terça-feira, 18 de março de 2014

2ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (18/03/2014): definindo os procedimentos de trabalho

Autoria do texto: Euzebio Carvalho

Obs: a cor vermelha refere-se às deliberações encaminhadas na reunião


PROGRAMA DA REUNIÃO 

http://www.acordacultura.org.br/kit



I. Abertura



Audição do cd “Gonguê: a herança africana que construiu a música brasileira” do projeto “A cor da cultura”: Faixa 2 “Apresentação dos instrumentos de vime”(Caxixi e Chiquitsi ou Caembe)


Clicando no link (no final da página: na "Sala de Música"), vc pode baixar todas as faixas do cd, mais o livreto.


 

II. Apresentação


a. Currículo lattes de tod@s @s bolsistas: terminar até dia 01/04 (marcamos que no dia 25/04, as 9h, estaremos no laboratório de informática da unidade para atualizarmos nosso lattes) Foi pedido aos alunos que encaminhassem por e-mail uma breve apresentação institucional com imagem. Essa foi a tarefa de casa;

b. Identificação: camisetas para usar nas escolas e na unidade, durante as ações do projeto: fizemos o esboço do desenho e decidimos sobre as características e informações de nossa camiseta;

c. Apresentação da equipe aos gestores da unidade; ainda não foi feito

Audição do cd “Gonguê: a herança africana que construiu a música brasileira” do projeto “A cor da cultura”: Faixa 3 “Apresentação dos instrumentos de couro” (alfaia e pandeirão)



III. Metodologia de trabalho

a. Reunião de formação: Coletivo de Estudo e Pesquisa

b. Objetivo: desenvolver a expressão e comunicação (escrita e oral) dos bolsistas;

c. Registro individual no Diário de Campo;

i. Elaboração das regras de convivência: assiduidade, envolvimento e compromisso com a formação (projeto e universidade), lealdade ao grupo, ética no exercício e nas relações profissionais, colaboração e co-criação, cuidado responsável e positivo com a escola e com a imagem do Outro; depois que apresentei esses valores e práticas, cada integrante do grupo apresentou características ou comportamentos que, em sua opinião, atrapalhariam o trabalho em grupo e que precisariam constar nas regras de convivência;

Audição do cd “Gonguê: a herança africana que construiu a música brasileira” do projeto “A cor da cultura”: Faixa 4 “Apresentação dos instrumentos de madeira” (Xequerê e Marimba) 

d. Relatoria das reuniões: deverá fazer o registro presencial de toda reunião, escrito e fotográfico, nas unidade e na escola-campo;

e. Relações públicas: responsável pela divulgação das informações: Blog, lista e face

f. Por sorteio, ficou definida a seguinte escala mensal para Relatoria e Relações Públicas do grupo




i. Abril: Késia (sec) & Jéssica (rel.) 
ii. Maio: Wariane (sec) & Maria Elisa (rel.)
iii. Junho: Letícia (sec.) & Mauro (rel.) 
iv. Agosto: Nayara (sec.) & Fábio (rel.) 
v. Setembro: Maria Elisa (sec) & Jaqueline (rel.)
vi. Outubro: Jessica (sec) & Késia (rel.)
vii. Novembro: Mauro (sec.) & Wariane (rel)
viii. Dezembro: Fábio (sec.) & Letícia (rel.)




Audição do cd “Gonguê: a herança africana que construiu a música brasileira” do projeto “A cor da cultura”: Faixa 5 “Apresentação dos instrumentos de metal” (Reco-reco, Ganzá e Agogô)

g. Atuação nas escolas:

i. Máximo duas pessoas por ano. Cada dupla acompanhará uma turma, ao longo de todo o ano. a profa. Maria Cristina apresentou alterações no horário para concentrar um maior número de aulas de história na terça-feira;

ii. Diferença entre estágio e PIBID: terça PIBID (observação e análise das relações étnico-raciais na sala de aula e nos outros espaços escolares; depois faremos as intervenções (além das aulas de historia); nos outros dias realizaremos o estágio; por hora, decidimos que as duplas revezarão na observação e na monitoria do professor regente. Na observação, o bolsista deverá registrar no cadernos os mais diferentes elementos que remetem no espaço da aula de história, às relações étnico-raciais. Enquanto isso, na monitoria, o bolsista buscará complementar o tema da aula trabalhada pelo professor regente com conteúdos e informações relativas à História e Cultura Afro-Brasileira. Para isso, combinamos que é preciso fazer a observação atenta e sempre atualizada dos conteúdos das aulas do professor (antes que ela aconteça). Decidimos também que o bolsista deve me procurar para fazer a orientação sobre esse conteúdo;

iii. Papel do pibidiano na escola e o perfil do projeto (não é estagiário, é bolsista de um projeto com objetivos específicos e metas a serem alcançadas); Cada carga horária será trabalhada separadamente.
 

  
 IV. Material de formação

O programa de leituras será definido posteriormente. Para acessar ao material, visite o sítio do projeto A Cor da Cultura




V. Tarefas no espaço virtual

a) Fazer um e-mail de apresentação pessoal com foto e enviar para o grupo <pibidhistoria_ueg_go@googlegroups.com> Até o dia 24/03;

b) Visitar o ambiente virtual do grupo em "pibidhistoria_ueg_go" no googlegroups;

c) Visitar o blog "Afro-Educação em Goiás" e ler os comentários dos colegas;

d) Postar a apresentação pessoal no blog (com foto); Decidimos que eu recolherei todas as apresentações (que deverão ser enviadas por e-mail para o pibidhistoria_ueg_go@googlegroups.com) e farei um post único.


VI. Demais observações gerais

a) Orientações sobre a impossibilidade de acúmulo da bolsa PIBID com outras bolsas institucionais (extensão, monitoria, pró-licenciatura, permanência, iniciação-científica etc). Cada bolsista deve se manifestar sobre isso;

b)  Orientações sobre a necessidade da realização de comentários nas postagens do blog;

c) Socialização do calendário de eventos regionais de 2014, via google.docs;

d) Trabalhamos na discussão e elaboração da nossa regra de convivência em grupo, a ser socializada e posteriormente, publicada no blog;
  • Compromisso com o grupo;
  • Contato harmonioso, além dos espaços de trabalho e reuniões; amizade;
  • Profissionalismo e ética nas relações interpessoais e institucionais relativas ao projeto; transparência nas relações em grupo;
  • Colaboração, lealdade, confiança;
  • Expor, compartilhar as ideias e saber ouvir; garantir o direito à fala do colega;
  • Críticas construtivas; interferir de forma construtiva;
  • Confiança na competência do grupo e na deliberação das atividades;
  • Confiança e deliberação;
  • Respeitar as diferenças e ajudar; auxílio aos colegas; identificar as diferenças, dificuldades;
  • Pontualidade e compromisso;
  • Respeito aos outros e suas ideias;

e) Definimos as duplas que ficarão nas salas de aula. Cada dupla acompanhará apenas um ano da seguinte maneira:
  • Letícia e Késia atuarão no 6º ano, sob orientação da profa. Maria Xavier;
  • Jéssica e Mauro atuarão no 7º ano, sob orientação da profa. Maria Xavier;
  • Maria Elisa, Jaqueline e Nayara atuarão no 8º ano, sob orientação da profa. Eliane; 
  • Fábio e Wariane atuarão no 9º ano, sob orientação da profa. Eliane;

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