quinta-feira, 5 de março de 2015

CALOURADA UNIFICADA 2015 UEG - UFG (05/03/2015)


 Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História 
Relações públicas e secretariado de Fevereiro: Elivan Andrade e Wariane Machado
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista


Calourada Unificada 2015 UEG - UFG
No dia 05 de março de 2015, os pibidianos de Historia UEG/Goiás marcaram presença na apresentação de projetos de extensão, no Museu das Bandeiras (MUBAN), na Cidade de Goiás, na programação da Calourada Unificada 2015 UEG - UFG.
Estiveram presentes alunos (em sua maioria, calouros) da UEG, UFG e do IFG, bem como os professores Ueliton Barbosa e Robson Moraes (professores do curso de Geografia, UEG/GO).

A roda de conversa foi bem informal e tranquila, o Prof. Robson Moraes falou sobre as ações extensionistas da Universidade Estadual de Goiás, alguns alunos da UFG falaram sobre as extensões da Universidade Federal de Goiás e logo em seguida, nós do SubProjeto PIBID apresentamos o nosso projeto e as atividades que temos desenvolvido com a comunidade, na escola-campo Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado e os eventos que participamos.

Após essas apresentações, houve uma roda de perguntas e respostas, sanando as dúvidas. 

Galeria de Imagens: 
Museu das Bandeiars, Cidade de Goiás


Cartaz de divulgação do evento


Roda de conversa 
Bolsistas Mauro, Jéssika e Victor

Fala do Prof. Robson Moraes (UEG/GO)






Frequência: Jaqueline Moraes, Maria Elisa Magalhães, Mauro Mota Junior, Elivan Silva, Jessica Soares, Patrícia Santos, Késia, Jade Melo, Victor Magalhães, Wariane Machado.   






Wariane de Faria Machado: A ideia da Calourada Unificada 2015, surgiu como um esforço para unir as três instituições de Ensino Superior da Cidade de Goiás: UEG, UFG e IFG. Foi um momento importante para que os calouros pudessem conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão desenvolvidos em cada instituição, e da importância que eles carregam ao fazerem um dialogo com a comunidade. Fomos convidados para falar um pouco das atividades realizadas pelo subprojeto do PIBID/História: "Educação das Relações Étnico-raciais: as africanidades brasileiras em sala de aula". Como havíamos anteriormente decidido, cada Pibidiano ficou responsável por abordar um ponto do nosso projeto. Coube a mim, falar da escola-campo, Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Albion de Castro Curado localizada no Distrito de Davidópolis-GO e das oficinas que realizamos no ano de 2014: a Oficina de Cabelo Afro e a Oficina de Máscaras Africanas.  Foi uma roda de conversa tranquila, e nos possibilitou tratar de outros assuntos de grande importância para os discentes, como a assistência estudantil.

Jessica Regina Soares: A Calourada Unificada foi uma ótima experiência. A ideia de unir as Universidades UEG, UFG e IFG em um evento foi bastante gratificante. Juntos os alunos dessas Universidades não estiveram presentes apenas para um evento onde se conheceriam ou onde ouviriam assuntos ligados ao cotidiano, juntos eles abrangeram pautas, que levaram a discussões que envolveram expressivamente questões relacionadas ao movimento estudantil, a ações que precisam ser realizadas e melhorias para as três Universidades. A nossa presença para falar do subprojeto também foi uma excelente experiência. O clima da roda de conversa, se constituiu bastante informal, mas não impediu que assuntos como os que os estudantes colocaram em pauta, e como os que tratamos no projeto levasse a questionamentos. A nossa apresentação foi um pouco breve, mas durante ele foi possível abranger as coisas que já vinham sendo realizadas no projeto, como as oficinas de Cabelo Afro e de Mascaras Africanas, realizadas no Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Albion de Castro Curado. E também as pesquisas realizadas em duplas, além é claro dos projetos Êre e Cine-Afro. Enfim, a experiência da Calourada contribui para a vivencia enquanto alunos e enquanto pesquisadores.

Maria Elisa Santos: A unificação na Colorada entre as três instituições (UEG, IFG, UFG) foi bastante significante para nós acadêmicos, uma vez que, quando participamos como atuantes e discutindo assuntos nos diz respeito, ganhamos mais estímulos. E ainda vendo que existem alunos interessados em levar para a luta situações que nos incomodam dentro do seu local de formação. Um outro momento muito importante para nós pibidianos, foi poder apresentar nossas pesquisas científicas para acadêmicos de outras instituições, as trocas de ideias foram bastante influenciadoras para o contínuo das pesquisas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário