terça-feira, 3 de março de 2015

29ª REUNIÃO DE FORMAÇÃO (03/03/15)

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História 
Relações públicas e secretariado de Fevereiro: Elivan Andrade e Wariane Faria
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


Reunião 03 de março, iniciada as 09:00 horas no CEPEDOM. Foram apresentados os dois novos bolsistas: Patrícia e Victor. Para que eles conhecessem um pouco mais os trabalhos desenvolvidos no PIBID, cada dupla apresentou o tema e a pesquisa que estava desenvolvendo no projeto.
Foi discutida a importância de dominarmos bem a Lei nº 10.639/2003, para que assim pudéssemos utilizá-la para justificar e defender nosso trabalho. Não apenas como professores, mas como cidadãos. Em seguida, ouvimos a música de Zé Ramalho e Lula Cortez, Canto a terra. E seguida analisamos sua parte instrumental e  textual.
Assistimos um episódio de Livros Animados, do projeto A Cor da Cultura, chamado Os Ibejis e o Carnaval. Ibejis é um nome africano para gêmeos. Resumidamente, o episódio reforça três pontos importantes da História e Cultura Africana: a oralidade, a ancestralidade e a memória. Um aspecto importante relacionado ao carnaval, que é abordado no episódio, é a importância da porta-bandeira e do mestre-sala. A bandeira representa a vida dos ancestrais da escola, quando ela é rodada durante o desfile, espalha energias para aqueles que estão assistindo. Interessante como tudo tem um sentido, faz parte de um ritual, mesmo que não tenhamos consciência disso.
Voltamos a nos reunir as 14:00 horas. Os novos bolsistas fizeram uma apresentação pessoal. Em seguida ouvimos e realizamos interpretação da letra da música de Gonzaguinha Africaseaméricas. Foi ressaltado pelo prof. Euzebio a importância de se explorar as características instrumentais ao trabalhar com músicas na sala de aula. Além de trabalhar o contexto social no qual a música foi produzida. 
Em seguida, preparamos e ensaiamos para a apresentação na roda de conversa sobre os Projetos de Extenção no dia 05 de março, na Calourada Unificada, que acontecerá no Museu das Bandeiras.

Galeria de Fotos

Wariane, Mauro, Victor, Patrícia, Jaqueline, Késia e Euzebio. 


Jessica, Wariane, Jade, Victor, Patrícia, Euzebio, Jaqueline e Elivan.

Frequência:
Elivan, Jaqueline, Késia, Maria Elisa, Jéssica, Mauro, Victor, Patrícia, Jade e Wariane. (Obs.: Devido a uma reunião no Museu das Bandeiras, os alunos Elivan e Jade saíram mais cedo da reunião).  
  



Wariane de F. Machado: Foi um dia tranquilo de trabalho! A presença dos novos bolsistas nos deixou animados, deu uma nova cara ao subprojeto. Quanto ao episódio de Livros Animados que assistimos, foi importante para mostrar que existem muitos elementos da história e cultura africana e afro-brasileira presentes em nosso dia-a-dia, e que não conhecemos. Diante disso, não nos damos conta de seus significados e de sua origem, como no caso do carnaval. 

Jessica Regina Soares:  A recepção ao novos colegas, trouxe ao trabalho um novo ambiente. O trabalho com as músicas foi excelente, e quanto ao episódio sobre os Ibejis, foi muito interessante. Os termos oralidade e ancestralidade representam muito na Cultura Afro-brasileira e Africana, principalmente nas religiões. O respeito aos ancestrais que esses povos cultuam é muito bonito, e a forma como tratam o dialogo, a conversa, a forma de se relacionar é outra característica muito instigante. Estar em contato com essa Cultura também traz outras formas de aprendizado, que possibilita respeito, um novo jeito de ver as coisas e valorizar muito a oportunidade de conhecer tudo isso. 

Elivan Andrade: Foi um dia empolgante, do ponto de vista do integrante de um grupo. Empolgante pela entrada de dois novos integrantes no grupo, a Patrícia e o Victor, que são calouros do curso de História. Ainda mais empolgante pelo fato de que o Victor não entra como bolsista, mas como voluntário. A ideia de termos um voluntário no grupo traz uma nova visão para o nosso grupo: não são "apenas pessoas que recebem para estarem ali", o grupo é formado por pessoas que se interessam pela área, pelos assuntos, inclusive, pessoas que não ganham nada em troca (e digo isso no sentido do dinheiro, já que ganhamos muito mais que os 400 reais da bolsa estando no PIBID). Espero que os dois novos integrantes possam interagir bastante com o grupo e que sejam ativos nas atividades, e também espero poder ajudar no que me for possível.

Maria Elisa Santos: Recebemos dois integrantes que muito vai contribuir para nosso projeto, um desses integrantes é voluntário. Quando relatado que nosso projeto receberia um voluntário ficamos muito felizes, pois percebemos que os alunos não estão ali só interessados no remuneração em dinheiro, mas também pelo conhecimento que iram agregar para si. A reunião desse dia, além da recepção aos novos participantes, tivemos uma ótima discussão com referência as legislações que são importantes para a defesa do trabalhos que desenvolvemos no PIBID. 




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