terça-feira, 29 de abril de 2014

8ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (29/04/2014)

Serviço:
Autoria do texto: equipe Subprojeto História (PIBID/UEG/Goiás)
Relações públicas e secretariado de abril: Jéssica Regina Soares e Késia Cordeiro de Faria
Revisão textual: Euzebio Carvalho


Relato:

No dia  29 de Abril, no período da manhã, fomos dar continuidade ao nosso projeto do PIBID, no colégio Albion. Cada dupla ou grupo se dirigia a sua sala no momento estipulado. 

"Após sairmos da sala, nos reunimos na biblioteca da escola onde nos foi passado um problema ocorrido na escola, onde uma aluna se sentiu ofendida em sua diferença. Pensamos em uma forma de intervir nessa situação. [...]  E que fosse realizado posteriormente em evento no colégio para tratar das diferenças existentes em nossa sociedade, principalmente do cabelo que faz parte da nossa identidade. Também fizemos uma pesquisa buscando imagens de celebridades, com cabelos afro, para mostrar aos alunos e alunas que não precisamos seguir os padrões que a sociedade nos impõe", relatou uma bolsista em seu Diário de Campo (MACHADO, 2014, p.22).

Às 14:00 horas, nos reunimos na UEG. Começamos comentando sobre a reunião passada. O professor Euzebio estava curioso para saber como foi nosso desempenho em sua ausência. A supervisora do subprojeto, a profa. Maria Cristina, supervisora do projeto  "elogiou todo o grupo pelo bom trabalho que estamos realizando na escola", registrou outro pibidiano (MOTA JÚNIOR, 2014, p.21). 

Ela nos relatou uma situação que teria acontecido no dia anterior. No plantão escolar, uma criança teria sido vítima de discriminação, por ter o cabelo crespo. Diante dessa situação, decidimos que seria necessário planejar uma ação pontual do grupo no Colégio. Começamos a planejar então várias intervenções para discutir a questão da diversidade étnico-racial, a partir dos cabelos e da forma como nos relacionamos com o nosso corpo. O objetivo principal da ação foi desenvolver entre as crianças e jovens, o respeito aos diferentes tipos de cabelos. Para isso, é necessário problematizar os padrões hegemônicos de beleza que são construídos nos meios de comunicação. Queríamos também apresentar aos alunos e alunas outras alternativas fáceis e baratas para cuidar do cabelo e achá-lo atraente, sem precisar alisá-lo. 

A professora Lídia, que também estava presente na reunião, disponibilizou-se a contribuir com o trabalho por meio de uma palestra onde falaria de suas experiências no trato de seu cabelo. Dessa forma, para a próxima terça, planejamos trabalhar a música Respeitem meus cabelos,  Brancos, de autoria de Chico César. Esse cantor negro paraibano, fez muito sucesso na década de 90. Atualmente é secretário da cultura em seu estado natal.

Depois de ouvirmos a música, passamos a discutir os procedimentos metodológicos para o uso de música na sala de aula. O primeiro passo é considerar as características elementares da linguagem musical. Depois, discutimos a letra e analisamos os sentidos construídos. 

Ao final da reunião, discutimos sobre o fato ocorrido com Daniel Alves, jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira, em que sofreu um ataque racista durante um jogo. Um homem jogou no campo, próximo a ele, uma banana. Irritado, o jogador pegou a banana e comeu. Discutimos a respeito da sua atitude, bem como da repercussão nas redes sociais. O grupo decidiu se posicionar a respeito e divulgou uma foto com a hashtag #bananapraracistacomer em oposição àquela que foi circulada por várias celebridades brasileiras #somostodosmacacos.


Equipe do Subprojeto História (PIBID/UEG/Goiás)





Frequência nas atividades:
Nayara faltou às atividades dos dois períodos


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