Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto
História.
Relações públicas e secretariado de
Setembro: Ana Cristina Alves e Poliana
Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.
071ª Reunião do dia 13 de setembro de 2016
No
dia 13 de setembro de 2016, foi realizado o encontro do projeto do PIBID, na
sala do NEAAD, com a presença das acadêmicas, Ana Cristina Alves, Isabella de
Sá, Jéssica Regina Soares, Poliana Alves e Samara Luciana Santana, e também do
professor Euzébio Carvalho. Esta iniciou as 10:00 tendo um intervalo ao 12:00,
retornando ás 14:30 e sendo concluída ás 16:40.
O
encontro teve princípio, com o estabelecimento de uma escala com o horário para
reunião sobre os projetos a desenvolver e em desenvolvimento de cada bolsista,
que ocorreu na período vespertino, que compreende da seguinte maneira 14:30
Samara, 15:00 Isabella, 15:30 Ana Cristina, 16:00 Poliana. Esta escala foi
solicitada pelo professor Euzébio e escrita no quadro negro por Ana
Cristina. Após realizou se um breve
comentário sobre a possível realização de uma rifa, com intuito de arrecadar
dinheiro para o financiamento da viagem de formação cultural a Catalão.
Posteriormente, Poliana realizou a leitura do
relato do encontro passado, o professor Euzébio apontou algumas correções a
serem realizadas, como frases mais curtas, identificou também a ausência de uma
preposição. Em sequência, Samara executa a leitura do conto “Erinlé
transforma-se em rio e encontra Oxum”, que descreve o surgimento do rio Erinlé
que desagua no rio Oxum. A metodologia, foi feita por Isabella, que consiste em
identificar os personagens, e palavras desconhecidas, e executar a
interpretação da narrativa.
Por
último, no período da manhã, foi efetuada a continuidade da leitura do primeiro
livro do Projeto Cor da Cultura. A
princípio foi realizada a leitura da introdução de uma das partes do livro que
faz menção a música, Ao povo em forma de
arte, composta por Wilson Moreira e Nei Lopes, feita para a escola de Samba
Quilombo, do Rio de Janeiro, que foi ouvida pela bolsistas. Após, os subtítulos trabalhados, foram, Como
os tantás na floresta e História dos africanos no Brasil e identidade
brasileira de autoria de Mônica Lima. Que trata respectivamente, que a forma
como e abordado a questão da cultura e da História afro-brasileira e africana,
pode refletir pejorativamente na construção dos indivíduos na escola; relata a
ausência no ensino de História, da cultura e História africana e
afro-brasileira no Brasil, por muitos anos.
No
período vespertino, ocorreu a reunião, do professor Euzébio com cada bolsista.
Esta já havia sido estabelecida no período matutino, com o propósito de
realizar uma conversa, sobre os projetos que estão em desenvolvimento ou que
serão desenvolvidos.
Portanto,
a leitura do conto, possibilitou ampliar o conhecimento sobre o espaço
geográfico do continente africano. Já a continuidade da leitura do texto do Projeto A Cor da Cultura, auxiliou na
percepção de que a forma como e tratada a cultura e História africana e
afro-brasileira na escola, pode interferir negativamente, na formação dos
alunos, pois, e somente retrata uma perspectiva negativa. Fazendo com que os
alunos que tem vínculo com esta, se sintam inferiores em virtude da escola
demostrar um aparência, de que estas sociedades não tem cultura e História, o
que leva ao outros alunos desenvolverem atitudes preconceituosas. Além de ambas
as leituras aprimorarem a comunição e geram um acréscimo de palavras no
vocabulário.
Dessa
forma, o encontro se caracteriza de forma benéfica, para a compreensão das
acadêmicas sobre a História e a cultura africana e afro-brasileira, e os
diferentes preconceitos que estes conjuntos sociais ou de forma mais especifica
os indivíduos sofrem. Esta compreensão sendo feita por meio da leitura.
Contudo, e necessário outras formas para obtenção de tais compreensões, como
por meio do contato com pessoas que sofreram preconceito ou tem conhecimento
referente ao assunto e os aspectos culturais.
Frequência:
Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina Soares,
Poliana Alves e Samara Luciana Santana.
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