segunda-feira, 22 de agosto de 2016

066ª Reunião de Formação (09/08/2016)

 

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Agosto:  Ana Cristina e Poliana Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.


  
066ª Reunião de Formação (09/08/2016)
No dia 09 de agosto de 2016 foi realizado mais um encontro, do PIBID, na sala do NEAAD que se iniciou ás 10:00h com a pausa ao 12:00h com a presença do professor coordenador Eusébio Carvalho, e das bolsistas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Jessica Regina, Poliana Alves e Samara Luciana. A reunião teve continuidade ás 13:45h e tendo seu termino ás 16:30h, contando neste segundo momento com a presença da supervisora Maria Cristiana.
No período matutino a princípio foi realizado uma conversa sobre a estruturação do relato que é publicado no blog. Em sequência as bolsistas falaram sobre sua participação no PIBID. O professor Eusébio apresentou o enfoque do semestre sendo este a leitura, escrita e comunicação. Posteriormente, dando início a leitura a um dos livros do (Projeto  A Cor da Cultura), sendo este o texto Desigualdade nas questões racial e social do autor Marcelo Paixão, além disso, ouviu se a música “milagres do povo” de Caetano Veloso, que se encontra no texto.
No período vespertino a reunião iniciou com a apresentação de uma metodologia para utilização de música na sala de aula. Esta foi aplicada por Jessica Regina as músicas Canto de Oxum e Iemanjá de Maria Betânia, que consiste em identificar os instrumentos, os sentimentos que desperta, o gênero musical, palavras desconhecidas, o tema da música e analisar um trecho desta. Dando continuidade realizamos a leitura do texto de Marcelo Paixão.
Ás 15:30 o professor Eusébio, fez alguns avisos sobre a inscrição do III CEPE em Pirenópolis, e para confecção dos banner para a apresentações neste. E também a preparação de um vídeo sobre o PIBID para ser exposto no dia 02 de setembro, no NEAAD para alunos das escolas públicas que estarão participando de um evento no campus. Além dos projetos de extensão Cine Erê, Rasteira de tempo e a viagem de formação cultural a Catalão.
Portanto, a leitura de textos permite adquirir maior habilidade na comunicação, aprimora o vocabulário para a escrita, permite obter uma melhor interpretação sobre o assunto e desenvolvendo igualmente a capacidade critica. A música em sala de aula desenvolve a percepção e a atenção. Os eventos auxiliam na formação cultural e profissional dos bolsistas e na comunicação. Dessa forma o encontro e avaliado de forma positiva, pois contribui para a formação em âmbitos profissionais e crítica dos indivíduos.
Frequência: Ana Cristina Alves, Eusébio Carvalho, Isabella de Sá, Maria Cristina, Samara Luciana e Poliana Alves.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário