terça-feira, 7 de abril de 2015

34° Reunião de Fornação e Seminário Interno do Pibid (07/04/2015)




Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História 
Relações públicas e secretariado de Abril: Jaqueline Morais e Jessica Soares
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


De acordo com o planejamento, o dia 07 de Abril, seria destinado às apresentações dos trabalho que são realizados pelos pibidianos, esse evento seria intitulado "Seminário do Pibid". Com o objetivo de uma qualificação dos trabalhos, e apresentação das pesquisas desenvolvidas dentro do subprojeto para as professora Josilene Campos e Lídia Ribeiro, que após as apresentações iriam pontuar as pesquisas apresentadas. 

Antes de iniciar as apresentações, de acordo com o que foi proposto no inicio do ano, ouvimos uma música da Fabiana Cozza “Canto das três raças”. E um conto do livro de Reginaldo Prandi “Mitologia dos Orixás". 

Após iniciou-se as apresentações das pesquisas. A primeira pesquisa apresentada foi pela pibidiana Patrícia com o título “Racismo em debate: o caso do whatsaap”. Sua proposta visa trabalhar as questões de racismo que estão presentes nas redes sociais, nesse caso o whatsaap. Desenvolvida através de imagens que torna o negro como fruto de piadas, e por meio dessas perpetuar o racismo. A segunda apresentação a acontecer foi dos pibidianos Jade e Victor intitulado "O retrato da luta negra na música popular brasileira", que trabalha com álbuns de cantores que fazem referência a aspectos cultura afro-brasileira e africana. 

Dando continuidade a atividade os pibidianos Elivan e Késia, apresentaram sua pesquisa  sobre o cabelo afro. Esta pesquisa foi desenvolvido através de uma oficina realizada por todos os pibidianos no colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado. O objetivo dessa oficina foi trabalhar a consciência étnico-racial, a aceitação e liberdade de poder, de usar cabelo da forma que ele é, seja ele crespo, cacheado, liso, etc. Em síntese contribuir para o fim do racismo, e em específico por parte do cabelo. 

A pibidiana Wariane apresentou a pesquisa “Permanências do Racismo Científico: a influência das teorias raciais na sociedade brasileira”. Tal estudo busca compreender como o racismo científico do século XIX, refletiu na sociedade brasileira, e entender no presente ações que sejam reflexo desse pensamento.

No período vespertino, retomamos as atividades, iniciamos com outra música de “Clara Nunes - A deusa dos Orixás”. E também com um conto do livro do Reginaldo Prandi. Demos continuidade, com as apresentações. Jéssica e Mauro apresentou sua pesquisa intitulado “As religiosidades de Matriz Africana nos Espaços Escolares: Uma proposta de ação”. É um trabalho que visa, buscar demonstrar a contribuição das religiosidades de matriz africana e afro-brasileira para a construção da nossa cultura, assim como todas as outras formas de religiosidades, e trabalhar isso como método informativo e não de proselitismo. 

E por última apresentação, as pibidianas Jaqueline e Maria Elisa  apresentaram a pesquisa intitulada "A lei 10.639/2003 e o livro didático “História: Sociedade e Cidadania”“ cujo tema objetiva abordar sobre as representações da população negra no livro didático.



Frequência: Elivan, Jaqueline, Jessica, Maria Elisa, Wariane, Késia, Patrícia, Mauro,Jade, Victor, Euzebio e Maria Cristina na parte da tarde.

Galeria de Fotos

Pibidianos durante apresentação

 

 

Professora Lídia fazendo seus apontamentos

Professora Lídia fazendo seus apontamentos

Kesia e Elivan apresentando



Jade e Victor apresentando

Wariane de F. Machado: A qualificação foi um momento de grande importância para o desenvolvimento de nossas pesquisas. No meu caso, a professora Lídia orientou sobre a organização das ideias e dos objetivos. A professora Josilene abriu os meus olhos para o caminho que eu estava seguindo, que eu deveria organizar melhor as ideias, caso contrário continuaria me perdendo. Além disso, ela deu novas ideias para a pesquisa, como relacionar os casos de racismo no futebol onde os jogadores são chamados de "macaco", como uma ideia de permanência de racismo científico do século XIX. 

Jessica Regina Soares: As apresentações dos trabalhos desenvolvidos ajudou tanto a conhecer o trabalho dos colegas, como no meu caso,  para buscar soluções para as duvidas que se tinha (tem) sobre o trabalho. O trabalho que desenvolvo com o Mauro, necessita de um pouco mais de cuidado ao trabalhar alguns conceitos e ao fazer algumas abordagens, por se tratar de religiosidade. Um dos pontos abordados sobre trabalho foi pela Professora Josilene, que é a respeito do documentário "Atlântico Negro: a rota dos orixás", ela abordou sobre os problemas que poderiam surgir ao trabalhar o documentário em sala de aula. E outro questionamento, seria se o trabalho se encaixava em Matriz Africana ou Afro-brasileira. Enfim, foram questões apontadas para com que através do estudo sobre o assunto as pudessem solucionar.

Elivan Andrade: Como de costume para um seminário com avaliação das atividades, começou já com o nervosismo. Foi um momento, acima de tudo, de qualificação das nossas produções. Contudo, foi um momento muito importante para as nossas produções, sendo que, com as colocações das Professoras Josilene e Lídia (UEG) poderemos melhorar nossas produções. No meu caso, por exemplo, com o trabalho desenvolvido em parceria com Késia, pude me atentar às orientações da Profª Josilene, em buscar uma definição para "cabelo afro". Todas as orientações/avaliações e considerações sobre os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do grupo, foram muito válidas para melhoria na produção.

Maria Elisa Santos: Alguns trabalhos vem sendo desenvolvidos desde o ano passado, e apresentados em vários eventos, estes já tinham uma estrutura definida. Mas alguns ainda estavam bem no começo, E esse foi justamente um dos objetivos do seminário interno do PIBID de História, ajudar de forma positiva estes trabalhos que estavam se iniciando. Para isto, as convidadas que avaliariam os trabalhos Profsª Lídia e  Josilene, iriam além de tudo fazer vários apontamentos sugestões, dizer o que estava bom, ruim, o que ainda faltava nos trabalhos mais maduros, para os que ainda estavam começando daria posições de como realizar os mesmos.
Foi de grande importância e satisfação este nosso evento interno, pois, duas grandes professoras dariam este suporte para nossas pesquisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário