segunda-feira, 7 de novembro de 2016

073ª Reunião de formação 04-10-16

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Outubro: Ana Cristina Alves e Poliana Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

073ª Reunião de Formação do dia 04 de Outubro

O encontro do dia 04 de outubro de 2016 ocorreu na sala do NEAAD, com a presença das acadêmicas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Jessica Regina Soares, lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana Santana. Contou também com a presença do professor Euzébio Carvalho e da supervisora Maria Cristina Evangelista. A reunião do PIBID, iniciou ás 10:00 h havendo uma pausa ao 12:00 h e com o retorno ás 14:00 h e o encontro tendo seu termino ás 16:50.
No período matutino Isabella realizou a leitura do conto: Enrilé é acusado de roubar cabras e ovelhas. Enquanto, a metodologia foi realizada por Samara Luciana, que consiste em identificar os personagens e palavras desconhecidas e por fim interpretar a narrativa. O conto trata de Enrilé que é acusado de roubar cabras e ovelhas e ainda de enganar as pessoas, ao dizer que a carne destes animais era silvestre. O rei em virtude destas acusações, intima Enrilé a comparecer no palácio para fazer o esclarecimento de tais acusações. Contudo, este leva ao rei as peles dos animais que caçava, assim provando sua inocência, porém devido ao trauma, Enrilé se isola, passa a se castigar deixando de caçar, ao ponto de fugir para o rio onde este desaparece, se tornando o rio Enrilé.
No período vespertino, foi realizado o ensaio para a apresentação que ocorrera no III CEPE em Pirenópolis. Esta refere-se a oficina desenvolvida no colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, que ocorreu nos dias 14 e 21 de junho de 2016, tratando da dimensão teórica da dança, utilizando como exemplo a dança no candomblé. O ensaio apresentou se da seguinte forma, Jessica Regina ficou responsável pela apresentação da introdução e conclusão; Samara e Isabella matérias e métodos; Ana Cristina e Poliana resultados e discussão. Durante o ensaio Lorranny observou e auxilio na projeção dos slides. Por fim, após o professor Euzébio e a supervisora Maria Cristina, fizeram suas considerações sobre o desempenho e o que deve ser corrigido para a apresentação no CEPE.
Durante o período noturno, foi realizado o brechó na UEG.o objetivo deste, era a arrecadação de dinheiro para auxiliar com os custos com a viagem para Catalão de formação cultural. Os objetos do brechó foram proveniente de doações, e permitiram com a venda destes obter 220 reais, que foram divididos entre as bolsistas.      
Logo, o encontro apresentou se de forma positiva na formação acadêmica das bolsistas, ao permitir com o conto o maior acesso aos aspectos referentes a cultura e História afro-brasileira e africana, e em especifico a cultura yoruba. Um dos exemplos, dos aspectos fundamentais da cultura yoruba e a valorização do caráter. Por meio da reflexão desta peculiaridade Samara realiza uma exposição de uma frase utilizada por sua família para ressaltar a importância do caráter “A verdade cabe em todo lugar”. Além disso, o encontro propiciou o desenvolvimento da comunicação das acadêmicas, com o ensaio para a apresentação no CEPE.
Dessa forma, a reunião, possibilitou melhor o desenvolvimento da capacidade comunicativa e reflexiva das bolsistas do projeto. Também ampliando, o conhecimento em relação a cultura afro-brasileira e africana. Todavia, referente a comunicação é necessário mais momentos para o ensaio, para que as acadêmicas tenham maior segurança  ao se comunicarem nas apresentações.     
Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Jéssica Regina Soares, Lorranny Barcelos, Maria Cristina Evangelista, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.


Galeria de imagens:

Imagem 1: Brechó

Imagem 2: Brechó, para arrecadar recursos para a viagem de Catalão
  
                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário