terça-feira, 6 de junho de 2017

086ª Reunião de Formação 10/05/2017

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado: Lorranny C. S. Barcelos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


       No dia 10 de Maio de 2017, ocorreu o encontro do subprojeto PIBID/CAPES na sala do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-diaspóricos (NEAAD). Ele contou com a presença das bolsistas Ana Cristina Alves, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana Santana e do coordenador Euzébio Carvalho. O Nilton Junior desligou do subprojeto e o Ivan de Brito, que já participa como voluntário, será o novo integrante bolsista. As atividades iniciaram ás 8h, com pausa ás 12h, retorno ás 14h e com finalização às 17h.

    No período matutino, construímos uma proposta de pesquisa para ser apresentada no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A partir do questionário construído pelo projeto A cor da cultura, a pesquisa buscará abordar como a Educação Básica no município da Cidade de Goiás discute as diversidades étnicas, sexuais e de gênero na comunidade escolar. Modificaremos esse questionário, pois algumas questões fazem referência apenas à professores e nossa intenção é aplica-lo para toda a comunidade escolar. Fizemos essa demanda total, pois reconhecemos a importância de sabermos a relação de alunos e os demais funcionários com essa temática e não apenas professores, pois só assim teremos condição maior de entender como a determinada escola trabalha a diversidade.

Para coletarmos dados da realidade do município, optamos em aplicar o questionário em todas as instituições de ensino da educação básica do mesmo. Dentre elas, as que trabalham com educação infantil até o Ensino Médio, da rede pública e privada. Decidimos que quem irá responder o questionário da educação infantil, fundamental primeira e segunda fase serão professores, gestores e administrativos e no Ensino Médio também alunos de uma das sala de 3 ano. Para isso, modificaremos o questionário inicial, pensando nas informações que cada grupo respondente pode contribuir. Assim, teremos um primeiro questionário específico para professores, um segundo para gestores, um terceiro para o administrativo e um quarto para os estudantes.

Depois de discutirmos para qual público aplicaremos o questionário e a divisão dos grupos necessária, em conjunto lemos e analisamos cada questão do questionário inicial e fizemos as alterações necessárias para cada grupo respondente. Usamos o fim da manha e o período vespertino para essa atividade.

Nas discussões de cada questão trabalhamos nossa interpretação, onde analisamos o que estava por trás de cada resposta para encontrar a mais adequada para uma ambiente escolar que melhor desenvolve a diversidade. Também aprendemos metodologias para construir um formulário nos deixando mais aptos para próximas demandas, exemplo disso foram as preocupações que devemos ter no enunciado pensando no público respondente, evitar o vício das respostas não deixando a melhor ou pior alternativa sempre na mesma letra, entre outros. Em meio a toda essa atividade discutimos constantemente abordagens possíveis sobre a diversidade na ambiente escolar, desde da sala de aula como plano pedagógico à abordagens com o restante da comunidade escolar, abrindo nossos horizontes para a nossa própria condição de futuras professoras.




Frequência: Ana Cristina Alves, Euzébio Fernandes, Isabella de Sá, Lorranny Barcelos, Poliana Alves e Samara Luciana Santana.

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