terça-feira, 26 de maio de 2015

Evento: Chega de precarização na escola GREVE por quê não? (25-26/05/2015))

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro: Maria Elisa e Wariane
Revisão textual: Maria Cristina



No dia 25 de maio de 2015, realizamos em parceria do Movimento Estudantil da UEG (Centros Acadêmicos e Diretório Acadêmico) das turmas de estágio do 3º ano de História e Geografia, uma mesa-redonda com o tema #trabalho docente, no auditório da UEG/Câmpus Goiás. Foram convidados para compor a mesa os professores Robson Moraes, Uelinton Barbosa (Geografia/UEG/Câmpus Goiás), a professora Raquel Morais (Profª da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia), e a professora Maria Cristina Evangelista (professora da rede pública na Cidade de Goiás).
Foi uma discussão excelente, que colocou em pauta: a forma violenta que estão sendo tratado os professores nas manifestações; a precarização do ensino público; os cortes na educação; o parcelamento dos salários dos funcionários públicos. Enfim, todos os problemas que o sistema educacional vem sofrendo.
Contamos com a presença de grande parte dos discentes do campo. Que se mostraram preocupados com a atual condição do trabalho docente em nosso país.


Na terça-feira, dia 26 de maio de 2015, realizamos no período noturno, um ato público #UEGapoiaosprofessoresdoBrasil, onde alunos e professores da UEG saíram nas ruas com faixas, cartazes, gritando palavras de ordem e distribuindo um folheto explicativo, apresentando as reivindicações dos professores que estavam em greve. 
Passamos pela Secretária de Educação na Cidade de Goiás, pelo Câmpus do IFG, e o Câmpus Santana da UFG. No último tivemos uma receptividade grande, pois eles se encontravam em um debate que pautava o chamativo de greve da UFG.  

Em virtude do tempo, não foi possível passar no Câmpus Areião da UFG. Desta forma, encerramos nosso ato na porta do Câmpus da UEG. Demonstrando nosso apoio aos professores e nossa indignação diante as atuais condições do trabalho docente.  

Para ter acesso a um vídeo do ato público acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5v-uIfTuCYY&feature=share


Galeria de Fotos:

Auditório da UEG/Câmpus Goiás - Mesa-redonda 

Mesa-redonda: prof. Uelinton Barbosa, prof. Robson Moraes, discente Wariane Machado, profª. Raquel Morais e profª. Maria Cristina Evangelista

Auditório da UEG/Câmpus Goiás - Discentes e docentes


Ato público: manifestação em frente a Unidade Santana

Manifestação em frente a UEG


Discentes e docentes - manifestação em frente a UEG

Manifestação em frente a UEG
Ato público: discente na manifestação





Jessica Regina Soares: A experiência deste evento foi muito boa.  O evento foi uma parceria entre estágio e Pibid e também entre história e geografia. Participei da organização para a mesa redonda, e durante a noite do dia 22, estive envolvida no trabalho. Eu e o Pitter, colega do estágio ficamos responsáveis pelos certificados, junto com outros colegas, e tendo cada colega envolvido em alguma função. Agradeço aos palestrantes, professores e colegas pela oportunidade, pois discutir assuntos como os abordados, faz com que se abra para novos debates. Não pude estar presente na manifestação, mas parabenizo os colegas que estiveram, e acredito que é assim aos poucos e através da mobilização que podemos fazer grandes ações.

Jaqueline Pereira de Morais: Eu não participei do debate que ocorreu nesta segunda-feira de 25 de maio. Estava realizando outras atividades acadêmicas(TCC, relatório de Estágio). No entanto reconheço a importância da discussão do tema.Discutir sobre a educação hoje, é também decidir o nosso amanhã,afinal somos os futuros professores. O estado que encontra a educação, a desvalorização do professor nos coloca diante de uma frustração: profissionais desvalorizados, também podem tornar-se profissionais desmotivados, o que pode gerar uma precarização do ensino. Na terça-feira ajudei a preparar as faixas de reivindicação. A equipe estava toda animada, elaborando frases criativas, tudo em busca de uma melhora na carreira docente.

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