terça-feira, 6 de junho de 2017

084ª Reunião de Formação 26/04/2017

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História.
Relações públicas e secretariado de Abril: Ana Cristina Alves e Poliana Alves.
Revisão textual: Maria Cristina Evangelista.

084ª Reunião de Formação do dia 26 de Abril de 2017

No dia 26 de abril de 2017, o encontro do PIBID ocorreu na Universidade Federal de Goiás (UFG), em minicurso denominado: “Ideologia de Gênero e Democracia”, ministrado pelo professor Mestre Euzébio Fernandes Carvalho. O minicurso iniciou às 09: 30 e teve seu término às 12:00. Este, contou com a presença de Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana. A bolsista Lorranny Barcelos, não pôde comparecer, mas justificou sua ausência.    
Primeiramente houve a demonstração de um vídeo que negava a ideia de ideologia de gênero. Após esta exposição houve a apresentação dos conceitos de ideologia e gênero. Este primeiro, é um pensamento invertido, ou seja, é uma distorção do pensamento que nasce das contradições sócias ocultas, essa ideia parte da perspectiva marxista.
Gênero é o conceito que possui uma ligação com o movimento feminista, em virtude das mulheres sofrerem uma opressão ao longo da História. O movimento feminista, surge como meio de luta por parte das mulheres em busca de seus direitos. Este, teve duas fases, a primeira na busca do direito pelo voto, ou seja, o sufrágio. A segunda onda ocorreu no final da década de 60, nesta houve a criação do conceito de gênero. Lembrando que o feminismo nasce para deixar as mulheres visíveis. Para entendermos gênero, temos que estudar o seu processo histórico.
 Portanto, o minicurso contribuiu para uma melhor compreensão dos termos de gênero e ideologia, assim auxiliando para que os bolsistas possuam um entendimento melhor sobre os termos, o que ajudará no exército da profissão de docentes.  
Dessa forma, o minicurso se caracterizou positivamente, tanto para o subprojeto do PIBID, como também para a formação acadêmica dos bolsistas, pois contribuiu para que os membros deste adquiri- se informações relevantes sobre a questão de gênero e ideologia. Levando em consideração também, que alguns dos bolsistas estudam essa temática.


Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Carvalho, Isabella de Sá, Nilton Junior, Poliana Alves e Samara Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário