terça-feira, 3 de novembro de 2015

050ª Reunião de Formação + Planejamento da Oficina do Festival de Artes (03/11/2015)

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Outubro: Elivan Silva
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista.


No dia 03 nos reunimos no NEAAD, para mais uma reunião de formação. Realizamos o planejamento da oficina que ministraremos no IFG, durante o XIII Festival de Artes de Goiás, que ocorreu na cidade de Goiás entre os dias 03/11 e 07/11. Desde o início do semestre (com o planejamento 2015/2 e a divisão das atividades) ficou assim definido que participariam dessa oficina os bolsistas Elivan Silva, Maria Elisa Santos e Jaqueline Morais, juntamente com o Professor Euzebio Carvalho, então esses conduziram as atividades, e os outros bolsistas (que entraram recentemente no grupo) aproveitaram para ter contato com a metodologia para se trabalhar música em sala de aula. 
Capa do slide usado na oficina
O título escolhido para a oficina foi "Os corpos (in)decentes do samba: cultura amefricana, história, cultura e educação antirracista", com a qual pretendíamos discutir a história do samba com suas transformações até se tornar o samba que conhecemos hoje; apresentar uma metodologia para se trabalhar músicas em sala de aula e caminhar para as discussões de uma educação antirracista. 

Ficou decidido que cada um dos bolsistas envolvidos com a oficina apresentara uma música trabalhando a metodologia que estudamos. Nessa perspectiva entendemos a música em duas dimensões: Forma (som, gênero, instrumentos) e Conteúdo (letra, tema). Conduzimos a conversa com perguntas, começando pela Forma, dando ênfase à musicalidade: 


Ficou decidido que seriam trabalhadas 3 músicas, uma em cada dia (a oficina sera realizada nos dias 04,05 e 06/11): "Adeus, Batucada" cantada por Ney Matogrosso; "Pelo Telefone" por Donga; e "A Malandragem" por Alcebíades Barcelos. Eles seriam apresentadas e a metodologia seria conduzida, respectivamente por Elivan Silva, Maria Elisa Santos e por último Jaqueline Morais. 

Frequência: Elivan Silva, Maria Elisa Santos, Jaqueline Morais, Daniel Carlos, Isabella de Sá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário