segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Viagem de Formação Cultural a Catalão

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Outubro: Ana Cristina Alves e Poliana Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.
Durante os dias 07 à 10 de outubro de 2016, foi realizada a viagem a Catalão, com intuito da formação cultural dos acadêmicos, por meio da congada, que ocorre nesta cidade. Esta viagem contou com a presença das bolsistas do projeto PIBID, Ana Cristina Alves, Jessica Regina Soares, Poliana Alves e Samara Luciana Santana e igualmente dos estagiários do terceiro ano orientados pelo professor Euzébio Carvalho, que compreendem a Daniela, Lorrany, Orismar, Remilda, Nayara, Valeria e Liliane. Além da presença da professora Thais da UFG, do curso de filosofia e do próprio professor coordenador da viagem, Euzébio Carvalho.
A viagem iniciou, com a saída da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás ás 23:00 h do dia 07 de outubro, chegando a Catalão ás 05:00 h do dia 08 de outubro. Após, todos descansarem no hotel, e as atividades iniciaram ás 16:00 h na casa dos mordomos, onde a princípio foi realizada, a reza do terço. Posteriormente foi acompanhada a passagem dos 33 ternos entre eles o terno de Congo, Moçambique, Penacho, Vilão, Vilão 2 entre outros, que desfilam pelas ruas cantando e dançando em procissão até o salão paroquial, onde ocorreu o hasteamento do mastro. Durante, a passagem dos ternos foram feitos, fotos e vídeos deste ato. Concluindo a atividade do dia ás 23:00 h.
No dia 09 de outubro a programação, começou ás 08:00 h, com o acompanhamento da procissão feita pelos ternos. No entanto, neste dia os indivíduos que compõem os ternos utilizavam vestimentas mais ornamentadas. Assim, dando se continuidade aos registros fotográficos e de vídeos, sendo finalizada as atividades do dia ás 12:00 h. O restante do dia foi livre. Todavia, ás 19:30 foi realizada uma confraternização, na pizzaria com a presença da maioria dos componentes da viagem, com a ausência apenas da professora Thais.
No dia 10 de outubro, ás 09:00 h ocorreu a saída de Catalão, rumo a Cidade de Goiás, chegando a esta ás 16:00 h. Deste modo finalizando a viagem de formação cultural a Catalão.
Portanto, a viagem a Catalão, objetiva a formação cultural por meio da congada. Esta demostra, a procura de diferentes gerações em manter a tradicional festa. Além de tudo, algo de fundamental relevância, é que tal manifestação apresenta um sincretismo religioso, ao demostrar aspectos do catolicismo e igualmente de religiões de matriz africana. Estas características são percebidas por meio da devoção ao santos, a dança com caráter sagrado, os instrumentos de percussão além de outros elementos. No entanto, percebe se também que o sincretismo de certa forma procura mascarar os aspectos africanos de tal manifestação, ao relacionar está com maior ênfase ao catolicismo. Todavia pontua também, a questão de que a cultura brasileira tem um alto nível de influência cultural africana na construção de sua própria cultura.
Dessa forma, a viagem foi essencial para reforçar a compreensão e noção das bolsistas do projeto do PIBID e dos estagiários do professor Euzébio sobre a questão das influências africanas na formação cultural brasileira. Além, de permitir observar que o preconceito com as culturas africanas e de matriz africana está enraizado na sociedade brasileira, pois usa do sincretismo com o catolicismo para esconder a influência de elementos destas.

Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Jéssica Regina Soares, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.
Galeria de imagens:
Imagem 1: Congada

Imagem 2: Terno da Congada


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário