quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Relatório da Comissão de Comunicação e Cerimonial do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, subprojeto História
Relações públicas e secretariado: Lorranny Barcelos
Revisão Textual: Maria Cristina Evangelista

O Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que aconteceu entre os dias 29 de setembro à 08 de outubro, contou com os bolsistas do subprojeto PIBID/CAPES como comissão organizadora. Para o melhor desenvolvimento das atividades, nos dividimos nas seguintes comissões: secretaria e financeiro, espaço físico, avaliação e monitoria, transporte e alojamento e comunicação e cerimonial.
        A comissão de comunicação e cerimonial ficou responsável pela divulgação do evento, registro audio-visual de todas as atividades do evento, convite para os cerimonialistas e construção do texto do cerimonial. Na parte da comunicação, construindo uma página do evento, um evento no facebook com a imagem do banner, cartazes para divulgação no whatsapp, publicação sobre o evento no blog do PIBID e antes e durante o evento fazer uma campanha de divulgação por todos os meios de comunicação propostos.
      Foi realizado pela comissão a construção do folder do evento, com a imagem, breve apresentação do evento e programação completa. Em cada atividade colocamos a data e o horário a ser realizado, porém esquecemos de colocar o local de cada atividade, ponto que não deve ser esquecido nas próximas experiências.
      Construímos a página do evento dentro do site do câmpus cora coralina na aba Eventos, constituído de uma apresentação do evento, as orientações e o formulário para a inscrição, os valores de cada modalidade de participante, a programação detalhada, informações sobre hospedagem na cidade e o cartaz do evento. Tivemos dificuldade em ficar editando a página pela demanda de sempre pedir ajuda para os funcionários responsáveis pelo site. Para facilitar esse trabalho nas próximas experiências ressalta a demanda do integrante da comissão de comunicação ter mais independência na edição da página, possibilitando uma edição imediata, sem intermediários.
         Todos os pontos propostos para a campanha da divulgação foram realizados; o evento no facebook, cartazes para divulgação no whatsapp, publicação sobre o evento no blog do PIBID, colagem dos cartazes em pontos da cidade e além desses, o convite a outros câmpus da UEG pelas suas páginas do Facebook. Porém, avaliamos que foi uma divulgação tardia e curta, com a demora da construção da imagem do evento e consequentemente a confecção dos cartazes e folder para a campanha da divulgação. Nas próximas experiências é de extrema importância para a melhor divulgação, o material ficar pronto com mais antecedência. Também avaliamos a importância de fazermos uma carta convite e enviarmos aos vários câmpus da UEG e fortalecer esse vínculo entre câmpus, como com o câmpus de Iporá, que foi feito um movimento que trouxe um ônibus com vários alunos de História para o evento. Os participantes também apontaram a importância de mais presença da comunidade no evento.
Todas as atividades do evento foram fotografadas, com muitas fotos de ótima resolução. As fotos estão em processo de seleção e organização de um acervo desse material que será brevemente postado em albuns destinados a cada atividade na página do facebook do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-diaspóricos.

Em relação ao cerimonial, o texto foi solicitado para o setor de comunicação da reitoria da UEG, para quem enviamos todas as informações do evento e nos respondeu com um texto contendo o cerimonial de cada atividade. Fizemos poucas alterações buscando um texto mais afetuoso e adicionando os avisos. Os cerimonialistas foram convidados, pensando na busca de representatividade de pessoas negras, ponto que contribui para um dos objetivos do evento que é o fortalecimento da identidade do povo negro de Goiás. O texto do cerimonial foi passado para cada cerimonialista e ensaiado antes de cada atividade. Porém, ainda tivemos problemas com dicção em algumas falas e ausência de um cerimonialista, ponto para construirmos estratégias nas próximas experiências.

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