Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Fevereiro: Elivan Andrade e Wariane Machado
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista
Na
reunião do dia 17 de março, iniciamos nosso dia de trabalho ouvindo a música:
Berekeke de Geraldo Azevedo. Seguimos nossa metodologia, dividindo a música
para trabalhar inicialmente a parte instrumental, e depois trabalharmos a sua
letra. Desta forma, identificamos os sentimentos por ela proporcionados. O
ritmo ao qual ela pertence, e os instrumentos musicais utilizados em sua
composição. Na parte textual identificamos as palavras as quais não sabíamos o
significado e discutimos a sua letra.
Orixá: Exu |
Ouvimos
o conto: Exu leva dois amigos a uma luta de morte. Resumidamente o enredo fala
de dois amigos que deixaram de adorar Exu, que para se vingar provoca um
desentendimento entre os amigos, que acabam se matando. É importante
ressaltarmos que nas religiões de matriz africanas não existe o dualismo. Desta
forma, não existe a distinção entre bem e mal. Outro ponto a ser levantado é
que não fazemos nenhuma forma de proselitismo ou iniciação as religiões de
matriz africana.
Em
seguida, fizemos uma reflexão sobre a participação dos bolsistas na rádio 13 de
maio, no programa Voz Ativa. Que ocorreu no dia 13 de março, das 09:00 às 11:00
horas. Uma oportunidade excelente de apresentarmos o nosso trabalho para os
ouvintes da Cidade de Goiás. O convite foi feito pelo Prof. Robson Moraes, infelizmente ele não pode estar presente no
dia. Fomos acompanhados pelo também professor de Geografia da UEG, Vinicius
Polzin Druciaki.
Para
encerrar os trabalhos no período matutino, realizamos a leitura das Diretrizes
Curriculares Nacionais.
Cantora Fafá de Belém |
No período vespertino iniciamos as 14:00 horas, ouvindo um pout pourri com as músicas:
Chama Verequete/Ogun Balaiê/Xô peru/ Sereia do Mar na voz de Fafá de Belém.
No
decorrer da tarde o coordenador Euzebio juntamente com a professora Maria
Cristina realizaram uma orientação individual dos projetos que estão sendo
realizados em dupla e/ou individual. E nos informou sobre a realização de um
Seminário Interno do PIBID que estava marcado para acontecer no dia 31 de
março.
Frequência:
Jessica Soares, Wariane Machado, Elivan Silva, Jaqueline Moraes, Mauro Mota Junior, Victor Borges, Jade Melo, Kesia Faria, Maria Elisa Magalhães e Patrícia Santos.
Wariane de F. Machado: É interessante o quanto podemos trabalhar com aspectos culturais a partir de uma música! Desde que iniciamos esse trabalho com músicas e com a leitura de contos, ganhamos muito em nossa formação. São temas que sempre exigem nossa reflexão, proporcionando assim, excelentes debates.
Jessica Regina Soares: Vale destacar, que o uso das músicas tem sido uma forma de metodologia para aprender a usar musica em aula fundamental, e também uma ótima forma de entrar em contato com a Cultura Afro-brasileira e Africana. Em relação aos mitos, possibilita outra forma de contato com essas Culturas, é por mais que entre em contato com a religiosidade, não se desenvolve um processo de proselitismo e sim de aprendizagem. As orientações sobre o trabalho foi importante para resolver alguns questionamentos e problemas sobre o mesmo.
Elivan Andrade: Me sinto cada vez mais animado e empolgado com os inícios das nossas reuniões (com os contos e as músicas), estou tendo oportunidades de saber e conhecer mais sobre os Orixás, com os contos lidos, e também aprendendo muito sobre uma das metodologias para se trabalhar músicas em sala de aula.
Maria Elisa Santos: As orientações que recebemos dentro do nosso projeto são de total importância para nosso ensino-aprendizagem. Isto porque, o conhecimento que recebemos contribui e muito para termos uma construção ideológica menos eurocentrada. A cada dia, estamos crescendo intelectualmente, e como futuros professores podemos fazer da sala de aula lugares com mais equidade e menos preconceito, fazendo que o outro respeite as diferenças existe na sociedade.
Jaqueline Pereira de Morais: Nossas reuniões a cada dia é um acontecimento que nos incentiva e nos motiva ainda mais a querer estar no projeto, a compartilhar experiências. Como ja foi destacado tem sido muito gratificante iniciar nossos encontros com músicas e contos. A cada música é uma discussão enriquecedora, pois estamos aprendendo como trabalhar música em sala de aula, e o quanto uma música(bem preparada) é capaz de tornar uma aula interessante. Sobre os mitos é interessante que conhecemos sobre a cultura Yorubá, porque através das leituras dos mitos conhecemos suas práticas. É importante também as reflexões que fazemos sempre depois de uma realização de atividade, como a participação na rádio 13 de maio, através dessa reflexão reconhecemos pontos que poderiam ser explicitados no momento, outros que não e a compartilhar nossos medos e receios os quais foram ou não vivenciados no coletivo.
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