terça-feira, 11 de março de 2014

1ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (11/03/2014): O primeiro encontro do grupo

"Somos pretos e cantaremos nossa cor..." 
Saulo Fernandes. Raiz de todo bem (2013)

Serviço:
Autoria do texto: Euzebio Carvalho


Relato: 

PROGRAMA planejado para a 1ª reunião:

    1.     Boas vindas!!!

    2.     Horário: toda terça, das 14-15h30 das 15h45-17h. Justificativa para o grupo de e-mail (transparência e registro)
   3.     Apresentação do PIBID: da formação de professores/as à atuação na rede básica;

4.     Apresentação (nome, interesses acadêmicos/profissionais, expectativas para o projeto; as africanidades brasileiras e minha biografia;
a.     Currículo lattes de tod@s @s bolsistas;
b.     Identificação: camisetas para usar nas escolas e na unidade, durante as ações do projeto;
c.      Apresentação da equipe aos gestores da unidade;

5.     Apresentação sobre o trabalho em grupo;

6.     Participação ativa em eventos;

7.     Definir uma problemática de investigação individuais à partir dos objetivos do projeto (pesquisa; projeto de TCC; TCC)

8.     Apresentação do projeto: Educação para as Relações Étnico-Raciais: as africanidades brasileiras na sala de aula;




    9.     Metodologia de trabalho:
     a.     Reunião de formação: Coletivo de Estudo e Pesquisa
     b.     Expressão e comunicação do bolsistas;
     c.      Registro individual no Diário de Campo;
                                                    i.     Elaboração das regras de convivência:
1.     Assiduidade, envolvimento e compromisso com a formação (projeto e universidade), lealdade ao grupo, ética no exercício e nas relações profissionais, colaboração e co-criação, cuidado responsável e positivo com a escola e com a imagem do Outro;
d.     Relatoria das reuniões: fazer o registro presencial da reunião
e.     Devolutiva pública: divulgação das informações: Blog
f.       Relatoria e Relações públicas (fazer a escala mensal por sorteio)
                                                    i.     Março:
                                                  ii.     Abril:
                                                 iii.     Maio:
                                                 iv.     Junho:
                                                   v.     Agosto:
                                                 vi.     Setembro:
                                               vii.     Outubro:
                                              viii.     Novembro:
                                                 ix.     Dezembro:
g.      Atuação nas escolas:
                                                    i.     Máximo duas pessoas para acompanhar um ano em específico, ao longo do ano à distribuir as duplas por ano;
                                                  ii.     Papel do pibidiano na escola e o perfil do projeto (não é estagiário, é bolsista de um projeto com objetivos específicos e metas a serem alcançadas)

10.  Material de formação: programa de leituras à A Cor da Cultura


Um comentário:

  1. Olá! Esse foi o programa seguido em nossa primeira reunião do Coletivo de Estudo e Pesquisa, associado ao subprojeto de História PIBID. Ele aconteceu no laboratório de História da UEG/UnU Goiás, na tarde do dia 11/03.

    ResponderExcluir