Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Fevereiro: Elivan Andrade e Wariane Machado
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista
Capa do livro "Mitologia dos Orixás |
Dia 24/03, reunidos no CEPEDOM (Centro de Pesquisa, Documentação e Memória da UEG) para planejamento e formação do SubProjeto PIBID.
Como planejado para esse ano, o encontro iniciou com a leitura de um conto e uma música relacionada ao tema dos nossos trabalhos. O conto do dia foi "Exú promove uma guerra em família", seguindo o enredo do orixá, do qual pudemos observar algumas características de Exú: astuto, engenhoso e inteligente.
Em seguida, ouvimos uma música "Adiemus" escolhida por Mauro (a proposta para este ano é que os bolsistas apresentarão uma música por encontro, seguindo o mesmo processo didático de identificação dos elementos musicais, instrumentos, sentimento e a letra da música, quando houver).
Na segunda parte, após o almoço, ouvimos outra música, escolhida pela bolsista Jade:
E em seguida, a leitura do conto "Eleguá ganha a primazia nas oferendas". A música escolhida relaciona-se muito com o conto, que trazem a ideia de Exú como orixá do começo e da abertura.
Frequência: Jaqueline Moraes, Maria Elisa Magalhães, Mauro Mota Junior, Elivan Silva, Jessica Soares, Patrícia Santos, Jade Melo, Wariane Machado.
Wariane de F. Machado: A reunião do dia 24 de março contribuiu de maneira positiva para a nossa formação a partir das reflexões feitas sobre as músicas e os contos escolhidos. A música levada pelo bolsista Mauro, "Adiemus" (https://www.youtube.com/watch?v=aL8kZ-iVk90), mostrou algo que eu ainda não tinha conhecimento. É uma música sem letra, cantada com um conjunto de fonemas. O que a torna muito agradável de se ouvir.
Jessica Regina Soares: As músicas tem trazido para as reuniões novas descobertas e possibilitado a ampliação do conhecimento sobre o assunto. Sobre os mitos, estar falando um pouco sobre Exú, traz a oportunidade de conhece-lo, aprender sobre suas características e influencias, e também desmitificar as ideias que se tem sobre os mesmo.
Maria Elisa Santos: Esta reunião foi mesmo para apresentar esta nova forma de trabalhar a música em sala de aula e também através dos contos ficarmos mais ligados à mitologia yorubá. Além de serem importantes para nossa formação docente, é também interessante prestar atenção na forma como o professor Euzebio faz, para que executamos bem esta metodologia em sala de aula. Vejo significante a amostragem destes novos meios de transmitir o aprendizado, uma vez que, atualmente nossas metodologias de ensino está cada vez mais desinteressante para o aluno.
Jaqueline Pereira de Morais: Uma observação muito importante e que é bastante diferente da cultura e ensinamentos aos quais fomos criados é questão da dualidade que não existe nessa cultura. Nos enredos dos mitos não aparece essa característica de bom-mal. São sempre enredos que transmite ensinamentos, porém nunca levar o ser humano ao estado de julgamento, como existe em nosso cotidiano. Sempre que alguém faça alguma trapaça é em torno de um interesse, o que não significa que ele esteja errado ou certo. Sempre tem transparecido a importância dos rituais, de cultuação, o respeito também é algo bastante visível na mitologia yorubá.
Jaqueline Pereira de Morais: Uma observação muito importante e que é bastante diferente da cultura e ensinamentos aos quais fomos criados é questão da dualidade que não existe nessa cultura. Nos enredos dos mitos não aparece essa característica de bom-mal. São sempre enredos que transmite ensinamentos, porém nunca levar o ser humano ao estado de julgamento, como existe em nosso cotidiano. Sempre que alguém faça alguma trapaça é em torno de um interesse, o que não significa que ele esteja errado ou certo. Sempre tem transparecido a importância dos rituais, de cultuação, o respeito também é algo bastante visível na mitologia yorubá.
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