terça-feira, 13 de maio de 2014

10º REUNIÃO DE FORMAÇÃO (13/05/2014)

Serviço:
Autoria do texto e das imagens: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de maio: Maria Elisa e Wariane
Revisão textual: Maria Cristina


No período da manhã cada grupo trabalhou conforme o conteúdo desenvolvido em  suas respectivas salas. As alunas responsáveis pelo 8° ano, Jaqueline, Maria Elisa e Nayara auxiliaram os alunos na conclusão de uma atividade. No 9º ano, os alunos Fábio e Wariane passaram o filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, a pedido da professora Eliane. Os alunos se mostraram muito interessados, e ficou para a próxima aula a elaboração de uma atividade sobre o mesmo. Jéssica e Mauro, responsáveis pelo 7º ano, trabalharam, a pedido da professora Maria Xavier um vídeo da África, tratando de temas como a fome e a falta de água em parte daquele continente. O objetivo da professora era de conscientizá-los do desperdício de alimentos que existem em nosso planeta. Por fim, no 6º ano, Letícia e Késia usaram o jogo da batata quente para revisar o conteúdo com os alunos.


África
À tarde nos reunimos as 14h, na UEG. Iniciamos com um breve relato dos trabalhos realizados no período matutino no Colégio Estadual Dr. Albion. O professor Euzébio enfatizou a importância de termos disciplina com os horários, para assim evitarmos possíveis transtornos em nossas atividades, foi nos repassado a importância de participarmos de eventos culturais, como o FICA  para assim adquirirmos capital cultural. Foi orientado que cada bolsista deve participar de um mini curso, nos dias 29 e 30 de maio. Além disso, ficou decidido que vamos trabalhar com o vídeo da Vitória Santa Cruz, e falar um pouco do nosso projeto para as pessoas durante o evento. 


Racismo não
A professora Maria Cristina levou dois textos para trabalharmos sobre identidade étnico-racial, que é muito importante para enfrentarmos o racismo. Notamos que o primeiro texto que começamos a ler, não seria muito produtivo, então decidimos prosseguir com o próximo texto, pra facilitar a nossa compreensão. Apos a leitura abordamos uma questão muito importante, o chamado “racismo invertido” ou “racismo negro”. Não podemos dizer teoricamente que ele exista devido que a base do racismo são as relações de poder, os negros foram historicamente excluídos. O racismo funciona daquele que historicamente detêm o poder, para aquele que não o detêm .  Após a reunião, os alunos utilizaram o tempo restante para comentar o blog e atualizar o Diário de Campo, no final dos trabalhos o coordenador  recolheu o mesmo para correções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário