Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto
História.
Relações públicas e secretariado de
Outubro: Ana Cristina Alves e Poliana
Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.
073ª Reunião de Formação do dia 04 de Outubro
O
encontro do dia 04 de outubro de 2016 ocorreu na sala do NEAAD, com a presença
das acadêmicas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Jessica Regina Soares,
lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. Contou também com a presença do professor Euzébio Carvalho e da supervisora Maria Cristina
Evangelista. A reunião do PIBID, iniciou ás 10:00 h havendo uma pausa ao 12:00
h e com o retorno ás 14:00 h e o encontro tendo seu termino ás 16:50.
No
período matutino Isabella realizou a leitura do conto: Enrilé é acusado de roubar cabras e ovelhas. Enquanto, a
metodologia foi realizada por Samara Luciana, que consiste em identificar os
personagens e palavras desconhecidas e por fim interpretar a narrativa. O conto
trata de Enrilé que é acusado de roubar cabras e ovelhas e ainda de enganar as
pessoas, ao dizer que a carne destes animais era silvestre. O rei em virtude
destas acusações, intima Enrilé a comparecer no palácio para fazer o
esclarecimento de tais acusações. Contudo, este leva ao rei as peles dos
animais que caçava, assim provando sua inocência, porém devido ao trauma,
Enrilé se isola, passa a se castigar deixando de caçar, ao ponto de fugir para
o rio onde este desaparece, se tornando o rio Enrilé.
No
período vespertino, foi realizado o ensaio para a apresentação que ocorrera no
III CEPE em Pirenópolis. Esta refere-se a oficina desenvolvida no colégio Estadual Dr.
Albion de Castro Curado, que ocorreu nos dias 14 e 21 de junho de 2016,
tratando da dimensão teórica da dança, utilizando como exemplo a dança no
candomblé. O ensaio apresentou se da seguinte forma, Jessica Regina ficou
responsável pela apresentação da introdução e conclusão; Samara e Isabella
matérias e métodos; Ana Cristina e Poliana resultados e discussão. Durante o
ensaio Lorranny observou e auxilio na projeção dos slides. Por fim, após o
professor Euzébio e a supervisora Maria Cristina, fizeram suas considerações
sobre o desempenho e o que deve ser corrigido para a apresentação no CEPE.
Durante
o período noturno, foi realizado o brechó na UEG.o objetivo deste, era a
arrecadação de dinheiro para auxiliar com os custos com a viagem para Catalão
de formação cultural. Os objetos do brechó foram proveniente de doações, e
permitiram com a venda destes obter 220 reais, que foram divididos entre as
bolsistas.
Logo,
o encontro apresentou se de forma positiva na formação acadêmica das bolsistas,
ao permitir com o conto o maior acesso aos aspectos referentes a cultura e
História afro-brasileira e africana, e em especifico a cultura yoruba. Um dos
exemplos, dos aspectos fundamentais da cultura yoruba e a valorização do
caráter. Por meio da reflexão desta peculiaridade Samara realiza uma exposição
de uma frase utilizada por sua família para ressaltar a importância do caráter
“A verdade cabe em todo lugar”. Além disso, o encontro propiciou o
desenvolvimento da comunicação das acadêmicas, com o ensaio para a apresentação
no CEPE.
Dessa
forma, a reunião, possibilitou melhor o desenvolvimento da
capacidade comunicativa e reflexiva das bolsistas do projeto. Também ampliando,
o conhecimento em relação a cultura afro-brasileira e africana. Todavia,
referente a comunicação é necessário mais momentos para o ensaio, para que as
acadêmicas tenham maior segurança ao se
comunicarem nas apresentações.
Frequência:
Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina Soares,
Lorranny Barcelos, Maria Cristina Evangelista, Poliana Alves e Samara Luciana
Santana.
Galeria de imagens:
Imagem 1: Brechó
Imagem 2: Brechó, para arrecadar recursos para a viagem de Catalão
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