terça-feira, 1 de abril de 2014

1ª VISITA À ESCOLA-CAMPO (01/04/2014): Colégio Albion

Serviço:

Autoria do texto e das imagens: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de abril: Jéssica Regina Soares e Késia Cordeiro de Faria
Revisão textual: Euzebio Carvalho

Col. Estadual de Tempo Integral Albion Curado
Relato:

Na ultima terça, dia 01 de Abril de 2014, fomos conhecer o Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Albion de Castro Curado, onde desenvolveremos as ações de nosso subprojeto de História do PIBID. As expectativas quanto a esta visita tinham sido grandes e foram todas superadas, pois toda a equipe do Colégio foi muito receptiva conosco.
Assim se expressou a bolsista Késia, no relato feito em seu Diário de Campo sobre essa atividade:
De início, a minha preocupação com o primeiro contato com uma sala de aula estava me incomodando, mas logo com os conselhos e orientações do professor me senti bem melhor (FARIA, 2014, p.8)
Durante a visita, houve o conhecimento dos espaços físicos da escola, momento em que fomos apresentados à equipe gestora, alguns professores e aos alunos. Também conhecemos os projetos que eles realizam junto aos alunos e a comunidade. 

Histórico da criação e funcionamento

Frente do Colégio
O colégio Estadual Dr Albion de Castro Curado está situado na avenida Goiás, no distrito de Davidópolis (Bacalhau), da cidade de Goiás. Foi fundado em 26 de Abril de 1993, conforme a lei da criação nº 12.654/93, autorizada pela resolução nº 053 de 01 de Fevereiro de 1994.
A escola foi criada por meio de reivindicação da população junto a irmã Revy. Tal instituição era de suma importância para eles, pois contavam apenas com o ensino fundamental.
Em 1º de Janeiro de 2002, a Secretaria Estadual de Educação implantou o curso do ensino médio, acolhendo mais 39 alunos no 1º ano do ensino médio. Gradativamente, implantou-se o 2º e 3º anos do ensino médio. No ano de 2010, de acordo com a portaria nº 7417/09, o colégio passa a funcionar como Escola de tempo integral do 6º ao 9º ano.

Segundo a bibliotecária da escola, Maria Henriqueta: "a escola foi construída em um terreno doado por João Demétrio, com condição de que o próprio construía a instituição. Por sua vez a irmã Revi era uma mulher cariosa que ajudava aos pobres, que juntando forças com a população local, lutou pela criação da escola. Entretanto o nome da escola foi dado a homenagem ao Dr’  Albion, Esta homenagem se deu graças a interesses políticos." 

Projetos Pedagógicos


Material do Projeto
Encontro com o Autor
A escola trabalha com projetos o ano inteiro voltado para diversos pontos desde datas comemorativas até a ocupação com o melhor desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo dos projetos desenvolvidos é trazer a comunidade e os alunos para um lugar que os façam se sentirem integrados ao ambiente escolar. Apresentamos, em seguida, algumas ações da comunidade escolar: 
  • "Cuidado da nossa Saúde e da Saúde do Planeta": o projeto ocorre o ano inteiro com o intuito de conscientizar em relação à educação e tratar bem o ambiente;
  •  "Projeto Cerrado Bacalhau Goiás": realizado o ano inteiro com parceria com a biblioteca, promove uma revalorização do cerrado goiano, bem como conscientizar os alunos que a região do Bacalhau faz parte da cidade de Goiás, visto que a população em geral tende a tratar como se não o fosse;
  • "Paz é a gente que faz": realizado o ano inteiro para a conscientização da não violência, a relação do respeito ao próximo, pela necessidade e pelas coisas as quais eles englobam;
  • "Aniversário do colégio Albion": organizado o mês inteiro e realizado no dia 25 de Abril (sexta-feira);
  •  "Dia das Mães": organizado e realizado no dia 09 de Maio (sexta-feira) com café da manhã, oficinas para confeccionar presentes e cartazes;
  • "Simulados": provas objetivas, realizadas no dia 3/4/5 de Junho e 25/26/27 de Novembro;
  • "Dia dos pais": 08 de Agosto (sexta-feira) organizar, futebol, festas e outros;
  • "Dia do estudante": 11 de Agosto, gincanas com brincadeiras, passeio e outros.
  • "Foldrilha": folclore misturado com quadrilha de 01 a 29 de Agosto;
  • "Semana Pedagógica e Jogos Matemáticos": realizado no mês de setembro com criação de jogos e estimular a questão da dificuldade em relação ao desenvolvimento junto à matemática...
  • "Olimpíadas Colégio Albion": de 01 de outubro a 21 de novembro - é uma semana de jogos, onde ocorrerá a competição entre as salas em diversas modalidades;
  • "Encontro com o Autor": tem como objetivo estimular o hábito da leitura e a criatividade dos alunos, por meio da reflexão e ilustração dos poemas. Os alunos tem a oportunidade de conhecer vários escritores, valorizando a produção literária goiana;
  • "Projeto Conhecendo Nosso Distrito": o colégio situa-se no distrito de Davidópolis, onde ocorre o desenvolvimento de trabalhos no setor para a valorização.

Alguns espaços da Escola

Laboratório de Informatica 
A escola também conta com um laboratório de informática equipado com Internet e Wi-Fi. Os alunos podem ter todo o contato com esses equipamentos, para pesquisas e atividades, servindo à sua inclusão digital. O laboratório é utilizado por projetos como o Mais Educação.


Biblioteca 
A biblioteca conta com um acervo em diversos ramos (literatura, história de Goiás, Contos entre outros) com acesso para alunos e funcionários. Alguns dos projetos desenvolvidos pela escola tem a biblioteca como protagonista e realizadora. Para além deles, há também a confecção de máscaras que remetem à cultura afro-brasileira. Outro exemplo de ação educativa é a realização do Caderno sobre a História de Goiás. Todas essas iniciativas contam com o protagonismo da bibliotecária, Maria Henriqueta, que está no exercício dessa função há dez anos.

Brinquedoteca 
Segundo a professora Lauryanne Aparecida, Coordenadora do Mais Educação no período vespertino, no qual são trabalhadas as oficinas de português e matemática. Nesse período são utilizadas as salas de mídias e brinquedoteca. No matutino é professora também de apoio especial a alunos.
A brinquedoteca foi criada buscando favorecer a aprendizagem dos alunos. É trabalhada a leitura, principalmente com o uso das literaturas. Para que a leitura se torne agradável, o espaço foi muito bem pensado, possibilitando conforto e tranquilidade para os alunos. Além de chamar a atenção dos menores, a brinquedoteca também auxilia no desenvolvimento da leitura e do raciocínio lógico. Lá são utilizados vários jogos que contribuem com a aprendizagem dos alunos, principalmente nas áreas da matemática, história e língua portuguesa. Na Brinquedoteca há computadores adaptados para os alunos com necessidades especiais.

Entrevista com Funcionários da Escola

Cartaz exposto no Colégio 
Durante a visita na escola foram realizadas entrevistas com o objetivo de compreender aspectos, métodos e outros projetos além de conhecer e identificar os diferentes trabalhadores da escola.

Uma das entrevistadas foi a professora de apoio Lázara Maria. Em seu breve depoimento, disse-nos que o Colégio Estadual Doutor Albion de Castro Curado possui uma estrutura muito boa, que é um local muito bom para se trabalhar “é como se fosse uma família”, referindo-se ao acolhimento que existe entre os funcionários. Para ela, o que mais chama a sua atenção é que os alunos adoram a escola: “a vida deles é aqui”, diz ela. "Frequentemente os alunos são premiados. São alunos bons e, acima de tudo, eles sentem um carinho muito grande pelos professores. Além disso, o Colégio Albion transmite uma grande tranquilidade para os pais e responsáveis, pois a maior parte deles trabalham fora, e tem a certeza de que seus filhos estão em um local seguro, onde recebem uma boa alimentação e, acima de tudo, recebe um grande conhecimento, que só vem a beneficia-los".

Lázara é professora de apoio, a mais ou menos, um ano. Ela é responsável por cuidar de uma aluna que está cursando o 9° ano. Ela nos relatou que sua aluna está se desenvolvendo muito bem. Beatriz não sabia ler e nem a escrever, e hoje graças ao trabalho realizado pela professora ela já lê e escreve bem. “É uma vitória, não só para mim, mas como também para toda a escola”. Lazará deixou evidente que Ana Beatriz tem condições de chegar até a faculdade e se formar, “mas na sua limitação”. E essa é a importância do seu trabalho, pois ela está ao lado da aluna em todos os momentos. Dessa forma, ela pode auxiliá-la nas suas dúvidas e dificuldades, trazendo de forma mais clara aquilo que a aluna não conseguiu acompanhar. " 
  
Projeto realizado no
Colégio 
Outra entrevista foi concedida pela secretária do colégio Simone. Segundo ela, o colégio Albion é a única escola existente no Bairro. Já se tentou várias vezes fechá-lo e a comunidade, juntamente com a gestão da escola, lutaram para não fechar. A escola, mesmo tendo poucos alunos, possui uma importância muito grande para o bairro. Foi necessária que a comunidade se mobilizasse para conseguir construí-la. Nesse momento, foi muito importante a participação da irmã Revi. Antes a escola era de placa. Bem depois é que ela foi feita do modelo atual, em alvenaria. Isso foi um fruto da articulação da comunidade para com a escola. Tudo era diferente. Aos poucos conquistamos as coisas até chegar ao ponto atual. 

A escola já passou por trancos e barrancos. Antes possuía muitos alunos. Do período inicial ao ensino médio, chegou a ter quase 400 alunos. Depois que a localidade da escola se tornou distrito, perdeu muitos alunos. Teve também uma época de fase difícil em relação a questão da gestão escolar onde os funcionários escolheram o diretor. Na ocasião, a comunidade ficou insatisfeita e começou a transferir seus alunos. Assim que a atual diretora assumiu a gestão, ela começou a fazer um trabalho junto à comunidade para resgatar os alunos para a escola. Nesse momento, voltou a aumentar a quantidade de alunos, mesmo tendo poucos ainda. Isso significa que a credibilidade da escola voltou a crescer junto à comunidade. Por ser distrito, a escola é diferenciada, o que lhe garante um número de alunos diferenciado das demais. Por esse lado, ela se apresenta como uma das melhores escolas da cidade pois garante um melhor acompanhamento do aluno por parte dos professores. 

Os alunos são pessoas humildes, crianças da região circunvizinha. O grande problema é a desistência. Os pais não acompanham os filhos na escola, então a questão é a falta de alunos. Aqui não possuímos problemas com agressividade, brigas e ameaças entre os alunos. Isso é muito raro na escola, então é um local tranquilo, bom de se trabalhar. A questão passa pela falta de apoio familiar. As atividades desenvolvidas em sala que deveriam ter continuidade em casa, mas não tem, sendo somente na sala de aula mesmo com os professores da escola.

Considerações finais

Tendo em vista tudo o que foi exposto aqui, e todo o dialogo já ocorrido entre os bolsistas pibidianos do subprojeto de História da UEG/UnU Goiás, consideramos que a visita ao Colégio Estadual de Tempo Integral Albion de Castro Curado foi muito produtiva. Observamos muitas coisas e ficamos animados com as possibilidades de trabalho que o futuro nos reserva. Esperamos que as atividades na escola sejam importante para a nossa formação de professores de história, mas também que importem e contribuam para a comunidade escolar.



COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL DR. ALBION DE CASTRO CURADO

Gestão atual
Diretora: Maria Cristina Evangelista
Secretaria: Simone Bastos Brito Garcia
Gerente de merenda: Maria de Lourdes Socrates do Nascimento
Cooperadores pedagógicos:
Alessandra Reis da S. Borges Teixeira
Lidiane Rosa da Costa Neto

Funcionários de Apoio, administrativos e professores:
Meire Borges do Nascimento
Hellen Araujo Queiroz
Silvana da Silva Almeida
Noemi Godoy
Domingos Gomes do Carmo Filho
Gladison de Castro
Benedito Ferreira Pinto
Angela Batista de Sousa
Liliana de Almeida Pereira
Livia Silveira Dias
Galdina Bispo
Joseana Gomes do Carmo
Lídia Silvia Artiaga Povoa
Lauryanne A. C. Fonseca
Lidiane dos Anjos
Herika Giselle
César Eduardo
Gilda Barbosa
Dorismar Pereira
Eliane Eterna
Divina Pinheiro
Rosana Valadão
Lazara M. Lucas
Vinicius M. de Santos
Maria Henriqueta
Maria Xavier


Frequência nas atividades:
?????????????????????????????????????????????????????????????????. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário