponto de vista. Deixamos claro que o projeto PIBIB, contribuiu e muito para nossa formação enquanto futuros professores, na escrita, na fala, e também no conhecimento adquirido em relação a educação étnico-racial. O professor questionou se a cobrança por parte dele esta sendo excessiva. Expomos que a cobrança é na medida necessária para o bom desenvolvimento do projeto, pois é por ela que construímos formas de resistência e compromisso em nossas atividades.

Como planejado, neste encontro iríamos apresentar o material de trabalho, em que vamos apresentar no evento de Morrinhos (IV Simpósio Nacional I Internacional de História da UEG) nos dias 15 a 18 de setembro. Cada um construiu telas em power pointÉ bom lembrar que nosso coletivo esta semana ocorreu na quarta-feira (09/09/2015), pelo fato do feriado de 07 de setembro ter sido na segunda-feira, ficando complicado o deslocamento de nossas cidades para o 


Evento que irá acontecer em Morrinhos
campus (em nosso grupo boa parte dos integrantes são de cidades circunvizinhas à Cidade de Goiás). 
Eu Maria Elisa fui a primeira a exibir trabalho, que tem por título “Teoria dos Movimentos Sociais e as ações políticas do Grupo: Movimentos de Mulheres Negras Dandara no Cerrado em Goiânia (2002-2012)”; o segundo foi o Elivan com “Cabelo Afro: valorizar o volume”, este trabalho é fruto de uma oficina que realizamos no ano de 2014 no Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado escola campo do projeto o tema “Cabelo Afro”; ainda no período da manhã a bolsista Jessica apresentou sua pesquisa “Religiosidades amefricanas na sala de aula: relato de experiência”, tendo por tema central: educação (ensino de história) e religião de matriz amefricana.
Prof. Euzebio fazendo considerações nos slides
Na parte da tarde fizemos uma rodada de leitura sobre os contos do livro (Mitolologia Iorubá). Neste dia terminamos os contos destinado a Exu, que eram “Exu ajuda um mendigo a enriquecer” e “Exu vinga-se e exige o privilegio das primeiras homenagens”, ao ler este dois, fizemos uma retomada das principais características desse Orixá, que são: a primazia (deve ser agradecido e reverenciado primeiro) e também é a entidade que vive nos espaços exteriores, nos espaços públicos, pois ele é o senhor dos caminhos, guardião. A saudação para Exu se diz: Laroiê!
Ao terminarmos os contos de Exu, iniciamos os contos de Ogum, características: Orixá do ferro e nervoso, a sua saudação é: Ogunhê. E antes de ser ferreiro era caçador, por isso que é assimilado a natureza. Os contos apresentados sobre Ogum foram: “Ogum da aos homens o segredo do ferro”; “Ogum torna rei de Irê”; “Ogum mata seus súditos e é transformado em Orixás”; “Ogum faz instrumentos agrícolas para Oxaguiã”.
Logo após a bolsista Patrícia apresentou seu trabalho para o professor Euzebio para as devidas correções. E os outros pibidianos presentes realizaram as  correções necessária nos trabalhos. Em todos os trabalhos o professor Euzebio fez considerações importantes sobre a estrutura e construção dos slides.
Frequência: Maria Elisa, Elivan, Jéssica, Samara, Patrícia, Prof. Euzebio, a Jaqueline não compareceu, pois estava realizando uma atividade em outra cidade para a UEG.

GALERIA DE IMAGENS

Roda de conversa na parte da manhã

Exibição do trabalho de Maria Elisa



Explicação do Prof. Euzebio sobre os termos usados por Rüsen

Leitura dos contos




Jessica exibindo o trabalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário