sexta-feira, 22 de maio de 2015

REUNIÃO COM TODOS OS SUBPROJETOS DO PIBID UEG Goiás (22/05/2015)

Serviço: 
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro: Maria Elisa e Wariane
Revisão textual: Maria Cristina



Na sexta-feira dia 22/05 às 08h da manhã ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Goiás-UEG, a avaliação com os subprojetos de todos os cursos: História, Matemática, Geografia, Letras. Esta avaliação acontece anualmente, em que um avaliador vem da cidade de Anápolis, para fazer uma análise dos trabalhos desenvolvidos pelos subprojetos, este ano o professor responsavel pela avaliação foi o Professor Maia. 

Professor Euzebio, Professor Euzebio, aluno do curso de Geografia
e Professor Ueligton
Iniciamos com o Professor Maia repassando informações sobre as condições que a CAPES está tendo atualmente para desenvolvimento dos projetos. Vendo estas informações, o Prof. Ueligton coordenador do PIBID de Geografia, teve uma fala sobre as problemas que seu subprojeto tem em realizar atividades na escola-campo, uma vez que, a escola é situada na zona rural. E para chegar até a escola exige transporte e a UEG não disponibiliza um. Sendo assim, ele solicitou para o Professor Maia um transporte que passo facilitar os trabalhos na escola-campo. Uma outra solicitação veio de Prof. Euzebio coordenador do PIBID de História. Ele informou as condições dos pibidianos que participam da projeto, alguns mora fora e isto implica que aluguem casa, pagamento de almoço entre outros, desde então, o Prof. Euzebio informou que seria necessário o aumento da bolsa, para que melhore na questão da alimentação e moradia. Uma outa solicitação veio pelo fato que da última entrevista para escolha dos novos pibidianos de História no início desde ano tiveram uma grande demanda, como isto, o prof. pediu que aumentasse o número de vagas para que estes alunos agreguem mais ao projeto.

Imagens de todos os pibidianos, curso de História, Matemática,
Geografia e Letras
Após estas solicitações, o subprojeto de Letras apresentou os trabalhos que desenvolveram na escola-campo e também falou sobre o que o projeto contribuiu para a formação dos alunos como futuros professores. Depois, da mesma forma o PIBID de Matemática teve sua fala, apresentando como eles trabalham na escola-campo para o ensino da Matemática de uma forma que os alunos podem gostar dos números.
O PIBID de História apresentou de início pelo Prof. Euzebio um PowerPoint uma relação das atividades feitas por nós no decorrer do primeiro semestre do ano de 2015. E em seguida, cada pibidiano teve a fala para expor trabalho científico desenvolvido. Também em PowerPoint, o PIBID de Geografia mostrou as atividades que realizou na escola-campo.

Este momento de vivência com os subprojetos é muito importante para estabelecer um vínculo entre nós, uma vez que, passamos a conhecer cada trabalho e atividades que desenvolvem dentro do projeto.

Frequência: Maria Elisa, Wariane, Jaqueline, Jéssica, Luqueze, Jade, Patrícia, Euzebio, Elivan. O pibidiano Mauro e a supervisora Maria Cristina não teve como comparecer.


Galeria de imagens

Jéssica pibidiana de História apresentando seu trabalho.

Pibidianos de História: Patrícia, Maria Elisa, Jaqueline, Elivan,
Victor, Jade e Wariane.

Jaqueline, pibidiana de História apresentando seu trabalho.

Victor e Jade, pibidianos de História apresentando o trabalho
desenvolvido.

Wariane, pibidiana de História apresentando seu trabalho.


Maria Elisa, pibidiana de História apresentando o trabalho desenvolvido.

Professor Maia falando.

Professor Maia.


Patrícia, pibidiana de História falando sobre seu trabalho.





















Jaqueline Pereira de Morais: Considero importante e precisa essa reunião, pois é importante para mostrarmos ao supervisor geral e aos outros colegas pibidianos de outros cursos do campus o desenvolvimento do nosso trabalho, ou melhor conhecer a todos os outros subprojetos. Porém é relevante também porque acompanhamos as informações sobre as condições da CAPES para desenvolver os subprojetos. Mais neste dia não tivemos tão boas notícias assim, ouve cortes em relação á alguns gastos, como por exemplo o financiamento do CEPE. Todos os outros colegas dos outros cursos apresentaram seus projetos, o interessante que cada área tem uma preocupação, um com a escola rural, outro com a método do aluno tentar entender a matemática, nós  com o racismo e, assim aprendemos um pouco com cada um.   

Elivan Andrade: Momentos de avaliação como esse, são sempre muito importantes para um grupo. Este dia começou já com notícias não tão boas, de cortes de gastos no PIBID. Foi um momento importante, também, por termos contato com os subprojetos dos outros cursos do câmpus (apesar de serem apenas 4 cursos de licenciaturas no câmpus, nosso contato ainda é pequeno) e pudemos também nos apresentar para eles. Vimos um pouco do trabalho dos outros cursos com o PIBID e como o PIBID tem ajudado esses alunos a se portarem melhor em sala e a se sentirem mais a vontade em público. No momento de nossas apresentações/avaliações, falamos das nossas atividades e projetos, do desenvolvimento científico desses. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário