Serviço:
Autoria do texto: equipe Subprojeto História (PIBID/UEG/Goiás)
Relações públicas e secretariado de abril: Jéssica Regina Soares e Késia Cordeiro de Faria
Revisão textual: Euzebio Carvalho
Relato:
No dia 22 de Abril, às 07:00 horas da manhã, fomos para a escola Albion. Não tivemos a presença do professor Euzébio, pois estava participando em reunião do GT de EStágio, na PrG/UEG, em Anápolis.
Nesse dia, fomos acompanhados somente pela professora Maria Cristina. Foi uma experiência boa e tranquila.
Autoria do texto: equipe Subprojeto História (PIBID/UEG/Goiás)
Relações públicas e secretariado de abril: Jéssica Regina Soares e Késia Cordeiro de Faria
Revisão textual: Euzebio Carvalho
Relato:
No dia 22 de Abril, às 07:00 horas da manhã, fomos para a escola Albion. Não tivemos a presença do professor Euzébio, pois estava participando em reunião do GT de EStágio, na PrG/UEG, em Anápolis.
Nesse dia, fomos acompanhados somente pela professora Maria Cristina. Foi uma experiência boa e tranquila.
As 14:00 horas, participamos da Reunião de formação na UEG. Tivemos a boa surpresa da presença da Lídia
participando pela primeira vez da reunião e contribuindo muito com o nosso aprendizado.
Fizemos uma breve avaliação das atividades realizadas na escola no período matutino. Ouvimos alguns relatos de experiências em sala de aula dos pibidianos. A professora Maria Cristina e alguns bolsistas expressaram dificuldades com relação ao manuseio do blog.
Fizemos uma breve avaliação das atividades realizadas na escola no período matutino. Ouvimos alguns relatos de experiências em sala de aula dos pibidianos. A professora Maria Cristina e alguns bolsistas expressaram dificuldades com relação ao manuseio do blog.
No encontro, foi trabalhado o "Porque ensinar relações étnico-raciais e história da africa nas salas de aula?", de autoria de Ensaios de Gênero. originalmente publicado no blog
Durante a leitura e discussão do texto foram abordadas as seguintes questões:
- Várias leis foram criadas para tentar corrigir erros passados;
- As leis racistas no Brasil: lei que proibia pessoas com doenças contagiosas, moléstias, pretos ou escravos forros de frequentar a escola.
- Historicamente, a sociedade brasileira se construiu racista. É obrigatório o ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas. Entretanto, não há uma matéria especifica nas escolas para este ensino
Trabalho produtivo que levou também a pensar a respeito das cotas, todo o preconceito envolvido no assunto, suas vantagens e desvantagens e também sobre as riquezas culturais do Brasil que estão relacionadas a Africa.
Frequência nas atividades:
No período matutino, estiveram presentes Késia, Jessica,
Letícia, Jaqueline, Wariane, Nayara. Estiveram presentes no período vespertino: Késia, Jessica,
Letícia, Jaqueline, Mauro, Nayara e Wariane. O Mauro faltou apenas às atividades da manhã. Maria Elisa e Fábio não estiveram presentes durante todo o dia, mas justificaram sua ausência.
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